Com agravamento da pandemia, instituições paulistas renovam as opções online

Beatriz Milhazes, Cebola Roxa, 2020 | Foto: Pepe Schettino

O recente  fechamento das instituições culturais causado pelo agravamento da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo e a decretação da Fase Vermelha na capital paulista, fez com que as sete instituições culturais da Avenida Paulista se unissem em um programa para levar mais conteúdos online  para o público em suas casas . A partir de 11 de março, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista oferecerão atividades e programações virtuais e gratuitas para o público por meio das redes sociais da Paulista Cultural, facilitando e centralizando o acesso a seus públicos. A cada dia, uma das instituições tornará disponível uma atividade online, como lives e vídeos. A ação acontecerá em horários variados, dependendo da programação de cada espaço.

Veja abaixo a programação Encontro com a Paulista Cultural:

 

MASP

Live com Beatriz Milhazes e Adriano Pedrosa: Beatriz Milhazes, artista, e Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, conversam sobre a trajetória de Milhazes. Seu trabalho, Avenida Paulista (2020), é a escolha deste mês para o desafio masp desenhos em casa que ocorre no Instagram e no qual adultos e crianças são convidados a fazer sua própria versão da obra. Milhazes é uma das artistas brasileiras mais importantes no cenário artístico nacional e internacional. Reconhecida por sua produção icônica, ela trabalha com um complexo repertório de imagens associadas a diversos motivos, origens e fontes, oscilando entre a abstração e a figuração, a geometria e a forma livre. Atualmente, suas obras estão em instituições como Centre Pompidou, Paris; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri; The Museum of Modern Art, Nova York; Tate Modern, Londres e Museum of Contemporary Art, Toquio.

Quando: 11 de março, às 18h | Onde: Instagram @masp

 

IMS Paulista

Aniversário Carolina Maria de Jesus: Para celebrar o aniversário de Carolina Maria de Jesus, o Instituto Moreira Salles convidou escritoras e escritores a darem seus depoimentos sobre suas experiências de leitura da obra da autora. Carolina Maria de Jesus é importante protagonista da história brasileira, e, mesmo que tornada invisível muitas vezes, tem papel fundamental e significativo na história da população negra do país. Os vídeos estarão disponíveis no dia do aniversário de Carolina, domingo, 14/3, na conta do IMS no Instagram (@imoreirasalles). Entre convidades estão: Mel Duarte, Eliana Alves Cruz, Jeferson Tenório, Edimilson Pereira de Almeida e Ferréz. Ainda Carolina: será possível também ouvir na rádio Batuta (radiobatuta.com.br) as músicas que Carolina compôs e gravou em 1961, um ano após o lançamento do seu best-seller O quarto de despejo. O LP, que leva o mesmo nome de seu livro, pertence ao Acervo José Ramos Tinhorão, sob a guarda do IMS. Em junho, o IMS Paulista apresentará uma exposição dedicada à escritora.

Centenário Antônio Maria: O IMS celebra o centenário de Antônio Maria, cronista, poeta e compositor brasileiro com uma programação especial na rádio Batuta (radiobatuta.com.br) e no Portal da Crônica Brasileira (cronicabrasileira.org.br). No dia 12/3, sexta, estreia na rádio “Antônio Maria – Muito além do samba-canção”, com músicas de gêneros também explorados pelo compositor. No dia 17/3 (quarta), será lançada a playlist “As dez mais de Maria”, com seus sucessos.  O Portal da Crônica Brasileira, a partir de 15/3 (segunda), apresentará crônicas inéditas e já publicadas de Maria, lidas por Bruno Cosentino, do departamento de Literatura do IMS.

Lançamento serrote 37: A 37ª edição da serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, chega às livrarias na segunda quinzena de março. A publicação tem ensaios de J. M. Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura de 2003, Wlamyra Albuquerque, professora de História do Brasil da Universidade Federal da Bahia, Claudius Ceccon, cartunista e arquiteto, Valeria Luiselli, escritora, entre outros. A serrote #37 está disponível na Loja do IMS (lojadoims.com.br).

