CONHEÇA ARTISTAS LATINAS, PROJETO QUE VALORIZA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA FEMININA NA AMÉRICA LATINA

Arissana Pataxó, Mikay, 2009

Imagem: Arissana Pataxó, Mikay (2009).

Criado com a proposta de ser um projeto inteiramente voltado para a pesquisa e educação em diferentes âmbitos, o projeto Artistas Latinas nasceu no Instagram (@artistaslatinas) como uma plataforma de difusão de artes visuais produzida por mulheres nascidas ou que tenham se estabelecido em países do continente americano conhecidos como latinos. A motivação para a criação desse projeto é a desigualdade de gênero ainda muito presente na história e no mercado das artes, que destina as mulheres um patamar inferior ao dos artistas homens.

O site, previsto para ser lançado em 01 de agosto, é gratuito e será voltado para a difusão e formação educativa em artes visuais e contará com obras de arte, aulas on-line e biografias para consulta.

O site (ACESSE AQUI), criado em forma de  um acervo cultural virtual, é de acesso gratuito, educativo e colaborativo, voltado para pesquisas e consultas por alunos, professores, artistas, pesquisadores, curadores e interessados em arte no geral, focando na divulgação em artes visuais e com conteúdo multidisciplinar. Ele conta com o trabalho de artistas brasileiras como Panmela Castro, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Agrippina R. Manhattan, Rosana Paulino, Lyz Parayzo, Arissana Pataxó, Valeska Soares, Leda Catunda e Tarsila do Amaral, assim como o trabalho de outras artistas do continente.

Segundo a equipe de curadoria, “o site foi criado para que as artistas mulheres de países latinos tenham o seu legado lembrado e estudado pelas próximas gerações. Quando começamos a realizar a pesquisa desse material, ficamos incomodados de como há um apagamento das histórias dessas artistas, como se elas tivessem sido invisíveis para a história, enquanto artistas homens são exaltados e valorizados.  Isso impacta diretamente nas aquisições de obras de arte e criação de exposições por museus e instituições de arte: Precisamos retormar essas histórias e mostrá-las para que elas ocupem o seu lugar de direito. Além disso, o site foi criado para ser uma plataforma colaborativa para que novas artistas possam enviar seus trabalhos para serem publicados, ampliando ainda mais a bibliografia que pretendemos construir com este site, transformando essas informações em uma teia de conteúdos.”

Além de material para consulta, será possível fazer aulas on-line livres, como a aula “Arte e violência: representações do corpo feminino na História da Arte”, que será uma introdução sobre o olhar das artistas mulheres diante da representação do corpo da mulher na história e na história da arte, abordados temas como violência sexual e social, padrões de beleza, representação, identidade e histeria. A aula será ministrada pela professora Isabel Carvalho.

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …