CIRCULAR – Arte na Praça Adolpho Bloch inaugura 4ª edição do projeto

Janaina Mello Landini

O projeto Arte na Praça Adolpho Bloch, idealizado e realizado pela Farah Service, empresa de melhorias urbanas mais importante do país, chega à sua quarta edição em um momento bastante desafiador e por isso mesmo com uma importância ainda maior. Não só a classe artística, mas o público em geral, estão sedentos por expressar e consumir artes respectivamente. Desta vez, a Circular, que se consolida como uma opção de entretenimento cultural de qualidade, ao ar livre e gratuita, foi batizada de “Orgânico”. Marc Pottier, curador da mostra desde sua primeira edição, escalou novos artistas que vão somar ao acervo permanente da Praça que inclui obras de Ciro Schu – Claudia Jaguaribe – Delphine Araxi Sanoian – Douglas White – Hugo França – Lucas Dupin – Oskar Metsavaht e Verena Smit.

Os convidados da 4ª edição são Anna Guilhermina – Janaina Mello Landini – Juan Parada – Maria Fernanda Paes de Barros & Txahamehé Pataxó & Kuyawalu Aweti & Kulikyrda Mehinaku – Nathalie Nery – Pedro França – Renata Vale – Ursula Tautz e Vanderlei Lopes.

Por definição, um produto “orgânico” é um produto vindo da agricultura biológica, mas hoje tudo é orgânico. “A relação dos artistas com a natureza e a floresta tem se tornado um tema recorrente. Um número cada vez maior de obras procura expressar emoções positivas ou negativas causadas pelo atual estado do meio ambiente, arriscando-se inclusive na proposição de um conceito de coexistência harmônica. Com isso em mente, a 4ª edição do projeto da Circular – Arte na Praça Adolpho Bloch busca introduzir tal discussão e democratizar seu alcance por meio de obras de artistas brasileiros”, explica o curador Marc Pottier.

Renata Vale

ENTRE AS NOVAS OBRAS

Com olhar voltado à natureza, Anna Guilhermina apresenta a Enorme Beleza do Invisível, que consiste em duas metades de troncos de árvores que serão sobrepostos um ao outro, cujas raízes e caules ficam aparentes para o observador.

Janaina Mello Landini, traz as Ciclotramas 231 (palavra inventada por ela, fruto da pesquisa que desenvolve desde 2010); a ideia principal da artista é chegar a uma simplicidade essencial entre o processo de pensamento expandido e as temáticas que lhe afetam.

O Respirador, de Juan Parada, permite um passeio de fato por dentro da obra, experimentando a transição de um ambiente a outro. No interior da escultura, repleta de plantas, o espectador percebe o trabalho com o próprio corpo, sente a diferença de acústica e temperatura, se desloca de maneira sensível e é estimulado a ativar outros sentidos para perceber a obra em sua plenitude.
A instalação de Ursula Tuatz, Frestas Por Onde Muros Escoam, pretende reforçar a ideia da impossibilidade de conter o curso dos acontecimentos. Construída a céu aberto e, exposta ao sol e chuva, a obra se transformará no decorrer do tempo a seu bel prazer.

Revitalização de espaços públicos, em especial de áreas verdes, é um dos principais atributos da Farah Service que tem como premissa integrar, de maneira leve, interessante e de alguma forma ligada à cultura, educação ou lazer, a comunidade ao meio que ela habita, seu bairro e lugares que frequenta. Isso em toda a cidade. “Nos dá uma satisfação imensa ver projetos como o ‘Arte na Praça’, chegar à sua quarta edição. A Farah trabalha muito para implantar melhorias nos espaços urbanos que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas na cidade.” Conta Michel, fundador da Farah, que tem hoje sob sua gestão mais 200 praças e áreas verdes, além da Ciclovia da Marginal Pinheiros e o Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …