Conheça 7 fatos interessantes sobre August Rodin

August Rodin, Andromeda, 1886

Auguste Rodin foi um famoso escultor que criou obras icônicas como O Pensador. Nascido em Paris, ele demonstrou promessas artísticas desde a juventude, mas não alcançou a fama até os 40 anos. Sua decisão de capturar o espírito humano na escultura abriu uma nova interpretação para este meio. Para mais informações sobre o clássico da escultura moderna, aqui estão sete fatos interessantes sobre o artista:

1. Ele tinha problemas de visão.

Sua miopia extrema tornava difícil para ele se destacar na escola. Ele teve dificuldades em matemática e ciências, bem como em leitura e escrita. Ele encontrou sua paixão no desenho, onde pode facilmente ver o que ele criou. Ele fez cursos formais de arte, mas recebeu pouco apoio das pessoas ao seu redor.

the-kiss-indoor-circa-1882-1887

Uma versão interna de The Kiss, por volta de 1882-1887

2. Ele enfrentou várias rejeições como artista.

Aos 17 anos, ele se candidatou três vezes à prestigiosa École des Beaux-Arts, mas foi recusado em todas as vezes. Ele apresentou seu primeiro grande trabalho, Máscara do Homem de Nariz Quebrado, para o Salão. A peça foi recusada porque retratava o rosto de um faz-tudo local e evitava os ideais tradicionais de beleza.

auguste-rodin-portrait-1898

Retrato de Auguste Rodin em 1898

3. Ele não teve sucesso em outras carreiras.

Aos 22 anos, ele foi atingido pela morte de sua irmã e se juntou a uma ordem católica. O padre superior o encorajou a retornar à arte. Aos 33 anos, ele foi convocado para o exército durante a Guerra Franco-Prussiana. Ele teve alta devido à sua visão.

andromeda-1886

Uma figura lindamente contorcida de Andrômeda, 1886

4. Ele teve duas mulheres em sua vida.

Casou-se com a costureira Rose Beuret um ano antes de sua morte, embora se conhecessem há décadas. Eles tiveram um filho, mas Rodin nunca reconheceu oficialmente ser o pai. Ele se apaixonou por Camille Claudel, sua aluna de uma aula de escultura. Ela foi sua musa para O Beijo, outra escultura icônica. A recusa de Rodin em deixar Rose encerrou seu relacionamento.

o-beijo-ao ar livre

Uma versão externa de The Kiss, por volta de 1882-1889

5. Ele foi contratado para criar um monumento representando um relato da Guerra dos Cem Anos.

Ele criou seis homens em tamanho natural, cada um com uma expressão única de tragédia em vez de glória. Esta obra ficou conhecida como Os Burgueses de Calais. Os comissários se desfizeram antes que as esculturas fossem concluídas, mas Rodin as concluiu. O monumento foi inaugurado em uma exposição conjunta com o pintor impressionista Claude Monet.

6. O Pensador originalmente fazia parte de uma obra maior.

Ele foi contratado para projetar a entrada de um novo museu pelo Ministério de Belas Artes da França. Ele criou Os Portões do Inferno, com O Pensador empoleirado acima das portas. Representava as frustrações intelectuais do homem em relação às figuras angustiadas e depravadas abaixo dele.

O museu nunca foi construído e ele morreu antes de concluir Os Portões do Inferno. Versões em grande escala de O Pensador foram feitas durante e após a vida de Rodin.

o-pensador-ângulo-1902

A famosa figura do Pensador, 1902

7. Em seus últimos anos, ele morou no Hotel Biron.

Ele era vizinho de vários criativos em desenvolvimento na época, incluindo o pintor Henri Matisse, a dançarina Isadora Duncan e o escritor Jean Cocteau.

Ele usou o andar térreo como seu estúdio e impediu que o hotel fosse demolido. Após sua morte, foi convertido em um museu em sua homenagem.

 

Apesar dos muitos obstáculos que enfrentou, a ênfase de Rodin nas emoções humanas moldou a arte da escultura. Ele deixou um legado que o torna reconhecível mesmo fora da comunidade artística. Qual é a sua escultura favorita de Rodin? Como as obras dele inspiraram sua arte?

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …