Em fevereiro, a casa de leilões Phillips apresentou uma pintura do artista nascido em Ghani, Amoako Boafo, em sua venda noturna de arte contemporânea em Londres, marcando a primeira vez que uma tela do cobiçado artista do mercado primário aparecia em leilão. O trabalho alcançou um total de £ 675.000 (US$ 881.550), superando em muito a estimativa de pré-venda de £ 30.000 a £ 50.000 (US$ 38.700- $ 64.500). Agora, a Phillips tem outro trabalho de Boafo, o segundo a chegar ao mercado até o momento, em uma venda contemporânea on-line temática de apenas 24 lotes, denominada Shaping the Surface.
Sleepy Lady (2019), de Boafo, um trabalho concluído em 2019, estimado entre 15.000 a 20.000 libras, lidera a venda com uma oferta de £ 85.000 libras, mais de cinco vezes a sua estimativa baixa. Com os lances ainda abertos, poucos esperam que a venda termine com os 24 lances já lançados. A venda terminou às 14:00, horário de Londres, desta quinta-feira, 21 de maio.
O trabalho já mudou de mãos duas vezes. O expedidor comprou a obra de uma coleção particular em Viena. Semelhante à série da Diáspora Negra, amplamente reconhecida pelo artista, um grupo de retratos figurativos com a abordagem de Boafo para documentar a negritude e representar a imagem negra, a obra é um exemplo forte do estilo distintivo de Boafo. Boafo foi educado na Academia de Belas Artes de Viena. Ele cita o retrato do modernista Egon Schiele como uma referência histórica importante em sua prática e entre suas influências contemporâneas, nomes como Lynnette Yiadom-Boakye, Jordan Casteel e Kerry James Marshall.
A ascensão de Boafo à proeminência vem da convergência de duas tendências de mercado. Uma é a demanda sustentada por pintura figurativa; o outro é um interesse contínuo em pintores de ascendência africana. O fato de Boafo inspirar simultaneamente o modernismo europeu e as imagens que faltam no vasto cânon da história de arte centrada na Europa faz com que seu trabalho pareça quase projetado para o sucesso do mercado. A resposta do mercado foi imediata, com trabalhos recentes fora do mercado primário sendo lançados na Phillips em resposta direta a eventos de marketing como a edição de 2019 da Art Basel Miami Beach.
A virada de Boafo veio com o apoio dos colecionadores contemporâneos Don e Mera Rubell, de Miami, que acrescentaram o trabalho do artista de 36 anos às propriedades de seu museu particular e o selecionaram para seu programa de residência artística financiado pela Fundação Knight. O artista também está sendo colecionado por instituições públicas. No ano passado, o City Museum de Miami comprou o Brinco azul cobalto de Boafo por US$ 44.000 e, na feira FIAC de Paris em outubro de 2019, a galeria Mariane Ibrahim vendeu a Monica (2019) de Boafo por US$ 18.000.
Ganhador do Prêmio Walter Koschatzky de Arte em 2017, o apoio institucional de Boako inclui a coleção permanente do Museu de Arte Hessel do Bard College e do Museu Albertina de Viena.
Fonte e tradução: Art Market Monitor.