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Conheça o artista famoso do Tik Tok que pinta pessoas no metrô

Devon Rodriguez é certamente o artista mais famoso do mundo, pelo menos em um nível. Ele é o artista que pinta pessoas no metrô e tem milhares de visualizações no TikTok.

Ele acaba de encerrar uma mostra solo intitulada Underground, sua primeira exposição, e tudo nela reflete exatamente essa estranha combinação de hipervisibilidade e invisibilidade. Foi em Chelsea, o centro de arte blue-chip de Nova York, mas não estava em uma galeria real. Em vez disso, foi um pop-up encenado pela UTA Artist Space, o braço de arte da agência de talentos de Hollywood que fechou um acordo para representar Rodriguez “em todas as mídias” em 2021.

Para a abertura, no início de setembro, a fila de fãs se estendia da 10ª Avenida à 11ª. Junto com muitas dezenas de outras pessoas. A abertura do Underground foi um verdadeiro evento, coberto pela CNN. Para muitos, Rodriguez é uma celebridade, representando um novo caminho para o sucesso.

Entrada para o “Underground” no espaço pop-up UTA Artist Space em Chelsea. Foto de Ben Davi

Nascido em 1996, Rodriguez cresceu na pobreza no sul do Bronx, um dos bairros mais pobres do país. Foi abandonado pelo pai; O Conselho Tutelar o afastou da mãe desde cedo para morar com a avó. Fez graffiti, acabando por descobrir a pintura através de professores do ensino secundário. Em meados da década de 2010, ele abandonou o Fashion Institute of Technology para seguir uma carreira na arte, sua pintura chamou a atenção do lendário artista do Bronx John Ahearn quando estava em um desfile coletivo. Em 2016, Ahearn submeteria uma obra do artista então com 20 anos a um concurso de retratos no Smithsonian, dando a Rodriguez algumas de suas notas na imprensa.

Em 2020, Rodriguez teve a inspiração de mudar a vida para postar na plataforma TikTok. Em vez de apenas mostrar seus desenhos, Rodriguez se filmou clandestinamente fazendo arte no metrô, presenteando estranhos com um desenho de si mesmos e, em seguida, capturando suas reações emocionais.

Vista da instalação de “Underground” no UTA Artist Space

Quase imediatamente, as vinhetas do metrô de Rodriguez estavam recebendo milhões, às vezes dezenas de milhões, de visualizações. A partir de agora, Rodriguez tem mais de 32,5 milhões de seguidores no TikTok, e muitos outros milhões em outras plataformas. De acordo com um artigo do New York Times de 2021 sobre sua mudança do Bronx para o Lower East Side, a diária de Rodriguez para fazer conteúdo patrocinado pode ser de US$ 20 mil a US$ 30 mil. Em novembro passado, ele se encontrou com o presidente Joe Biden, que aceitou um desenho de Rodríguez de si mesmo, maravilhando-se: “Parece uma fotografia!”

A exposição Underground apresentava cerca de uma dúzia de pinturas em um estilo fotográfico detalhado, além de alguns desenhos a carvão bem renderizados. Todos retratam o tema característico de Rodriguez: pessoas andando de metrô, lendo ou olhando para seus telefones ou perdidas em pensamento.

Um visitante olha para as pinturas em “Underground”. Foto de Ben Davis.

Jornalista que escreveu resenha sobre suas pinturas foi criticado pelos fãs do artista

O jornalista Bem Davis da Artnet escreveu uma resenha sobre a mostra de arte do artista e sensação do TikTok, mais conhecido por desenhar ao vivo passageiros do metrô. Ele não gostou da crítica.

Segundo relatos do jornalista: “Na manhã de um sábado, acordei com uma onda de raiva de Rodriguez no Instagram, marcando-me em dezenas de postagens. Centenas de seus seguidores partiram para o ataque, invadindo meu Instagram: “perdedor”, “odiador”, “patético”, “ciumento”, “você é um idiota”, e assim por diante. Houve muitas variações criativas de “matar-se”. Outros disseram que iriam fazer com que eu fosse demitido ou disseram coisas como “vamos iniciar uma campanha de cancelamento contra você”. Um grande número pensava que defender Rodriguez significava me chamar de careca, feio, gordo ou o que quer que eles achassem que poderia me irritar. A maioria não parece ter realmente lido meu artigo. Um contingente foi atrás da minha esposa. “Algumas mulheres farão qualquer coisa por dinheiro”, comentou uma delas. Esse foi engraçado, na verdade.”

Depois de alguns dias, Rodriguez parou de me marcar o jornalista e a onda de ódio esfriou. “O amor sempre ofuscará ser um odiador, espero ter ensinado isso a você hoje”, postou Rodriguez em suas redes sociais.

Leia abaixo na íntegra a resposta do jornalista depois das manifestações dos fãs do artista:

Detalhe da pintura de Devon Rodriguez. Foto de Ben Davis.

Crítica de Arte e Relações Parassociais

Por Ben Davis

“Se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada” era uma frase que os comentaristas repetiam bastante. O conteúdo artístico de Rodriguez deixa as pessoas felizes, então por que ser “negativo?” Muitas pessoas postaram variações sobre “qual é o objetivo dos críticos de arte?” Então, deixe-me dizer a que propósito um artigo como o que escrevi pode servir.

Primeiro: no que diz respeito às pinturas em si, simplesmente repetir o hype dos comunicados de imprensa não é saudável para ninguém. Acontece o tempo todo que os artistas ficam presos em fazer o que primeiro lhes trouxe sucesso, e os revendedores ou profissionais de marketing os incentivam a fazer a mesma coisa porque é a coisa mais fácil de vender, minando assim o que poderia ser uma carreira mais duradoura.

Como repito no artigo, Rodriguez parece um pintor talentoso, num estilo realista inspirado na fotografia. Ao mesmo tempo, quando se trata da exposição que analisei, Underground, o assunto é um território bem trilhado. Temos mais de 100 anos de pintores fazendo cenas de metrô, de Reginald Marsh a Jordan Casteel , então a questão do que há de diferente ou excepcional nessas versões específicas do tema é acentuada. Talvez isso não importe para o seu público, mas provavelmente importa para as pessoas interessadas em pintura.

Mesmo assim, minha pergunta não era nem essa. A questão era se as pinturas por si só eram suficientes para explicar sua extraordinária popularidade. E a resposta a essa pergunta é claramente não.

Isso me leva ao segundo ponto, onde o caso de Devon Rodriguez é especificamente interessante. Basicamente, estou argumentando que deveríamos pensar em suas postagens nas redes sociais como parte de sua prática, para serem revisadas por si mesmas. Afinal, não foi apenas assim que ele ficou famoso; em certo sentido, é por eles que ele é realmente famoso. E, em muitos casos, são claramente encenados. (Há um longo e robusto debate online entre artistas sobre o quão reais são sua cenas de metrô.)

Veja a postagem de 4 de outubro, onde Rodriguez desenha uma dançarina no metrô de Londres, que acaba sendo Sabrina Bahsoon, também conhecida como “ Tube Girl ”. “Eu adoro seus movimentos – você é dançarina profissional?” Rodriguez pergunta no clímax do clipe enquanto entrega o desenho a Bahsoon, que tem três quartos de milhão de seguidores no TikTok e assinou contrato com a agência de modelos The Hive este ano. “Definitivamente não!” ela responde, fingindo surpresa.

O que seus fãs acham que está acontecendo aqui? Que Rodriguez estava em Londres e encontrou outro famoso TikToker, e que ela continuou a dançar na frente dele por 30 minutos enquanto ele estava sentado desenhando-a, com várias câmeras filmando os dois e seu bloco de desenho, como ele criou um retrato hiperdetalhado de Bahsoon que parece ter vindo de uma foto em close? Os comentários estão cheios de gente se perguntando: “Como você fez isso? Ela não estava parada. Absolutamente incrível.” Ou: “COMO VOCÊ DESENHA QUANDO ESTÃO SE MOVENDO MUITO?” Ou: “Seu trabalho é incrível. Fico me perguntando como você mantém o lápis firme em um trem em movimento.” Ótimas perguntas!

É “maldade” apontar o quão falso isso é? Se não houver críticas a isso, eis o que acho que acontecerá: todas as empresas de marketing e relações públicas que buscam aproveitar a popularidade de Rodriguez encherão seu feed com cada vez mais conteúdo de celebridades e ideias promocionais incompletas até sua presença nas redes sociais.

Veja o vídeo abaixo:

Enquanto isso, muitos fãs que encontram arte por meio de seu canal terão uma ideia totalmente confusa de como funciona a celebridade da arte contemporânea. O que me leva à última e mais importante resposta à questão de por que acho que vale a pena escrever seriamente sobre Rodriguez: porque ele é um modelo para muitos jovens artistas, e eles merecem uma avaliação real do que está acontecendo.

Mas parece-me que a maioria dos fãs de Rodriguez está mais envolvida com sua personalidade atraente nas redes sociais, e não com suas obras de arte em si. Se for esse o caso, então é lógico pensar que isso muda a forma como a crítica é percebida. Seus seguidores sentem que estou atacando uma pessoa de quem eles gostam, e não julgando obras de arte ou analisando um fenômeno da mídia. Acho que isso explica o caráter da reação, que tem um nível de raiva pessoal crua e completamente diferente do que escrevi no meu artigo.

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