CONHEÇA ARTISTAS LATINAS, PROJETO QUE VALORIZA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA FEMININA NA AMÉRICA LATINA

Arissana Pataxó, Mikay, 2009

Imagem: Arissana Pataxó, Mikay (2009).

Criado com a proposta de ser um projeto inteiramente voltado para a pesquisa e educação em diferentes âmbitos, o projeto Artistas Latinas nasceu no Instagram (@artistaslatinas) como uma plataforma de difusão de artes visuais produzida por mulheres nascidas ou que tenham se estabelecido em países do continente americano conhecidos como latinos. A motivação para a criação desse projeto é a desigualdade de gênero ainda muito presente na história e no mercado das artes, que destina as mulheres um patamar inferior ao dos artistas homens.

O site, previsto para ser lançado em 01 de agosto, é gratuito e será voltado para a difusão e formação educativa em artes visuais e contará com obras de arte, aulas on-line e biografias para consulta.

O site (ACESSE AQUI), criado em forma de  um acervo cultural virtual, é de acesso gratuito, educativo e colaborativo, voltado para pesquisas e consultas por alunos, professores, artistas, pesquisadores, curadores e interessados em arte no geral, focando na divulgação em artes visuais e com conteúdo multidisciplinar. Ele conta com o trabalho de artistas brasileiras como Panmela Castro, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Agrippina R. Manhattan, Rosana Paulino, Lyz Parayzo, Arissana Pataxó, Valeska Soares, Leda Catunda e Tarsila do Amaral, assim como o trabalho de outras artistas do continente.

Segundo a equipe de curadoria, “o site foi criado para que as artistas mulheres de países latinos tenham o seu legado lembrado e estudado pelas próximas gerações. Quando começamos a realizar a pesquisa desse material, ficamos incomodados de como há um apagamento das histórias dessas artistas, como se elas tivessem sido invisíveis para a história, enquanto artistas homens são exaltados e valorizados.  Isso impacta diretamente nas aquisições de obras de arte e criação de exposições por museus e instituições de arte: Precisamos retormar essas histórias e mostrá-las para que elas ocupem o seu lugar de direito. Além disso, o site foi criado para ser uma plataforma colaborativa para que novas artistas possam enviar seus trabalhos para serem publicados, ampliando ainda mais a bibliografia que pretendemos construir com este site, transformando essas informações em uma teia de conteúdos.”

Além de material para consulta, será possível fazer aulas on-line livres, como a aula “Arte e violência: representações do corpo feminino na História da Arte”, que será uma introdução sobre o olhar das artistas mulheres diante da representação do corpo da mulher na história e na história da arte, abordados temas como violência sexual e social, padrões de beleza, representação, identidade e histeria. A aula será ministrada pela professora Isabel Carvalho.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …