Uma aquarela de Egon Schiele, Boy in a Sailor Suit (1914), será leiloada pela casa de leilões Christie’s em Londres no próximo mês, após um acordo entre os herdeiros de Fritz Grünbaum, o proprietário original, e o consignador da obra. O leilão acontecerá no dia 5 de março, com uma estimativa inicial de US$ 1,3 milhão. A obra faz parte de uma coleção de cerca de 80 trabalhos do artista austríaco que pertenciam a Grünbaum, um artista expressionista que foi preso pela Gestapo em 1938 e morto em um campo de concentração nazista em 1941.
Segundo o site Artnews, Grünbaum, filho de um comerciante de arte, possuía uma vasta coleção de mais de 400 obras, incluindo peças de Rembrandt, Albrecht Dürer, Auguste Rodin e Käthe Kollwitz. Durante a anexação da Áustria pelos nazistas em 1938, todas essas obras foram apreendidas. Após a morte de Grünbaum, sua esposa Elisabeth também foi vítima do regime nazista. Os herdeiros de Grünbaum, com o apoio do Escritório do Promotor Distrital de Manhattan, têm se empenhado por anos para recuperar as obras que foram saqueadas.
A disputa pela posse das obras de Grünbaum levou os herdeiros a processar diversos museus dos EUA, como o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Arte de Santa Bárbara. Já foram recuperados ou estabelecidos acordos para 12 obras de Schiele. No entanto, a disputa continua, com o Instituto de Arte de Chicago contestando sua posse de uma obra de Schiele, Russian War Prisoner, alegando que ela não foi saqueada, mas vendida por Mathilde Lukacs, cunhada de Grünbaum, a um negociante de arte em 1956.
A Christie’s anunciou que o leilão da obra Boy in a Sailor Suit ajudará a financiar a Grünbaum Fischer Foundation, que apoia artistas performáticos sub-representados. Além disso, a venda também contribuirá para um projeto de caridade infantil. A equipe da Christie’s expressou seu orgulho em ajudar a restituir a posse das obras de Grünbaum, reconhecendo a importância histórica dessa coleção para a arte e para a memória das vítimas do regime nazista.