Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por alunos de universidade de Boston com o objetivo de promover encontros entre líderes e representantes da diversidade do Brasil para discutir temas relacionados à cultura, política, economia e sociedade, selecionou seus 10 embaixadores, entre eles, um carioca.

Anualmente, o Programa de Embaixadores seleciona jovens que tenham papel ativo perante o desenvolvimento do Brasil, seja por meio de iniciativas em sua graduação ou em sua comunidade, como pesquisa, projeto social, atividade extracurricular, voluntariado, empreendedorismo ou outros. Os Embaixadores possuem o compromisso de contribuir ativamente com discussões durante a Brazil Conference e de iniciar ou dar continuidade às iniciativas de impacto social após o retorno ao Brasil.

Davi Gomes, de 21 anos, nascido e criado na Vila Vintém, no Rio de Janeiro, fruto de uma infância precária, educação pública e, nos estudos, uma forma de virar o jogo. Aos 15 anos, ingressou em uma instituição de ensino com quase 100% de bolsa. Foi onde começou a empreender e criou o Davi Sanduba, lanches que ele mesmo fazia para pagar sua parcela de estudos e levar o pão para casa. “Aprendi muita coisa com as minhas vivências de vida, nunca perdia uma oportunidade para participar de trabalhos voluntários e extracurriculares. Um deles me fez vencer o desafio Tack Rio, desafio esse idealizado por uma empresa cultural e a ONG Junior Achievement, que tinha como tema ‘como fomentar e dar visibilidade à cultura nas favelas do Rio de Janeiro’”, conta.

O prêmio era participar da Brazil Conference em 2019 e, para custear a viagem até Boston, no evento, Gomes fez uma vaquinha, com a qual juntou mais do que o necessário e conseguiu fazer todos os trâmites. Davi é co-criador de dois projetos, a QR-Culture, startup que visa democratizar a cultura por acesso tecnológico e dar oportunidades aos artistas periféricos, e o S.O.S Vila Vintém, principal iniciativa da comunidade, que busca combater a fome e fomentar a economia local por meio de vale-compras.

A Brazil Conference terá um painel sobre os embaixadores do evento, além de outros sobre democracia e justiça, diversidade de cultura, economia e negócios, políticas públicas e impacto social. A conferência será realizada entre os dias 11 e 17 de abril e transmitida de modo totalmente online e gratuito. O evento, já consolidado como referência em unir líderes dos setores públicos, privados e social para debaterem temas importantes e pertinentes ao cenário nacional, acontecerá em parceria com a Fábrica de Startups.

“A missão do Programa de Embaixadores é desenvolver jovens líderes que resolvem problemas sociais brasileiros e inspiram demais jovens a promover mudanças no país. Também esperamos que os Embaixadores multipliquem o conhecimento adquirido na Conferência entre jovens brasileiros, inspirando-os a produzir mudanças sociais no país e potencialmente organizando palestras e painéis de discussão em suas respectivas instituições”, finaliza Gustavo Coutinho, presidente da Brazil Conference.

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …