Conheça a única pintura que Van Gogh vendeu em vida

Vincent van Gogh é o exemplo por excelência do artista torturado que sofreu a penúria durante sua vida, apenas para se tornar uma figura amada e um titã do mercado após sua morte. O holandês suicidou-se aos 37 anos em 1890.

Popularmente se diz que Van Gogh vendeu apenas uma pintura em vida. Há algum debate sobre isso, e depende em parte de como você define “vender”, como aponta o Museu Van Gogh , uma vez que ele trocou obras com outros artistas, e um tio negociante de arte encomendou algumas pinturas em um esforço de caridade para ajudar seu sobrinho.

Mas o que se sabe é que existe apenas uma pintura conhecida que ele vendeu após uma exposição pública e para alguém de quem não era parente.

The Red Vineyards Near Arles (1888) retrata uma paisagem perto da Abadia de Montmajour durante a colheita da uva. O sol da tarde, pairando no horizonte, torna grande parte da paisagem de um vermelho ardente enquanto pessoas trabalham nos campos. Por ocasião de sua exposição de grande sucesso de 1984, “Van Gogh in Arles”, o Metropolitan Museum of Art de Nova York destacou que “Sua mudança de Paris para o Midi deu origem a experimentações ousadas no uso da cor e a explorações de estilo e assunto”, resultando em “um ponto de virada no curso da arte ocidental do século XIX”.

A tela foi apresentada pela primeira vez em 1890, numa exposição anual organizada pelo grupo de artistas belgas Les XX (The 20). A pintora belga Anna Boch, integrante do grupo, comprou a tela; fontes diferentes indicam preços diferentes, 350 ou 400 francos. O artista Eugène Boch, que Van Gogh pintou naquele mesmo ano, era irmão de Anna; Van Gogh pintou seu retrato no mesmo ano de Red Vineyards .

Numa carta que Van Gogh escreveu ao seu irmão, o negociante de arte Theo, agora na coleção do Museu Van Gogh de Amsterdã, ele disse que Boch pagou o preço de etiqueta, quando ela deveria ter recebido um “preço de amigo”.

A pintura mais tarde chegou a uma galeria de arte de Paris, onde o colecionador russo Ivan Morozov a comprou. Nacionalizada durante a Revolução Bolchevique, a pintura foi para o seu atual proprietário, o Museu Estatal de Belas Artes Pushkin.

Há evidências de outra obra que foi vendida antes de sua trágica morte, mas sua identidade e paradeiro são desconhecidos. De acordo com o Baltimore Sun, o historiador de arte e especialista em Van Gogh Marc Edo Tralbaut publicou uma carta de Theo van Gogh aos negociantes londrinos Sulley & Lori, mencionando um autorretrato do artista que eles compraram. Mas não se sabe se se tratava de uma pintura ou de um desenho.

Compartilhar:
Notícias - 25/06/2024

Vai a leilão uma obra-prima de Ticiano, roubada por Napoleão e encontrada em um ponto de ônibus

Uma pequena pintura do jovem Tiziano Vecellio, conhecido na história como Ticiano, deverá estabelecer um novo recorde em leilão para …

Notícias - 25/06/2024

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vai premiar ações que valorizem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+

Nesta segunda-feira, (24) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou …

Notícias - 25/06/2024

Ativistas climáticos jogam tinta laranja no Stonehenge, na Inglaterra

Manifestantes ambientais pulverizaram tinta no famoso monumento Stonehenge, na Inglaterra. Imagens mostraram marcas laranja cobrindo algumas das pedras da mundialmente …

Notícias - 25/06/2024

Instalação de arte homenageia 25 indivíduos que foram escravizados no local

Como muitas pessoas que cresceram no Brooklyn, Adama Delphine Fawundu lembra-se de ter passado grande parte de sua infância e …

Notícias - 25/06/2024

VIA CULTURAL MIX oferece OFICINAS PRESENCIAIS E ONLINE

O projeto VIA CULTURAL MIX abre inscrições para oficinas gratuitas presenciais e online.
Com transmissão on-line para todo o Brasil, no …

Notícias - 25/06/2024

Artista desenterra a história da escravidão em Nova York

Os autorretratos de Nona Faustine são politicamente incisivos, historicamente fundamentados e espiritualmente transcendentes. Colocando o seu próprio corpo abundante e …

Notícias - 21/06/2024

Primeiro ministro canadense pede ao Papa que devolva itens indígenas da coleção do Vaticano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, instou o Papa Francisco a intensificar os esforços de reconciliação com os povos indígenas …

Notícias - 21/06/2024

artistas quebram a quarta parede de espaços de arte e expõem trabalho precarizado

É uma exposição? É uma instalação? É uma performance? É “Amador e Jr Segurança Patrimonial Ltda, nem profissional, nem sênior”, …

Notícias - 21/06/2024

projeto de arte-educação da Fundação Iberê, atenderá crianças com autismo atingidas pelas enchentes

No dia 24 de junho (segunda-feira), o Programa Iberê nas Escolas inaugura uma nova etapa de sua proposta de envolver …

Notícias - 21/06/2024

Conheça a história da pintura roubada mais valiosa do mundo

O Concerto foi pintado por Johannes Vermeer por volta de 1665 e mostra três figuras da classe alta: uma mulher …

Notícias - 21/06/2024

Triptico de Basquiat será leiloado pela metade do preço de dois anos atrás

No final deste mês, em um leilão moderno e contemporâneo da Sotheby’s em Londres, o tríptico de Jean-Michel Basquiat, Retrato …

Notícias - 21/06/2024

Como um fotógrafo ganhou prêmio de concurso IA com sua foto real?

Uma fotografia real inscrita na categoria de concurso fotográfico de imagens geradas por inteligência artificial ganhou prêmio do júri, mas …