O Condo, o empreendedor programa de compartilhamento de galerias que recebe edições a cada ano em Londres, Nova York e outros lugares, revelou os detalhes de sua edição de 2019 em São Paulo. Organizado por Jaqueline Martins, que dirige uma galeria de mesmo nome na cidade, o Condo São Paulo começará este ano com dois dias de prévias, nos dias 30 e 31 de março.
A cidade brasileira foi anteriormente a sede em 2018 de uma mini versão do Condo (uma edição da “Unit”) em um único local, o empreendimento da galeria Jaqueline Martins, que contou com apresentações de oito galerias. Este ano traz uma versão ampliada, com nove galerias de São Paulo hospedando 11 espaços de fora da cidade.
“Depois de algumas conversas com Vanessa Carlos [a organizadora do Condo London], decidimos criar algo diferente dos outros Condos, então a primeira edição do Condo São Paulo tornou-se a Unidade Condo São Paulo”, disse Martins em um email. “Foi um sucesso e outras galerias da cidade aderiram ao projeto. . . . Estou muito feliz em organizar a segunda edição, porque ainda acho que o modelo de negócios que temos hoje está longe do ideal.”
Condo foi fundado em 2016 como uma alternativa ao modelo de feira de arte. Ele permite que as galerias de uma determinada cidade hospedem seus colegas de outras regiões, sendo que as empresas visitantes pagam pequenas taxas que, em comparação com as associadas à exibição em feiras, são mínimas.
A lista completa de participantes da segunda edição da Condo São Paulo segue abaixo.
Casa Triângulo hospedando a Galeria Grimm (Amsterdã e Nova York)
Central Galeria hospeda o Sunday Painter (Londres)
Galeria Jaqueline Martins hospedando a Galeria P420 (Bolonha, Itália)
Galeria Leme / AD hospedando Galeria Nuno Centeno (Porto)
Galeria Lume hospeda Levy.Deval (Bruxelas)
Galeria Marilla Razuk organiza a Galerie Antoine Levi (Paris) e o Instituto de Visión (Bogotá)
Galeria Raquel Arnaud hospeda Mor Charpentier Galerie (Paris)
Luciana Brito Galeria hospeda Galeria Madragoa (Lisboa)
Sé Galeria hospeda Proyectos Ultravioleta (Cidade da Guatemala) e Galería PM8 (Vigo, Espanha)
Maiores informações em http://www.condocomplex.org/saopaulo/