 

Centro Cultural Fiesp

Mediação Cultural Virtual: série Os Destinos de Aguilar: A série “Os Destinos do Aguilar” é a primeira das atividades de mediação virtual do Centro Cultural Fiesp. Nos episódios é possível conhecer mais detalhes da vida e da obra do multiartista José Roberto Aguilar, grande foco da exposição “Destinos, O Homem Inventa o Homem”, por meio de um recorte de seus processos criativos e das linguagens pelas quais transitou dentro da arte contemporânea desde a década de 1950 até os dias de hoje. Durante a atividade com os mediadores, o público ainda será apresentado a algumas obras da mostra que está em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp (2020-2021).

Quando: 14 de março, 11h (domingo) | Onde: https://youtu.be/85wtoKFlQ94 e Instagram (@Centroculturalfiesp)

Conversa com Aguilar: Os mediadores culturais do Centro Cultural Fiesp conversam com o multiartista José Roberto Aguilar sobre seus 60 anos de atividade e as histórias e reflexões por trás das obras expostas na exposição Destinos, O Homem Inventa O Homem, em cartaz na Galeria de Arte do espaço. A live acontece no dia 18 de março, às 19h30, no canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp e ficará disponível nos canais da Paulista Cultural a partir do domingo, dia 21.
Onde:
www.youtube.com/c/CentroCulturalFiesp

 

Sesc Avenida Paulista

Lives #EmCasaComSesc: Shows musicais, peças de teatro, atividades para as crianças e espetáculos de danças pensados pra você se divertir sem sair de casa.

Dias e horários das lives: Música: terça, sexta e sábado, às 19h | Teatro: quarta e domingo, às 19h | Dança: quinta, às 19h | Crianças: sábado, às 15h | Onde: Instagram e YouTube @sescaovivo

Projeto “Poema a 3”: Experiência artística que envolve 30 artistas e une três campos da arte: a literatura, a música e o cinema. Um trabalho feito a muitas mãos, que começou em 29/1, resulta num conteúdo único e inédito a cada semana, com artistas diferentes, até o dia 2/4.

Quando: Até 2/4. Todas as sextas, às 18h. | Onde: Instagram e Facebook  @sescavpaulista; YouTube: @sescavenidapaulista

“Cozinha de Estar”: Pessoas da cena gastronômica abrem suas cozinhas para uma conversa sobre os processos, rituais e mobilizações em torno da alimentação. Os vídeos apresentam falas que provocam reflexões e ressignificam o ato de comer, potencializando a saúde, a comensalidade, as relações afetivas, valorizam a diversidade, a identidade da mesa brasileira, a origem e protagonismo de seus ingredientes, além de visar uma alimentação justa, equilibrada e saudável. Afinal, quando comemos, o que ingerimos junto com esse alimento? A chef Mari Sciotti, do restaurante Quincho, mãe do Théo e da Serena, fala sobre Cozinha e Maternidade. A cozinheira autodidata, Cafira Foz, do restaurante Fitó, conta as experiências e emoções de se trabalhar com uma equipe 100% formada por mulheres. No próximo sábado, dia 13/3, a chef Ieda de Matos, da Casa de Ieda, traz a Comida da Chapada Diamantina (BA), e fala sobre cozinha e empreendedorismo.

Onde: Instagram e Facebook @sescavpaulista; YouTube: @sescavenidapaulista

 

Casa das Rosas

Expresso Poesia com Guilherme Gontijo Flores: O museu convida poetas de diversas gerações para servirem doses altamente concentradas de poesia. Nesta edição, o projeto recebe o poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores. Em formato on-line, a performance está disponível no site e nas redes sociais da Paulista Cultural.

Quando: 17 de março, às 11h | Onde: https://www.paulistacultural.com.br/ / Facebook  e Instagram da Paulista Cultural

Centro de Apoio ao Escritor: Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, comenta e apresenta sugestões literárias em vídeos disponibilizados semanalmente.

