Um novo museu retorcido foi aberto no maior parque de esculturas do norte da Europa. O edifício – chamado The Twist, devido ao fato de girar 90º no centro – fica sobre o rio Randselva, em Jevnaker, na Noruega. O edifício de mais de 3mil quadrados dobra a quantidade de espaço interno para exposições do Kistefos Sculpture Park, e sua exposição inaugural, Hodgkin and Creed – Inside Out, foi inaugurada em março de 2019.
O empresário e colecionador de arte norueguês Christen Sveaas fundou o Kistefos Sculpture Park em 1996 com base na fábrica de celulose de madeira de sua família. O parque já abriga obras site specific de artistas como Anish Kapoor, Marc Quinn e Jeppe Hein. Uma escultura de Yayoi Kusama, Shine of Life (2019), foi inaugurada no início deste ano no local.
Em uma declaração, Sveaas disse: “Nossa ambição é fazer de Kistefos um destino cultural imperdível com um programa temporário de exposições e esculturas de classe mundial para complementar a rica herança industrial do local”.
“The Twist” foi projetado pelo Bjarke Ingels Group (BIG) e foi selecionado após uma competição internacional. O BIG já havia usado a arquitetura de torção em seus trabalhos, talvez mais notavelmente ao longo da High Line na cidade de Nova York. Nesse projeto, atualmente em construção, duas torres giram levemente e abrigam condomínios. A empresa também está programada para abrir uma torre de escritórios na Hudson Yards em 2022. No entanto, nenhum dos projetos parece tão ambicioso quanto “The Twist”, que serve simultaneamente como museu, ponte e escultura.
Do projeto Kistefos, Bjarke Ingels disse: “Com a ponte habitada, deparamos com nosso primeiro experimento com infraestrutura social – um edifício que serve como ponte – ou uma instituição cultural que serve como um pedaço de infraestrutura”.