Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao lado da Lucretia de Lucas Cranach, o Velho, do Museu de Arte do Brooklyn, e dos Amantes desiguais de Hendrick ter Bruggen, da coleção de Joseph Safra, a casa de leilões venderá um retrato redescoberto do século 17 do pintor holandês Anthony van Dyck. O retrato de João VIII, conde de Nassau-Siegen (1583-1638), datado por volta de 1628-29 e retratando oficial militar nascido na Alemanha e nobre deve atingir um preço entre $ 800.000 e $ 1,2 milhão. A estimativa de pré-venda é de $ 19,3- $ 29 milhões.

A obra, que retrata o conde ricamente vestido e que contou com símbolos de nobreza (incluindo a Ordem Espanhola do Tosão de Ouro usado ao redor do pescoço), foi da mesma coleção da família Bruxelas, desde o final do século 19, e vendido pela última vez em 1924. Foi apresentado na exposição de 2019 no Palazzo Ducale de Veneza “De Ticiano a Rubens: Obras-primas de Antuérpia e outras coleções flamengas”. Três outras cópias da pintura com o modelo residem em coleções de museus em Mauritshuis, Haia e Paleis Het Loo.

Anthony Van Dyck, Portrait of John VIII, Count of Nassau-Siegen (1583-1638), 1628-29. Courtesy Christie’s.

Outra representação do general existe em A rendição de Breda, de Diego Velázquez , por volta de 1635, com o oficial militar parado ao lado do acampamento espanhol, com os olhos voltados para o observador. A pintura está na coleção permanente do Museu Nacional do Prado em Madrid. Outro retrato de corpo inteiro do modelo está na coleção do Príncipe de Liechtenstein. Uma pintura adicional de Van Dyck, de 1634, retratando o conde com sua esposa e quatro filhas, está em uma coleção particular.

A Christie’s vendeu outra obra recentemente redescoberta, incluindo a exposição do Palazzo Ducale – Retrato de uma jovem mulher com metade do comprimento, segurando uma corrente de Peter Paul Rubens, custou US$ 5,1 milhões e foi o lote principal na venda noturna dos Velhos Mestres da casa em julho passado.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …

Notícias - 02/10/2020

Inhotim lança projeto de comissionamento de obras em espaços digitais

Marilá Dardot é a primeira a ocupar painéis de LED em Belo Horizonte
 Sempre colocando a arte no papel de refletir …