Conheça os finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça

Obra do artista Eduardo Elisio

30 artistas de todas as regiões do país, dez a mais do que nos anos anteriores, foram selecionados para a edição 2019. Em setembro, eles participam de uma exposição coletiva no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo

O 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas anunciou, na quarta-feira (4), os 30 artistas selecionados entre 688 inscritos de 24 estados e do Distrito Federal. É a primeira vez que mais de 20 artistas são escolhidos como finalistas. A divulgação ocorreu durante a feira SP- Arte. O Prêmio Marcantonio Vilaça é considerado uma das mais tradicionais premiações de arte do país e completa 15 anos em 2019.

A cada edição, o prêmio contempla cinco artistas, que, além da bolsa de R$ 50 mil, têm sua produção acompanhada por um crítico ou curador de arte. Além disso, participam de exposições itinerantes com suas entre capitais de diferentes regiões do país.

Em outro fato inédito, a seleção alcançou artistas de todas as regiões brasileiras. Pela primeira vez, por exemplo, nomes do Acre e Sergipe estão entre os selecionados. Além disso, também pela primeira vez, foram selecionados 15 artistas mulheres e 15 artistas homens.

Fizeram parte do júri os críticos Ana Avelar, Clarissa Diniz, Gabriela Motta, Josué Mattos, Marcus de Lontra Costa e os artistas Bernardo Mosqueira e Rochelle Costi. “O aumento na quantidade e qualidade dos portfólios recebidos reflete a importância do prêmio e é resultado da continuidade da iniciativa, do profissionalismo das equipes responsáveis e de uma clara concepção de conceitos e propósitos”, ressalta Lontra.

EXPOSIÇÃO DOS FINALISTAS – Em setembro, os 30 finalistas participam de uma exposição coletiva no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB – FAAP), em São Paulo. No evento de abertura, serão conhecidos os cinco vencedores.

PROJETO ARTE E INDÚSTRIA – Esta edição dá continuidade ao Projeto Arte e Indústria, que ocorre pela quarta vez paralelamente ao Prêmio e homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Depois de Abraham Palatnik, Amélia Toledo e Sérvulo Esmeraldo, desta vez o destaque será a pintora, gravadora, escultora e desenhista carioca Anna Bella Geiger. A mostra de seus trabalhos e de artistas contemporâneos que dialogam com sua obra ocorre simultaneamente à dos 30 finalistas da 7ª edição do Prêmio no MAB-FAAP. Trabalhos da homenageada poderão ser vistos também na fase itinerante da exposição dos premiados.

O PRÊMIO – o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A última edição em 2017 recebeu 637 inscrições e os artistas premiados foram: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP).

CONFIRA A RELAÇÃO DOS ARTISTAS SELECIONADOS

Alan Adi (Sergipe)
Aline Motta (Rio de Janeiro)
Ana Hupe (Rio de Janeiro)
Ana Mazzei (São Paulo)
Ana Teixeira (São Paulo)
Anna Costa e Silva (Rio de Janeiro)
Clara Ianni (São Paulo)
Dalton Paula (Goiás)
Dora Longo Bahia (São Paulo)
Eduardo Frota (São Paulo)
Fabrício Lopez (São Paulo)
Guto Lacaz (São Paulo)
Haesbaert (Rio Grande do Sul)
Isabela Prado (Minas Gerais)
Ismael Monticelli (Rio Grande do Sul)
João Modé (Rio de Janeiro)
Juliana Notari (Pernambuco)
Letícia Ramos (Rio Grande do Sul)
Lívia Flores (Rio de Janeiro)
Mônica Nador (São Paulo)
Nydia Negromonte (Minas Gerais)
Osvaldo Carvalho (Rio de Janeiro)
Pedro França (São Paulo)
Pedro Marighella (Bahia)
Rafael Bqueer (Pará)
Raquel Nava (Distrito Federal)
Rodrigo Bueno (Ceará)
Ueliton Santana (Acre)
Vitor Cesar (Ceará)
Vivian Caccuri (São Paulo).

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …