Conheça o museu que gira 90º

The Twist em Kistefos, 2019. Foto © Hélène Binet.

Um novo museu retorcido foi aberto no maior parque de esculturas do norte da Europa. O edifício – chamado The Twist, devido ao fato de girar 90º no centro – fica sobre o rio Randselva, em Jevnaker, na Noruega. O edifício de mais de 3mil quadrados dobra a quantidade de espaço interno para exposições do Kistefos Sculpture Park, e sua exposição inaugural, Hodgkin and Creed – Inside Out, foi inaugurada em março de 2019.

O empresário e colecionador de arte norueguês Christen Sveaas fundou o Kistefos Sculpture Park em 1996 com base na fábrica de celulose de madeira de sua família. O parque já abriga obras site specific de artistas como Anish Kapoor, Marc Quinn e Jeppe Hein. Uma escultura de Yayoi Kusama, Shine of Life (2019), foi inaugurada no início deste ano no local.

Em uma declaração, Sveaas disse: “Nossa ambição é fazer de Kistefos um destino cultural imperdível com um programa temporário de exposições e esculturas de classe mundial para complementar a rica herança industrial do local”.

“The Twist” foi projetado pelo Bjarke Ingels Group (BIG) e foi selecionado após uma competição internacional. O BIG já havia usado a arquitetura de torção em seus trabalhos, talvez mais notavelmente ao longo da High Line na cidade de Nova York. Nesse projeto, atualmente em construção, duas torres giram levemente e abrigam condomínios. A empresa também está programada para abrir uma torre de escritórios na Hudson Yards em 2022. No entanto, nenhum dos projetos parece tão ambicioso quanto “The Twist”, que serve simultaneamente como museu, ponte e escultura.

Do projeto Kistefos, Bjarke Ingels disse: “Com a ponte habitada, deparamos com nosso primeiro experimento com infraestrutura social – um edifício que serve como ponte – ou uma instituição cultural que serve como um pedaço de infraestrutura”.

A torção em Kistefos.  Cortesia de Kistefos e BIG - Bjarke Ingels Group.  Foto © Benjamin Ward.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …