Colecionador bilionário abrirá um museu de arte contemporânea em Paris no próximo ano

La bourse de commerce de Paris. Chantier Collection Pinault, Paris. Le voile de béton du silo central avec la fresque restaurée. Tadao Ando architecte 25/09/2019 L'installation et la présentation d'un partie des collections d'art de Pinault, gérées par la fondation se fera en 2019. Les architectes retenus sont Tadao Ando (japonais), qui a travaillé au Palais Grassi et a La Douane, les deux sites venitiens de la fondation; Pierre-Antoine Gatier, architecte en chef des monuments historiques ; Lucie Niney et Thibault Marca. ©Patrick Tournebœuf/Tendance Floue pour la collection Pinault, Paris.

O colecionador de arte bilionário francês François Pinault anunciou que seu museu de arte contemporânea de US$ 170 milhões em Paris está programado para abrir em junho de 2020, perto do Louvre e do Centre Pompidou. A Coleção Bourse de Commerce – Pinault ficará alojada na antiga bolsa de valores da cidade, em um prédio projetado pelo arquiteto Tadao Ando, vencedor do prêmio Pritzker, e será a sede de dez exposições por ano da coleção de Pinault.

Os planos para o local foram relatados anteriormente para abranger mais de 3 mil metros quadrados de espaço para exposições, um teatro e um auditório. No início deste ano, Pinault disse que deseja que o museu complemente as instituições de arte existentes em Paris e que ele colabore com o Centre Pompidou em um programa que ocorrerá simultaneamente em ambos os locais em 2020.

Nos últimos quinze anos, Pinault, de 83 anos – cuja empresa de conglomerados de luxo Kering possui marcas como Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta, Alexander McQueen e Balenciaga – abriu os museus de arte contemporânea Palazzo Grassi (em 2006) e Punta della Dogana (em 2009) em Veneza. A Pinault também é dono da Artemis S.A., que controla a Christie’s.

O empresário coleciona há mais de quarenta anos e seu acervo, composto por cerca de cinco mil obras, inclui trabalhos de Cindy Sherman, Albert Oehlen, Jeff Koons, Damien Hirst e Louise Bourgeois. Ele já realizou grandes exposições de grande sucesso de obras de Hirst, Oehlen e Sigmar Polke.

 

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …