Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao lado da Lucretia de Lucas Cranach, o Velho, do Museu de Arte do Brooklyn, e dos Amantes desiguais de Hendrick ter Bruggen, da coleção de Joseph Safra, a casa de leilões venderá um retrato redescoberto do século 17 do pintor holandês Anthony van Dyck. O retrato de João VIII, conde de Nassau-Siegen (1583-1638), datado por volta de 1628-29 e retratando oficial militar nascido na Alemanha e nobre deve atingir um preço entre $ 800.000 e $ 1,2 milhão. A estimativa de pré-venda é de $ 19,3- $ 29 milhões.

A obra, que retrata o conde ricamente vestido e que contou com símbolos de nobreza (incluindo a Ordem Espanhola do Tosão de Ouro usado ao redor do pescoço), foi da mesma coleção da família Bruxelas, desde o final do século 19, e vendido pela última vez em 1924. Foi apresentado na exposição de 2019 no Palazzo Ducale de Veneza “De Ticiano a Rubens: Obras-primas de Antuérpia e outras coleções flamengas”. Três outras cópias da pintura com o modelo residem em coleções de museus em Mauritshuis, Haia e Paleis Het Loo.

Anthony Van Dyck, Portrait of John VIII, Count of Nassau-Siegen (1583-1638), 1628-29. Courtesy Christie’s.

Outra representação do general existe em A rendição de Breda, de Diego Velázquez , por volta de 1635, com o oficial militar parado ao lado do acampamento espanhol, com os olhos voltados para o observador. A pintura está na coleção permanente do Museu Nacional do Prado em Madrid. Outro retrato de corpo inteiro do modelo está na coleção do Príncipe de Liechtenstein. Uma pintura adicional de Van Dyck, de 1634, retratando o conde com sua esposa e quatro filhas, está em uma coleção particular.

A Christie’s vendeu outra obra recentemente redescoberta, incluindo a exposição do Palazzo Ducale – Retrato de uma jovem mulher com metade do comprimento, segurando uma corrente de Peter Paul Rubens, custou US$ 5,1 milhões e foi o lote principal na venda noturna dos Velhos Mestres da casa em julho passado.

Compartilhar:
Notícias - 25/11/2020

Estátua de Marilyn Monroe gera polêmica em Palm Springs

Uma escultura de Marilyn Monroe segurando sua saia desobediente é fonte de um debate acalorado em Palm Springs, Califórnia. O …

Notícias - 25/11/2020

Bicicleta desaparece de obra de Banksy

Uma bicicleta sem uma das rodas que acompanhava um mural de Banksy em Nottingham desapareceu, provocando tristeza e frustração na …

Notícias - 24/11/2020

Em meio a pico de casos de coronavírus, museus começam a fechar nos EUA

Em meio a uma onda de paralisações dos museus dos EUA, todas as oito instalações reabertas da Instituição Smithsonian na …

Notícias - 24/11/2020

7° Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel - Conheça os premiados

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da AkzoNobel, divulga os três projetos premiados, via vídeo em suas redes sociais, …

Notícias - 24/11/2020

EAV Parque Lage lança edital para curso on-line com bolsas

Em resposta à pandemia de Covid-19, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) atua de forma propositiva e …

Notícias - 24/11/2020

Escavação revela restos preservados de homens envoltos em cinzas vulcânicas

Arqueólogos da cidade romana de Pompéia recorreram a uma técnica centenária para conservar os corpos de dois homens recentemente desenterrados …

Notícias - 24/11/2020

Desenho recém-descoberto é um verdadeiro da Vinci, afirma especialista

Um desenho que esteve em uma coleção privada por anos foi atribuído a Leonardo da Vinci. O jornal italiano La …

Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …