Conheça o 1º Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena

O 1ª edição do Salão de Artes Visuais da Quarentena, promovido pela equipe de profissionais são-carlenses composta por Antonio Freitas Rentes, Luiz Anelli, Marcus Ernesto Marchi Jr. e Rafael Ruiz Zafalon de Paula apresenta, a partir de 28/04/2020 exposição com obras dos 40 artistas selecionados em diferentes técnicas e formatos, como pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, colagem, mixed media, escultura, objeto tridimensional, performance, videoarte e GIFs. Participam obras de artistas de todo país.

Os artistas serão escolhidos pelo júri formado por Fernando Naviskas (Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, artista plástico muito atuante e reconhecido mundialmente), Lauro Monteiro (Curador e produtor cultural, organizador do projeto “Coletivo Brasil” e Sketchtour em Portugal), Luisa Angélica Paraguai Donati (Pesquisadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão) e Oscar D’Ambrosio (jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, graduado em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie).

O 1ª edição do Salão de Artes Visuais da Quarentena tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros em meio às medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Salão abrirá o calendário de artes em ambiente totalmente virtual, pioneiro nesta interface e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.

Comissão organizadora
Antonio Freitas Rentes
Luiz Anelli
Marcus Ernesto Marchi Jr.
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Edital
Marcus Ernesto Marchi Jr.
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Comissão do júri
Fernando Naviskas
Lauro Monteiro
Luisa Angélica Paraguai Donati
Oscar D’Ambrósio

Acervo virtual
Luiz Anelli
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Design de capa
Anny Lemos
Rafael Ruiz Zafalon de Paula

Confira entrevista com um dos idealizadores, Rafael Ruiz Zafalon de Paula.

Como surgiu a ideia de se fazer um Salão de Artes Virtual?
R: Há alguns dias, com a condição de isolamento por conta da pandemia, um amigo criou um grupo com artistas de São Carlos – poetas, escritores, artistas visuais, músicos – para que pudéssemos discutir sobre arte, produção artística, panorama, expectativas. Numa das conversas lembramos de quando São Carlos teve um Salão de Artes, em 1985, e a partir deste ponto, começou-se a discutir a possibilidade de se realizar uma Salão de Artes novamente, depois de 35 anos. Um evento assim requer todo um aparato administrativo e legal para se realizar, o que demandaria muito tempo, então a solução que encontramos foi realizar de forma independente e na impossibilidade de se haver uma exposição no formato tradicional (envio de obras, vernissage e visitação pública) decidiu-se que o evento seria em formato virtual em toda seu processo, desde o período de inscrições até o encerramento.

Existe no Brasil outros Salões de Arte em formato virtual como esse que os artistas de São Carlos estão organizando?
R: Algumas etapas dos Salões existentes no país já são virtuais, principalmente a convocatória e recebimento das inscrições, porém somos os primeiros a propor e promover um evento assim de forma virtual do começo ao fim. O 1º Salão Nacional de Arte Visuais da Quarentena é pioneiro neste sentido.

Por que o Salão recebeu este nome?
R: A intenção de se utilizar o termo “Quarentena” é para se saber que ele foi criado durante um momento histórico muito importante, um momento de isolamento e dificuldades. Nas edições seguintes lembraremos deste momento e que a arte é poderosa e que reagiu de uma maneira maravilhosa, com a integração de artistas do Brasil todo. Um legado histórico também para o mundo das artes, surgida aqui em São Carlos. A cidade será lembrada por artistas de todo o país por este evento.

Qual a estimativa da participação dos artistas?
R: A repercussão do lançamento do edital foi muito acima do que esperávamos. Artistas de todos os estados comentando, compartilhando e participando. Serão selecionadas 40 obras e aguardamos muitas inscrições. Lembrando que as inscrições começaram no dia 27/03 e se estenderam até 10/04.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …