Comitê decide manter Documenta de Kassel em 2022

O Conselho Fiscal e os acionistas da Documenta und Museum Fridericianum gGmbH decidiram que o documenta fifteen pode ser realizada em Kassel, conforme planejado, de 18 de junho a 25 de setembro de 2022. Os comitês relataram de forma abrangente a viabilidade da exposição à luz dos desenvolvimentos relativos a pandemia COVID-19, bem como os desafios de infraestrutura e variáveis ​​que influenciam a realização do conceito curatorial.

Desde 2020, o planejamento do documenta fifteen foi afetado pela pandemia de COVID-19 e exigiu inúmeras adaptações. Por exemplo, as visitas a estúdios mundiais e encontros de trabalho com a Direção Artística e artistas e grupos internacionais decorreram exclusivamente no espaço digital durante quase um ano e meio. O intercâmbio mútuo e o desenvolvimento de projetos específicos para o local, que são importantes para o conceito da mostra, tornaram-se assim mais difíceis. No entanto, o planejamento avança, tanto em termos de seleção de espaços individuais de exibição como de preparação de posições artísticas. Segurança e higiene são uma consideração constante – desde a escolha de locais internos e externos suficientemente grandes até soluções digitais para orientar os visitantes e apoiar sua experiência. O conceito curatorial de ruangrupa, que se baseia em uma abordagem abrangente da sustentabilidade, acomoda esses desenvolvimentos para que, em muitos aspectos, coisas novas possam emergir da crise.

Comentando sobre a decisão, o Presidente do Conselho de Supervisão e Lord Mayor da Cidade de Kassel, Christian Geselle, disse: “Após uma consideração cuidadosa das oportunidades e riscos, o Conselho de Supervisão chegou à conclusão de que a preparação da documenta fifiteen em 2022 é importante, mesmo sob possíveis restrições contínuas devido à pandemia de COVID-19, especialmente nestes tempos ainda incertos. Em particular, o conceito curatorial de ruangrupa oferece oportunidades para responder aos eventos atuais. Gostaria de informar os visitantes de Kassel e de todo o mundo que aguardamos sua visita. Responderemos a qualquer evolução da pandemia COVID-19 com um conjunto abrangente de medidas para garantir uma estadia segura a todos. Os acionistas, a cidade de Kassel e o estado de Hesse estão preparados para compensar possíveis custos adicionais ou receitas reduzidas incorridas devido à pandemia COVID-19. Mais importante do que buscar novos registros de atendimento, o objetivo é enviar um sinal de esperança que emana da cultura”.

“O Conselho de Supervisão e os acionistas decidiram seguir um curso de ação conjunto garantindo que a mostra ocorrerá em 2022 e que enfrentaremos os desafios associados juntos”, acrescentou Angela Dorn, Vice-Presidente do Conselho de Supervisão e Ministra do Hesse para o Ensino Superior Educação, Pesquisa, Ciência e Artes. “Levamos a evolução da pandemia muito a sério e estamos tomando precauções para proteger a exposição de arte mundial. A incerteza é algo que continuará a estar conosco. Aqui, vejo um enorme potencial para a próxima documenta de trazer uma mudança em direção a mais sustentabilidade em um sentido abrangente, na economia, produção de conhecimento e cooperação – também no tratamento da pandemia global, porque como toda documenta, esta também será um reflexo de seu tempo. Ruangrupa fez do conceito lumbung seu princípio. Originária de áreas rurais da Indonésia, essa prática concentra-se em armazenar a colheita em um celeiro de arroz comunitário e usá-la para o bem comum. Estou confiante de que todos nós, as muitas pessoas envolvidas na equipe da documenta, artistas e visitantes, podemos trabalhar juntos para enriquecer nossa sociedade desta forma”.

“Sempre imaginamos e consideramos ao longo de todo o processo que a documenta fifteen ocorreria em 2022. Pretendemos traçar uma jornada de como um evento de arte contemporânea desta escala pode ser executado e ao mesmo tempo relevante para os tempos em que vivemos. Como quase todo mundo no último ano e meio, fomos forçados a trabalhar, colaborar e tomar decisões principalmente por meio do intercâmbio digital. Para o nosso tipo de prática, que depende fortemente da construção de afinidades por meio do tempo que passamos juntos na proximidade física, as condições de hoje eram quase inimagináveis ​​antes. Mas esta pandemia também apresentou a importância de ser local. Por sermos honestos e transparentes com as condições globais sob as quais a documenta fifteen foi preparada, estamos trabalhando juntos com diversos modelos, lutas e exemplos, mostrando que a prática do lumbung está mais oportuna do que nunca”, disse Ade Darmawan, membro da ruangrupa , a Direção Artística.

“A pandemia COVID-19, que quebrou (infra) estruturas, convenções e hábitos desde o seu surgimento, é uma ocasião para um repensar abrangente nas mostras da escala da documenta. Podemos conseguir muito se avançarmos com coragem e permitirmos que esta documenta se afirme em uma situação de incerteza contínua. Vejo aqui uma oportunidade para uma nova abordagem à sustentabilidade no setor das artes e cultura e estou muito satisfeita em poder ajudar a moldá-la”, afirma a Dra. Sabine Schormann, Diretora Geral da documenta und Museum Fridericianum gGmbH.

A resolução da assembleia de acionistas ainda deve ser confirmada por uma resolução do conselho municipal da cidade de Kassel.

As vendas de ingressos para a documenta fifteen começarão via Ticketmaster no final de setembro de 2021. Outros locais de exibição, bem como etapas individuais no campo da sustentabilidade, serão comunicados nos próximos meses.

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …