Refik Anadol Studio anunciou hoje planos para o primeiro museu de artes de inteligência artificial (IA) do mundo. O museu, Dataland, deve ser inaugurado em 2025, com uma localização emblemática no empreendimento projetado por Frank Gehry, The Grand LA, no centro de Los Angeles.
A localização no Grand fará com que o museu seja vizinho próximo de importantes instituições de arte do distrito, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (Moca), o Museu Broad e o Centro de Artes Cênicas Walt Disney Hall, outro edifício de Gehry, para o qual o Grand fica do outro lado da South Grand Avenue.
“O Dataland unirá pioneiros em diversos campos, incluindo artes, ciência, pesquisa de IA e tecnologia de ponta sob a liderança artística do Refik Anadol Studio”, anunciou o estúdio em seu site.
Em uma declaração, o estúdio acrescentou: “O Dataland recebe pessoas de todas as origens com experiências inigualáveis utilizando aprendizado de máquina e as mais recentes tecnologias sensoriais e de visualização em uma escala e qualidade nunca antes alcançadas… O Dataland combina acesso online e plataformas de aprendizado, atua como um repositório público para conjuntos de dados em larga escala e focados na natureza e criará uma coleção abrangente de arte de IA.”