CONHEÇA ARTISTAS LATINAS, PROJETO QUE VALORIZA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA FEMININA NA AMÉRICA LATINA

Arissana Pataxó, Mikay, 2009

Imagem: Arissana Pataxó, Mikay (2009).

Criado com a proposta de ser um projeto inteiramente voltado para a pesquisa e educação em diferentes âmbitos, o projeto Artistas Latinas nasceu no Instagram (@artistaslatinas) como uma plataforma de difusão de artes visuais produzida por mulheres nascidas ou que tenham se estabelecido em países do continente americano conhecidos como latinos. A motivação para a criação desse projeto é a desigualdade de gênero ainda muito presente na história e no mercado das artes, que destina as mulheres um patamar inferior ao dos artistas homens.

O site, previsto para ser lançado em 01 de agosto, é gratuito e será voltado para a difusão e formação educativa em artes visuais e contará com obras de arte, aulas on-line e biografias para consulta.

O site (ACESSE AQUI), criado em forma de  um acervo cultural virtual, é de acesso gratuito, educativo e colaborativo, voltado para pesquisas e consultas por alunos, professores, artistas, pesquisadores, curadores e interessados em arte no geral, focando na divulgação em artes visuais e com conteúdo multidisciplinar. Ele conta com o trabalho de artistas brasileiras como Panmela Castro, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Agrippina R. Manhattan, Rosana Paulino, Lyz Parayzo, Arissana Pataxó, Valeska Soares, Leda Catunda e Tarsila do Amaral, assim como o trabalho de outras artistas do continente.

Segundo a equipe de curadoria, “o site foi criado para que as artistas mulheres de países latinos tenham o seu legado lembrado e estudado pelas próximas gerações. Quando começamos a realizar a pesquisa desse material, ficamos incomodados de como há um apagamento das histórias dessas artistas, como se elas tivessem sido invisíveis para a história, enquanto artistas homens são exaltados e valorizados.  Isso impacta diretamente nas aquisições de obras de arte e criação de exposições por museus e instituições de arte: Precisamos retormar essas histórias e mostrá-las para que elas ocupem o seu lugar de direito. Além disso, o site foi criado para ser uma plataforma colaborativa para que novas artistas possam enviar seus trabalhos para serem publicados, ampliando ainda mais a bibliografia que pretendemos construir com este site, transformando essas informações em uma teia de conteúdos.”

Além de material para consulta, será possível fazer aulas on-line livres, como a aula “Arte e violência: representações do corpo feminino na História da Arte”, que será uma introdução sobre o olhar das artistas mulheres diante da representação do corpo da mulher na história e na história da arte, abordados temas como violência sexual e social, padrões de beleza, representação, identidade e histeria. A aula será ministrada pela professora Isabel Carvalho.

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …