VEJA AQUI mais informações sobre a Exposição Coletiva Virtual na Galeria Lateral.
AGENDE sua visita guiada online em 11 95866-6073 (Até 7/8)
POR CAMILA ALCÂNTARA
Uma exposição coletiva, antes mesmo que se aprofunde em temas ou suposições, já se estabelece como um espaço plural. Ainda assim, é preciso ter olhar atento para a singularidade de cada obra, de cada artista. No traço, na cor, na técnica, no diálogo com cada peça. Cada uma carrega consigo uma experiência, uma vivência que foi ali traduzida em arte.
A partir da percepção do que é plural e do que é singular, quem observa, terá a oportunidade de encontrar correlações imprevistas entre as obras fazendo assim, conexões que partem de inúmeras possibilidades.
Exposição Coletiva Virtual é a primeira exposição de arte da Galeria Lateral que apresenta os artistas de seu acervo técnico de modo que, convida o espectador a uma experiência única por meio de uma exposição 100% virtual.
Dentro da mostra temos a fotografia de Caique Tavares e seu olhar sobre a cidade de São Paulo, onde os detalhes saltam e o que era supostamente invisível se torna único e é eternizado por meio dos registros.

Caique Tavares, S/T 003, 2017 Técnica: Fotografia, Tamanho: a partir de 42 x 59,4cm
Em seguida, Camila Alcântara, que também assina a curadoria da exposição, apresenta seu trabalho com forte identidade, explorando seus estudos históricos, técnicas, capacidades e experiências vividas.

Camila Alcântara, Correntes, só que outras, 2020 Técnica: Colagem e acrílica s/ papel 300g/m², Tamanho: 24 x 32cm
Já Carol Hust apresenta sua arte por meio de cores e pinturas abstratas sobre tela, o que proporciona ao espectador uma experiência íntima ao apreciar suas obras, uma vez que, a artista autodidata, tem um processo de criação altamente intuitivo.

Carol Hust, O Descobrimento, Ano: 2020. Técnica: Acrílica s/ tela, Tamanho: 20 x 30cm
Por fim, temos a Arte urbana do artista Farmer que constrói narrativas importantes, fazendo refletir sobre a nossa relação com a atualidade. Cores vivas, superfícies diversas e texturas são características presentes em seu trabalho.

Farmer, Infoxicação, 2020. Técnica: Tinta acrílica guache e marcador s/ papel cartão, Tamanho: 47 x 66cm
Diante de tudo o que foi trazido até aqui, se firma um ecossistema diverso, onde distintas linguagens artísticas são apresentadas.
VEJA AQUI a exposição completa online.
VEJA AQUI o acervo técnico completo da Galeria Lateral.
A GALERIA
A Galeria Lateral, é uma galeria contemporânea de arte, fundada pela artista plástica Camila Alcântara e o consultor de negócios Guilherme Marinho, com sede em São Paulo.
A missão é dar visibilidade para artistas, em sua maioria, emergentes.
Dentro da galeria, há 4 pilares, são eles: o Acervo Técnico, o Círculo de Colecionadores, o Leilão das Artes – Galeria Lateral e o Fundo Social.
O Acervo Técnico é onde é disponibilizado obras exclusivas a colecionadores, consumidores e entusiastas. A curadoria de artistas e obras contempla diferentes linguagens artísticas e foca em artistas contemporâneos.
O Círculo de Colecionadores foi pensado para pessoas que se interessam por arte contemporânea. Quem é membro, tem benefícios exclusivos, como: vantagens nas formas de pagamento e acesso prévio às obras disponíveis no acervo técnico.
O Leilão das Artes foi uma estratégia pensada durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, como forma de continuar as atividades da Galeria e, com a intenção de fomentar o cenário artístico e gerar renda para artistas independentes. Atualmente o leilão é o meio de financiar o Fundo Social, destinando metade do valor de venda da obra leiloada.
O Fundo Social – Galeria Lateral é financiado através do Leilão das Artes. Galeria e artista destinam parte dos seus ganhos para o fundo, que ao todo, recebe 50% do valor de venda da obra leiloada. O objetivo do fundo é realizar ações socioeducativas com foco em arte.