Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por alunos de universidade de Boston com o objetivo de promover encontros entre líderes e representantes da diversidade do Brasil para discutir temas relacionados à cultura, política, economia e sociedade, selecionou seus 10 embaixadores, entre eles, um carioca.

Anualmente, o Programa de Embaixadores seleciona jovens que tenham papel ativo perante o desenvolvimento do Brasil, seja por meio de iniciativas em sua graduação ou em sua comunidade, como pesquisa, projeto social, atividade extracurricular, voluntariado, empreendedorismo ou outros. Os Embaixadores possuem o compromisso de contribuir ativamente com discussões durante a Brazil Conference e de iniciar ou dar continuidade às iniciativas de impacto social após o retorno ao Brasil.

Davi Gomes, de 21 anos, nascido e criado na Vila Vintém, no Rio de Janeiro, fruto de uma infância precária, educação pública e, nos estudos, uma forma de virar o jogo. Aos 15 anos, ingressou em uma instituição de ensino com quase 100% de bolsa. Foi onde começou a empreender e criou o Davi Sanduba, lanches que ele mesmo fazia para pagar sua parcela de estudos e levar o pão para casa. “Aprendi muita coisa com as minhas vivências de vida, nunca perdia uma oportunidade para participar de trabalhos voluntários e extracurriculares. Um deles me fez vencer o desafio Tack Rio, desafio esse idealizado por uma empresa cultural e a ONG Junior Achievement, que tinha como tema ‘como fomentar e dar visibilidade à cultura nas favelas do Rio de Janeiro’”, conta.

O prêmio era participar da Brazil Conference em 2019 e, para custear a viagem até Boston, no evento, Gomes fez uma vaquinha, com a qual juntou mais do que o necessário e conseguiu fazer todos os trâmites. Davi é co-criador de dois projetos, a QR-Culture, startup que visa democratizar a cultura por acesso tecnológico e dar oportunidades aos artistas periféricos, e o S.O.S Vila Vintém, principal iniciativa da comunidade, que busca combater a fome e fomentar a economia local por meio de vale-compras.

A Brazil Conference terá um painel sobre os embaixadores do evento, além de outros sobre democracia e justiça, diversidade de cultura, economia e negócios, políticas públicas e impacto social. A conferência será realizada entre os dias 11 e 17 de abril e transmitida de modo totalmente online e gratuito. O evento, já consolidado como referência em unir líderes dos setores públicos, privados e social para debaterem temas importantes e pertinentes ao cenário nacional, acontecerá em parceria com a Fábrica de Startups.

“A missão do Programa de Embaixadores é desenvolver jovens líderes que resolvem problemas sociais brasileiros e inspiram demais jovens a promover mudanças no país. Também esperamos que os Embaixadores multipliquem o conhecimento adquirido na Conferência entre jovens brasileiros, inspirando-os a produzir mudanças sociais no país e potencialmente organizando palestras e painéis de discussão em suas respectivas instituições”, finaliza Gustavo Coutinho, presidente da Brazil Conference.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …