Circuito Urbano de Arte denuncia racismo em inquérito policial

Deus é mãe

O CURA – Circuito Urbano de Arte, de Minas Gerais, denunciou em suas redes sociais que suas organizadoras e mais 5 artistas convidadas da edição 2020, foram incluídos criminalmente em inquérito da Polícia Civil que investiga a ocorrência de crime contra o meio ambiente. O motivo: uma das empenas da coleção do festival CURA. Se condenadas, podemos todos pegar até 4 anos de prisão.

A obra ‘criminosa’, segundo a Polícia Civil, é o maior mural em empena do Brasil, criado pelo artista Robinho Santana (Diadema/SP) durante a 5a edição do festival em 2020. A obra de arte contou com a colaboração dos artistas de BH Poter, Lmb, Bani, Tek e Zoto, a convite do CURA e do artista. Os convidados fizeram uma intervenção artística na obra utilizando caligrafia na estética do pixo.

Segundo a postagem feita pelo festival, “O mural ‘Deus é mãe’, de quase 2.000m2, já se tornou patrimônio da cidade. A imagem da mãe negra carregando um filho no colo e levando o outro pelas mãos emociona quem passa pelo hipercentro da cidade e é novo cartão postal da cidade, local clássico de fotografia de diversas famílias. O painel saiu ovacionado nas principais mídias nacionais. O vídeo que mostra a intervenção dos artistas convidados, exibindo detalhes da caligrafia como o trecho de música do rapper mineiro Djonga, tem quase 2 milhões de visualizações. É notório o reconhecimento artístico da obra e seu sucesso”.

As organizadoras que assinam a postagem denunciam o processo como uma “investigação ilegal e racista que criminaliza artistas periféricos e a própria arte urbana e que quer determinar arbitrariamente o que é ou não é arte” e informam que Entraram com pedido no Judiciário para obter o trancamento da investigação.

Esta é a segunda vez que uma obra do evento é atacada. Em novembro de 2020, um único morador, entre 55 condôminos a favor, entrou com ação judicial pedindo que obra da artista Criola fosse apagada do prédio em que mora no Centro de Belo Horizonte. A obra em questão, intitulada “Híbrida Ancestral – Guardiã Brasileira”, retrata uma mulher preta com uma cobra coral e um útero. Em seu trabalho a artista quis mostrar “um caminho interno de honra às mulheres e seu sangue sagrado, de honra ao povo preto e aos povos originários brasileiros e seus descendentes como legítimos guardiões dos portais da espiritualidade que sustentam o nosso país”.

Híbrida Ancestral – Guardiã Brasileira

É importante ressaltar que o CURA é o maior festival de arte pública de Minas Gerais e, em 2017, presenteou Belo Horizonte com seu primeiro festival de pintura em empenas, criando o único mirante de arte urbana do mundo. Da rua Sapucaí, é possível contemplar todas as obras realizadas no hipercentro.

Compartilhar:
Notícias - 03/03/2021

Chega ao mercado a galeria de arte colaborativa GC36

Com o slogan “Arte é para todos” e “Compre de artistas vivos”, chega ao mercado, a fim de contribuir com …

Notícias - 03/03/2021

Fundação Iberê exibe documentário sobre a construção da instituição

No dia 3 de março, a Fundação Iberê lança em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCx1TlUamEDhS9QUyVRDW9wA) o documentário “Mestres em Obra”, …

Notícias - 03/03/2021

Festival "Durante," abre convocatória para artistas da performance

Depois de dez edições presenciais, o festival “Durante,” acontece em formato totalmente online, reunindo, além das performances, duas mesas de …

Notícias - 02/03/2021

‘Mãos gigantes’ se unem nas ruas do Rio de Janeiro

As “mãos gigantes” – obras de mais de 2 metros de altura em fibra de vidro que ocupam 10 pontos …

Notícias - 02/03/2021

Filme reflete sobre produção de Torquato Neto como atravessamento das artes visuais

O documentário “Torquato Imagem da Incompletude”, que vai estrear no canal Curta! no dia 7 de abril, privilegia a última …

Notícias - 25/02/2021

Carlos Bracher fará retrato ao vivo e à distância com exibição online

Dando continuidade ao projeto Ateliê Casa Bracher, no dia 27 de fevereiro, o pintor mineiro Carlos Bracher fará uma pintura …

Notícias - 25/02/2021

ArtRio abre inscrições para edição 2021

A ArtRio confirma sua 11ª edição, em 2021, e abre inscrições para as galerias nacionais e internacionais que desejarem participar …

Notícias - 24/02/2021

Obras de artistas contemporâneos estão com valores especiais em ação da ABACT

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) começa o ano com uma oportunidade única para colecionadores e amantes de arte …

Notícias - 24/02/2021

Obras de arte de Edvard Munch ganham novo museu em Oslo

A primavera foi uma fonte recorrente de inspiração para Edvard Munch, e agora a estação marca um começo especialmente novo …

Notícias - 24/02/2021

O Realismo Mágico em exposição do Georgia Museum of Art

Há muito obscurecido pela ascensão do expressionismo abstrato na década de 1950, o realismo mágico está em alta novamente. O …

Notícias - 24/02/2021

Desenhos não publicados de Dalí lançam luz sobre as conexões dos surrealistas com obras de antigos mestres

Uma nova pesquisa revelou uma estreita ligação entre Salvador Dalí e Leonardo da Vinci. De acordo com um relatório do …

Notícias - 23/02/2021

Série do Inhotim mostra os bastidores do restauro de obra de Hélio Oiticica

Um episódio especial da série Bastidores, do Inhotim, entrou no ar no último sábado, dia 20. Nele, você fica sabendo …