Quando: 24 de março , 21 e 28 de abril,  às 11h | Onde: https://www.paulistacultural.com.br/

 

ITAÚ CULTURAL

Seminário arte Como Respiro: Qual é o papel da arte e da cultura para o bem-estar e a psique humana? Como a arte ajuda a enfrentar os desdobramentos implicados na sociedade, como o distanciamento social, neste um ano de pandemia? A partir desses questionamentos, o Itaú Cultural realiza de 16 a 18 de março (terça-feira a quinta-feira) o Seminário Arte como Respiro, voltado à relação da arte e da saúde mental. A proposta é analisar o ano que passou desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a situação de pandemia de covid-19 em 11 de março de 2020, assim como lançar perspectivas sobre o que está por vir. As conversas serão mediadas pelo psicanalista Christian Dunker, com uma temática e um convidado a cada encontro, que acontece ao vivo, sempre às 17h, no canal do Itaú Cultural no Youtube (www.youtube.com/itaucultural). No dia 16 (terça-feira), o ambientalista, escritor e ativista indígena Ailton Krenak aborda a Arte como Construção de Futuros Possíveis, enquanto no dia 17 o médico sanitarista e professor Gonzalo Vecina Neto debate sobre Como a Saúde Pode Ser Favorecida pela Arte e pela Cultura. A série de encontros encerra no dia 18 (quinta-feira), com o olhar sobre a arte e a cultura feito pela dramaturga, roteirista e atriz Dione Carlos.

Quando: De 16 a 18 de março, sempre às 17h | Onde: No canal do Itaú Cultural no Youtube (www.youtube.com/itaucultural) | Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: Livre | Com interpretação em Libras.

Aula Aberta, com Daniela Thomas e Felipe Tassara: O Itaú Cultural realiza no dia 23 de março (terça-feira), às 19h, em seu canal do Youtube (www.youtube.com/itaucultural), a primeira aula aberta do curso Entre a Caixa Preta e Cubo Branco – Panorama da Cenografia e da Expografia no Brasil, da Escola Itaú Cultural, voltado a qualquer profissional que deseja iniciar os estudos no campo da cenografia e da expografia. Intitulada Perspectivas: Entre a Caixa Preta e Cubo Branco, a aula é comandada pela cenógrafa e cineasta Daniela Thomas e pelo arquiteto Felipe Tassara, que, a partir de seus trabalhos, abordam questões como adversidades de escalas e de áreas de atuação no campo do teatro e das exposições. A proposta é aproximar e diferenciar os processos de projeto e criação da expografia e da cenografia, correlacionando-as. O encontro será mediado pela arquiteta e cenógrafa Carmela Rocha. O curso é uma das várias ações da Escola Itaú Cultural, plataforma de formação da organização, dando ênfase ao ensino remoto, com cursos de pós-graduação, de extensão e livres, em formato tanto autoformativo quanto mediado. Mais informações em escola.itaucultural.org.br. Com interpretação em Libras.

Quando: Dia 23 de março (terça-feira), às 19h | Onde: No canal do Itaú Cultural no Youtube (www.youtube.com/itaucultural)

 

Japan House São Paulo

Live: Mobilidade Urbana no Japão: como usufruir desta praticidade: A Japan House São Paulo realiza entre 16 de março e 15 de abril, o Ciclo de Palestras de Turismo para ampliar o conhecimento sobre as diferentes regiões do Japão e suas 47 províncias. No dia 18/03, às 19h, o encontro será em torno do tema  “Mobilidade Urbana no Japão: como usufruir desta praticidade”, destacando os diversos meios de transporte para locomoção e passeios no Japão (ônibus, metrô, táxi, trens comuns, trens-bala, trens turísticos e históricos), além dos passeios de barco, bicicleta e “Jinrikisha” (tipo de transporte bem tradicional no Japão), entre outros. Entre os convidados para debater o assunto, estarão o influencer Leandro Doi, contando sobre a diversidade e a mobilidade nas principais cidades do Japão, e dando dicas preciosas para turistas, além de Mami Fumioka, vice-presidente da agência Quickly Travel JTB Group, reforçando aspectos importantes sobre o tema e oferecendo dicas sobre os trens japoneses.

Live: Mobilidade Urbana no Japão: como usufruir desta praticidade

Quando: 18 de março, às 19h (quinta-feira) | Onde: https://www.youtube.com/japanhousesp

Clube de Leitura Japan House São Paulo: No dia 25, às 19h, a instituição realiza seu Clube de Leitura com o livro “Relatos de um gato viajante – de Hiro Arikawa”. A obra traz a história sobre o gato Nan, que viaja pelo Japão ao lado de seu dono, sem entender o motivo de sua viagem e, juntos, desbravam grandes aventuras pelo caminho, em um texto emocionante e divertido. Com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, os encontros do clube trazem livros traduzidos diretamente do japonês para o português, ampliando o acesso dos brasileiros a este universo literário.

Quando: 25 de março, às 19h (Quinta-feira) | Onde: Zoom | Inscrições obrigatórias: bit.ly/3qgUSYq

 

INSTITUIÇÕES DO Governo do Estado TAMBÉM APRESENTAM ATIVIDADES ONLINE

Espaços e atividades culturais do Governo do Estado, como museus, bibliotecas, centros culturais, cinemas, casas de show e teatros, que também estão fechados ao público, devem permanecer realizando apenas programação virtual, em princípio, até 30 de março. Para conhecer todo o roteiro cultural do Estado, acesse o site https://www.cultura.sp.gov.br/ ou a plataforma #CulturaEmCasa: www.culturaemcasa.com.br.

Confira algumas atividades online para aproveitar em casa:

Virada SP Online de Sertãozinho: Neste sábado, 13 de março, a plataforma #CulturaEmCasa transmite a 9ª #ViradaSPOnline de 2021. O evento, realizado em parceria com a cidade de Sertãozinho, vai apresentar ao público a diversidade cultural da cidade por meio de diversas atrações que poderão ser conferidas a partir das 12h até à 0h. Ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso serão realizados os shows do músico Erik Escobar, da cantora Mariana Aydar, da cantora e compositora Céu e da compositora Alzira E. O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

São Paulo Companhia de Dança (SPCD): O balet da SPCD traz no dia 19/3, às 18h, o espetáculo gravado em 2020 “Obra à la Carte – Gala Clássica”, com versões criadas especialmente para a SPCD de trechos de balés como Grand Pas de Quatre, La Esmeralda, Giselle, Paquita e A Bela Adormecida, além de uma nova obra intitulada Bagatelle. Acesse: https://www.youtube.com/user/AudiovisualSPCD.

Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos: Para a criançada aproveitar o momento em família, a tradicional contação de histórias para incentivar a leitura e o desenvolvimento criativo, ”Lê no Ninho”, das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos é uma das opções. A atividade está na quarta temporada, com vídeos focados no livro infantil, trazendo luz aos autores com ilustrações e informações para toda família. Acontece aos domingos 14, 21 e 28 de março, às 11h, pelo Facebook das duas Bibliotecas BSP e BVL.

Biblioteca Parque Villa-Lobos: No dia 22/3, das 19h às 20h, haverá o bate-papo ”Segundas Intenções”, com Edney Silvestre, escritor, jornalista e dramaturgo ganhador do prêmio Jabuti e São Paulo de Literatura, ambos em 2019, pelo romance “Se eu fechar os olhos agora”. O encontro virtual será pelo Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos e terá mediação de Manuel da Costa Pinto, que também é jornalista, escritor e crítico literário.

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo: Para quem quer estar mais atualizado com o universo livreiro, o SISEB está com inscrições abertas para cursos online e gratuitos neste mês. São eles: Curso A Arte da Fala – sobre silêncios, escutas, dizeres, nos dias 16 e 18/3, das 15h às 17h30; Webinar Marketing em mídias sociais para bibliotecas – um olhar sobre o digital, no dia 25/3, das 15h às 17h, ministrado por Mayara Cabral; Bibliotecas digitais: acervos, plataformas e direitos autorais, no dia 30/3, das 15h às 17h. As vagas são limitadas e, para mais informações, acesse o site: www.siseb.sp.gov.br/agenda/ .

Casa Mário de Andrade: Exposição “Morada do Coração Perdido”, na Casa Mário de Andrade, revela a residência do autor e pode ser conferida no site do espaço: https://casamariodeandrade.org.br/morada-coracao-perdido/#nicho2

Casa Guilherme de Almeida: O acervo do museu Casa Guilherme de Almeida também está disponível por tour virtual : https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/museu/visita-virtual.php e faz parte do Google Art Project https://artsandculture.google.com/partner/casa-guilherme-de-almeida. Dessa forma, possibilita uma visita virtual em todos os ambientes do museu

Catavento: No Catavento a dica são as exposições “Memória Catavento” https://artsandculture.google.com/exhibit/mem%C3%B3ria-catavento/GgISGO7C2FJ-KQ. , que resgata a história do museu em seus quase 12 anos de existência, e “Paisagens do Universo”, que traz informações sobre os planetas https://artsandculture.google.com/exhibit/paisagens-do-universo/JwJyIUhr_ywLKA

Memorial da Resistência de São Paulo: A exposição de longa duração do Memorial da Resistência é composta pelo que restou do espaço carcerário do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país. Em formato de vídeo, a visita educativa à exposição apresenta o histórico do edifício e realiza um passeio pelo espaço que é hoje musealizado, formado por 4 celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1nAKa3PMwWs&t=234s

Museu da Imagem e do Som (MIS-SP): Em parceria com o Google Arts & Culture, o MIS possui 5 exposições exclusivas do acervo (fotografias que constam da coleção do nosso Acervo) gratuitas. Acesse: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual

MIS Experience: A versão digital da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio, do MIS Experience, está com ingressos gratuitos até 28 de março. Uma das seções de maior sucesso da exposição, “Segredos de Mona Lisa”, apresenta uma análise científica da pintura mais famosa do mundo realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte. Acesse: www.exposicaodavinci500anos.com.br

Museu Afro Brasil: O espaço possui 11 exposições virtuais sobre o acervo, que abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Acesse: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

Museu da Casa Brasileira: A mostra “Uma reflexão sobre o habitat na pandemia” apresenta trabalhos de grandes artistas. Todas as obras foram criadas em audiovisual e também representaram o Brasil na semana de design holandês – DDW, em outubro de 2020 (única mostra brasileira do evento). Acesse: https://www.youtube.com/playlistlist=PLxzxgereCuri6c2AqnDANwZFtzhCSUlQn. Público pode conferir também ‘Casas do Brasil: Conexões Paulistanas’, em uma visita virtual sob o olhar do fotógrafo Marcos Freire em 94 subdistritos paulistanos e ainda apresenta curiosidades sobre a realização. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=hU95JSIuhrM&t=100s

Museu da Diversidade Sexual: Já o Museu da Diversidade Sexual traz a primeira parte da exposição “Queerentena”, que reúne trabalhos que apresentam questionamentos e inquietudes sobre olhar e pensar sobre si no atual período de reclusão. Estar em trânsito da margem, espaço de privação e resistência, para o centro possibilita uma maneira peculiar LGBTQI+ de compreender e sobreviver à realidade. Acesse: https://artsandculture.google.com/story/ogVBSUtYsMbBOw?hl=pt-br. Aproveita e confira também “O Orgulho Ocupa a Rua”: https://artsandculture.google.com/story/3AXRpaSRRD5uUw?hl=pt-br

Museu de Arte Sacra: A mostra “Imagens de Roca e de Vestir” com 37 obras do acervo do MAS/SP bem como da Arquidiocese de Sorocaba, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Catedral Metropolitana de São Paulo, Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e da coleção Jack Luna, é uma excelente programação para quem gosta de arte sacra e moda. Acesse: https://youtu.be/QeAsVwBVezg

Museu do Futebol: No Museu do Futebol “Mulheres, desobediência e resiliência” que aborda o decreto-lei de 14 de abril, que proibiu as mulheres brasileiras de jogarem certas modalidades que eram consideradas “incompatíveis” com o corpo feminino – o futebol entre elas – completa 80 anos. Disponível no Google Arts & Culture, conta as histórias de resistência daquelas mulheres que deram um jeito de seguir jogando bola. Acesse: https://artsandculture.google.com/exhibit/mulheres-desobedi%C3%AAncia-e-resili%C3%AAncia/6wLC5AmNJU9-Jw

Pinacoteca de São Paulo: Quem deseja conhecer um pouco mais da coleção e acervo da Pina, esse é o momento de fazer o tour virtual. Acesse: https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/ . Para quem ainda não conferiu a mostra dos artistas OSGEMEOS ou quer conferir uma visita guiada em vídeo direcionada para educadores apresentando a exposição “OSGEMEOS: Segredo”, confira: https://www.youtube.com/watch?v=_fRTGMnZ3xk

Museu Casa de Portinari (Brodowski/SP): Já que não dá para conhecer ou rever o Museu do mestre Portinari, em Brodowski, que tal dar aquela espiada na exposição virtual “Pôr do Sol de Brodowski”, que traz à cena o céu da cidade, que acompanhou Portinari em toda a sua existência, sob o olhar do fotógrafo Leandro Lé: https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicao-pordosol-de-brodowski/

Museu do Café (Santos/SP): Aos amantes do café, a dica é a mostra “Design Espresso”, realizada em parceria com o Museo della Macchina per Caffè (MUMAC), sediado em Milão, a exposição virtual retrata as transformações técnicas e estéticas pelas quais esses utensílios passaram desde sua origem, até a década de 1970. Acesse: https://artsandculture.google.com/exhibit/design-espresso/hgLiplh4OeKBJg. A outra opção é a “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, com falas de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região – e as suas similaridades em relação aos costumes brasileiros, confira: https://artsandculture.google.com/exhibit/caf%C3%A9-%C3%A1rabe-um-s%C3%ADmbolo-de-generosidade/swLytbyhVrheKw

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão/SP): A exposição “Olhares de (re)existência” parte do processo criativo que levou os participantes a investigarem as emoções e os sentimentos vivenciados criando novo significado no encontro com o coletivo. Confira o olhar do fotógrafo Jonathan Bulho nesta mostra: https://www.museufelicialeirner.org.br/exposicao-olhares-de-re-existencia/. Outra dica é “Céus de Felícia”, do fotógrafo Rafael Manfrini Rega com paisagens naturais do Museu e seu entorno: https://www.museufelicialeirner.org.br/exposicao/ceus-de-felicia/ ou ainda um tour virtual pelo Museu: https://www.museufelicialeirner.org.br/visita-virtual/

Museu Índia Vanuíre (Tupã/SP): O Museu Índia Vanuíre traz a mostra “Ancestralidade, cultura e tradições em tempos de pandemia”, que convida o público a conhecer os modos de viver, saber e cuidar dos povos indígenas Kaingang, Krenak, Terena e Guaraní Nhandewa, habitantes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, todas localizadas no Oeste paulista, bem como as expressões de suas culturas na contemporaneidade. Acesse: https://museuindiavanuire.org.br/ancestralidade-cultura-e-tradicoes-em-tempos-de-pandemia/ . Para conhecer um pouco da cultura indígena a dica é a mostra “A dança como representação das culturas indígenas”, realizada em parceria com Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuire: https://museuindiavanuire.org.br/a-danca-como-representacao-da-cultura-kaingang-na-terra-indigena-vanuire/ e um tour pelo espaço museológico: https://museuindiavanuire.org.br/visite-o-museu/visita-virtual/

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …