Conheça o 1º Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena

O 1ª edição do Salão de Artes Visuais da Quarentena, promovido pela equipe de profissionais são-carlenses composta por Antonio Freitas Rentes, Luiz Anelli, Marcus Ernesto Marchi Jr. e Rafael Ruiz Zafalon de Paula apresenta, a partir de 28/04/2020 exposição com obras dos 40 artistas selecionados em diferentes técnicas e formatos, como pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, colagem, mixed media, escultura, objeto tridimensional, performance, videoarte e GIFs. Participam obras de artistas de todo país.

Os artistas serão escolhidos pelo júri formado por Fernando Naviskas (Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, artista plástico muito atuante e reconhecido mundialmente), Lauro Monteiro (Curador e produtor cultural, organizador do projeto “Coletivo Brasil” e Sketchtour em Portugal), Luisa Angélica Paraguai Donati (Pesquisadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão) e Oscar D’Ambrosio (jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, graduado em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie).

O 1ª edição do Salão de Artes Visuais da Quarentena tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros em meio às medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Salão abrirá o calendário de artes em ambiente totalmente virtual, pioneiro nesta interface e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.

Comissão organizadora
Antonio Freitas Rentes
Luiz Anelli
Marcus Ernesto Marchi Jr.
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Edital
Marcus Ernesto Marchi Jr.
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Comissão do júri
Fernando Naviskas
Lauro Monteiro
Luisa Angélica Paraguai Donati
Oscar D’Ambrósio

Acervo virtual
Luiz Anelli
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Design de capa
Anny Lemos
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Confira entrevista com um dos idealizadores, Rafael Ruiz Zafalon de Paula.

Como surgiu a ideia de se fazer um Salão de Artes Virtual?
R: Há alguns dias, com a condição de isolamento por conta da pandemia, um amigo criou um grupo com artistas de São Carlos – poetas, escritores, artistas visuais, músicos – para que pudéssemos discutir sobre arte, produção artística, panorama, expectativas. Numa das conversas lembramos de quando São Carlos teve um Salão de Artes, em 1985, e a partir deste ponto, começou-se a discutir a possibilidade de se realizar uma Salão de Artes novamente, depois de 35 anos. Um evento assim requer todo um aparato administrativo e legal para se realizar, o que demandaria muito tempo, então a solução que encontramos foi realizar de forma independente e na impossibilidade de se haver uma exposição no formato tradicional (envio de obras, vernissage e visitação pública) decidiu-se que o evento seria em formato virtual em toda seu processo, desde o período de inscrições até o encerramento.

Existe no Brasil outros Salões de Arte em formato virtual como esse que os artistas de São Carlos estão organizando?
R: Algumas etapas dos Salões existentes no país já são virtuais, principalmente a convocatória e recebimento das inscrições, porém somos os primeiros a propor e promover um evento assim de forma virtual do começo ao fim. O 1º Salão Nacional de Arte Visuais da Quarentena é pioneiro neste sentido.

Por que o Salão recebeu este nome?
R: A intenção de se utilizar o termo “Quarentena” é para se saber que ele foi criado durante um momento histórico muito importante, um momento de isolamento e dificuldades. Nas edições seguintes lembraremos deste momento e que a arte é poderosa e que reagiu de uma maneira maravilhosa, com a integração de artistas do Brasil todo. Um legado histórico também para o mundo das artes, surgida aqui em São Carlos. A cidade será lembrada por artistas de todo o país por este evento.

Qual a estimativa da participação dos artistas?
R: A repercussão do lançamento do edital foi muito acima do que esperávamos. Artistas de todos os estados comentando, compartilhando e participando. Serão selecionadas 40 obras e aguardamos muitas inscrições. Lembrando que as inscrições começaram no dia 27/03 e se estenderam até 10/04.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …