Conheça as exposições e museus mais visitados de 2018

File (Festival de Linguagem Eletrônica) no CCBB Rio de Janeiro fica em 11º lugar na pesquisa.

Quase duas décadas se passaram desde que o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, liderou a pesquisa anual de exibição de exposições do The Art Newspaper com sua mostra de 2001 na Vermeer e na Delft School. A instituição norte-americana fez uma reintegração espetacular em nossa tabela de classificação este ano, não apenas com as duas exposições mais populares de 2018. Heavenly Bodies: Fashion e a Catholic Imagination, um Instituto de Figurinos mostram que mesclaram obras de arte religiosas – incluindo 42 peças eclesiásticas da sacristia da Capela Sistina, com alta costura, foi visto por cerca de 1,7 milhões de pessoas (10.919 visitantes por dia), quebrando o recorde anterior do Met definida em 1978 com tesouros do rei Tutancâmon (quase 1,4 milhões).

A maior exposição já montada pelo museu, Heavenly Bodies foi vista por cerca de 1,43 milhões de pessoas no principal local da Met Avenue na Quinta Avenida e mais 230.000 viajaram para Washington Heights para ver sua continuação no Met Cloisters. De acordo com o museu, a mostra ajudou a estabelecer um novo recorde de público para o Cloisters (349.513 no total).

O outro grande sucesso de bilheteria do Met em 2018 foi Michelangelo: Desenhista e Designer Divino (7.893 visitantes por dia), que apresentou escultura, uma pintura e mais de 100 desenhos do mestre da Renascença, bem como uma réplica digital do teto da Capela Sistina, que ocupa o segundo lugar em nossa pesquisa.

O Smithsonian American Art Museum, em Washington, DC, ajudou os EUA a garantir um top 3 com a apresentação gratuita de instalações coloridas do artista coreano Do Ho Suh. Um favorito entre os usuários do Instagram, 7.853 visitantes por dia mergulharam em suas esculturas de tecido em grande escala.

Veja abaixo a tabela das 20 exposições mais vistas do mundo em 2018.

20 principais exposições

O Museu de Xangai, que possui vastas salas de exposição, recebeu cinco das dez exposições mais populares em 2018, incluindo apresentações compostas exclusivamente por coleções de museus estrangeiros. Sua mostra de obras-primas da Tate Britain de Londres atraiu 7.126 visitantes por dia (cerca de 618.000 no total), o que não apenas a torna a quarta exposição mais popular na pesquisa, mas tem o acréscimo de ser o programa mais visitado da instituição no Reino Unido. O museu chinês também colaborou com a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou, para trazer pinturas de um grupo de realistas russos do século 19 para Xangai para uma exposição especial. A mostra do Wanderers atraiu 6.666 visitantes por dia para o museu chinês. Nenhuma das exposições montadas por museus do Reino Unido apareceu nos 20 melhores.

A Fondation Louis Vuitton em Paris e a NGV International de Melbourne se beneficiaram ambas pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) na decisão de Nova York de enviar trabalhos da sua coleção para o estrangeiro durante as suas obras de construção. Suas mostras do MoMA atraíram 5.171 e 3.312 visitantes diários para os museus franceses e australianos, respectivamente. Enquanto isso, o desejo do MoMA de entregar todo o seu espaço de exposição no sexto andar para Adrian Piper se mostrou popular, já que o trabalho do artista norte-americano, que aborda questões como racismo e sexismo, foi um sucesso surpreendente (3.993 visitantes por dia).

Os dez museus de arte mais populares

Top 10 museus de arte mais populares

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …