Conheça filtro para smartphone que transforma você em ‘O grito’ de Munch e outras obras de arte famosas

Você já se perguntou como seria seu café da manhã se fosse pintado por Caravaggio? Agora, há um aplicativo para isso.

O aplicativo em constante evolução do Google Arts & Culture tem um novo recurso que recria o ambiente ao estilo de uma obra de arte famosa. Agora você pode sobrepor a noite estrelada de Vincent van Gogh na vista da sua varanda ou se ver no estilo do famoso auto-retrato de Frida Kahlo.

O novo recurso de filtro, chamado Art Transfer, baseia-se em pinturas, artes decorativas, antiguidades e desenhos das coleções do museu J. Paul Getty Trust. Os usuários simplesmente enviam uma foto para o aplicativo e, em seguida, escolhem entre as obras de arte em destaque, que incluem Íris de Monet, Cena de circo de Marc Chagall ou Homem de Nápoles de Basquiat, e assistem à foto transferida nas cores, formas e estilo artístico da obra. As imagens podem ser completamente sobrepostas a uma obra de arte ou a áreas específicas cortadas para criar mais colagens.

A arte se tornou um grande hobby durante a vida em quarentena. Um recente desafio da Getty viu pessoas de todo o mundo recriarem obras de arte famosas com resultados hilariantes e altamente satisfatórios.

“A arte é uma grande unificadora, um lembrete de que estamos juntos nisso”, disse Lisa Lapin à Hyperallergic, ela é vice-presidente de comunicações do Getty. “Quando o Google levantou o conceito de Art Transfer, adoramos a ideia de aproveitar a tecnologia de inteligência artificial do Google para oferecer às pessoas ainda mais ferramentas para brincar. Eles podem se divertir explorando obras das coleções Getty, aprendendo as diferentes abordagens e estilos dos principais artistas e, em seguida, aplicando essas abordagens em suas próprias criações pessoais.”

Esta não é a primeira vez que o Google e o Getty colaboram. Em 2011, a instituição da Califórnia fez um projeto com o aplicativo móvel do Google Goggles para dar acesso a recursos on-line à medida que os visitantes examinavam a coleção.

Obras de arte adicionais disponíveis para transferência das coleções da Getty incluem Portrait of Leonilla, de Franz Xaver Winterhalter, e The Farewell of Telemachus e Eucharis, de Jacques-Louis DavidSe os usuários quiserem voltar no tempo, há uma fascinante seleção de antiguidades desde os tempos romano-egípcios até o início dos anos 100 dC, incluindo uma pedra preciosa grega com uma gravura de gafanhoto que data de 425 a 400 aC.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …