Conheça as exposições e museus mais visitados de 2018

File (Festival de Linguagem Eletrônica) no CCBB Rio de Janeiro fica em 11º lugar na pesquisa.

Quase duas décadas se passaram desde que o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, liderou a pesquisa anual de exibição de exposições do The Art Newspaper com sua mostra de 2001 na Vermeer e na Delft School. A instituição norte-americana fez uma reintegração espetacular em nossa tabela de classificação este ano, não apenas com as duas exposições mais populares de 2018. Heavenly Bodies: Fashion e a Catholic Imagination, um Instituto de Figurinos mostram que mesclaram obras de arte religiosas – incluindo 42 peças eclesiásticas da sacristia da Capela Sistina, com alta costura, foi visto por cerca de 1,7 milhões de pessoas (10.919 visitantes por dia), quebrando o recorde anterior do Met definida em 1978 com tesouros do rei Tutancâmon (quase 1,4 milhões).

A maior exposição já montada pelo museu, Heavenly Bodies foi vista por cerca de 1,43 milhões de pessoas no principal local da Met Avenue na Quinta Avenida e mais 230.000 viajaram para Washington Heights para ver sua continuação no Met Cloisters. De acordo com o museu, a mostra ajudou a estabelecer um novo recorde de público para o Cloisters (349.513 no total).

O outro grande sucesso de bilheteria do Met em 2018 foi Michelangelo: Desenhista e Designer Divino (7.893 visitantes por dia), que apresentou escultura, uma pintura e mais de 100 desenhos do mestre da Renascença, bem como uma réplica digital do teto da Capela Sistina, que ocupa o segundo lugar em nossa pesquisa.

O Smithsonian American Art Museum, em Washington, DC, ajudou os EUA a garantir um top 3 com a apresentação gratuita de instalações coloridas do artista coreano Do Ho Suh. Um favorito entre os usuários do Instagram, 7.853 visitantes por dia mergulharam em suas esculturas de tecido em grande escala.

Veja abaixo a tabela das 20 exposições mais vistas do mundo em 2018.

20 principais exposições

O Museu de Xangai, que possui vastas salas de exposição, recebeu cinco das dez exposições mais populares em 2018, incluindo apresentações compostas exclusivamente por coleções de museus estrangeiros. Sua mostra de obras-primas da Tate Britain de Londres atraiu 7.126 visitantes por dia (cerca de 618.000 no total), o que não apenas a torna a quarta exposição mais popular na pesquisa, mas tem o acréscimo de ser o programa mais visitado da instituição no Reino Unido. O museu chinês também colaborou com a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou, para trazer pinturas de um grupo de realistas russos do século 19 para Xangai para uma exposição especial. A mostra do Wanderers atraiu 6.666 visitantes por dia para o museu chinês. Nenhuma das exposições montadas por museus do Reino Unido apareceu nos 20 melhores.

A Fondation Louis Vuitton em Paris e a NGV International de Melbourne se beneficiaram ambas pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) na decisão de Nova York de enviar trabalhos da sua coleção para o estrangeiro durante as suas obras de construção. Suas mostras do MoMA atraíram 5.171 e 3.312 visitantes diários para os museus franceses e australianos, respectivamente. Enquanto isso, o desejo do MoMA de entregar todo o seu espaço de exposição no sexto andar para Adrian Piper se mostrou popular, já que o trabalho do artista norte-americano, que aborda questões como racismo e sexismo, foi um sucesso surpreendente (3.993 visitantes por dia).

Os dez museus de arte mais populares

Top 10 museus de arte mais populares

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …