Christo, o artista búlgaro que cativou o público em todo o mundo por mais de cinco décadas, com enormes instalações de arte pública, morreu. Um representante do estúdio do artista disse que ele estava em sua casa na cidade de Nova York quando morreu de causas naturais na manhã de domingo 31/05/2020.
RELEMBRE AQUI a entrevista que o artista cedeu à DASartes, juntamente com sua esposa e companheira de trabalho Jeanne-Claude.
“Christo viveu sua vida ao máximo, não apenas sonhando com o que parecia impossível, mas percebendo isso”, dizia uma declaração do estúdio. Juntamente com sua falecida esposa e colaboradora, Jeanne-Claude, Christo criou obras de arte que “aproximavam as pessoas em experiências compartilhadas em todo o mundo, e seu trabalho permanece em nossos corações e memórias”.
Juntos, ele e Jeanne-Claude embrulharam o Pont Neuf em Paris e o Reichstag em Berlim; instalaram 7.503 portões com painéis de nylon cor de açafrão no Central Park; e cercaram 11 ilhas na Baía de Biscayne, Miami, com tecido colorido Pepto-Bismol. Ele costumava gostar de lembrar às pessoas que essas intervenções mágicas temporárias eram o produto de algumas décadas de trabalho sem glamour. Enquanto ele e Jeanne-Claude concluíram 23 projetos juntos por mais de 50 anos, eles foram impedidos de realizar mais de 47.

Christo e Jeanne-Claude durante a obra de arte The Gates , Central Park, Nova York (2005). Foto de Wolfgang Volz, © Christo, 2005.
Depois que sua esposa morreu de um aneurisma cerebral em 2009, Christo continuou trabalhando para mudar essa proporção. Um de seus planos de longa data – embrulhar o Arco do Triunfo em Paris, originalmente proposto em 1962 – estava prestes a ser concluído pouco antes de sua morte. O Arco do Triunfo, Wrapped, deve ser realizado em setembro de 2021, após um atraso de um ano causado pela atual situação de saúde pública. O estúdio de Christo confirmou que o projeto “ainda está em andamento”, observando que a dupla “sempre deixou claro que suas obras de arte em andamento continuariam após a morte”.
Christo Vladimirov Javacheff nasceu em Gabrovo, Bulgária, em 1935. Estudou na Academia Nacional de Arte do país antes de fugir de seu governo comunista, infiltrando-se em um vagão de carga para a Europa Ocidental. Após passagens por Viena e Suíça, ele chegou a Paris em 1958, onde viveu pintando retratos de socialites enquanto criava pequenos objetos embrulhados com tecido e barbante em particular.
Sua trajetória mudou quando ele conheceu Jeanne-Claude Denat de Guillebon, que o ajudou a realizar projetos mais ambiciosos fora da galeria e do espaço do estúdio. Em 1961, a dupla criou sua primeira obra de arte ambiental temporária ao ar livre, uma pilha de barris de óleo empilhados e rolos de papel industrial coberto de lona instalados no porto de Colônia. A escultura resultante parecia humanizar as pilhas, como se elas estivessem tentando visivelmente tornar-se invisíveis, cobrindo-se com um lençol.

Christo e Jeanne-Claude, Dockside Packages, Porto de Colônia (1961). Foto: Stefan Wewerka. © 1961 Christo.
Em uma entrevista à Artnet News publicada em março, Christo disse que muitos de seus projetos foram definidos pela experiência de ser um nômade e um refugiado. “O pano é o elemento principal para traduzir isso”, disse ele. “Os projetos têm muitas partes resistentes, mas o tecido é muito rápido de instalar, como as tendas de beduínos em tribos nômades.”
Os projetos da dupla tornaram-se ainda maiores depois que se mudaram para Nova York em 1964. Décadas depois, The Gates, que foi instalado no Central Park em 2005 e que o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg chamou de “um dos projetos de arte pública mais interessantes de todos os tempos em qualquer lugar do mundo”, os tornou famosos além dos limites do mundo da arte.

Christo e Jeanne-Claude, fotografia documental da Surrounded Islands Biscayne Bay, Grande Miami, Flórida (1980-83). Foto: Wolfgang Volz © Christo 1983.
Embora Christo às vezes estivesse associado a movimentos como Novo Realismo e Land Art, ele preferia não estar vinculado a nenhum grupo mais amplo, ou mesmo a um meio específico. Para ele, a definição de arte era abrangente. Os detalhes do tecido que ele usou – onde foi fabricado, a contagem de fios, a história do matiz – foram tão importantes quanto os obstáculos burocráticos pelos quais ele passou e as longas declarações de impacto ambiental que ele e sua equipe reuniam para obter aprovação. “A obra de arte é revelada através do processo de obtenção de permissão”, disse ele na entrevista de março.
Ao longo dos anos, Christo se opôs a ambientalistas que insistiam em que alguns de seus projetos – como Over the River, seu plano abandonado de flutuar 42 milhas de tecido prateado acima do rio Arkansas – danificariam permanentemente a vida selvagem local. Algumas obras também resultaram em desastres: duas pessoas morreram enquanto interagiam com o projeto The Umbrellas, de 1991 (uma mulher da Califórnia morreu quando um guarda-chuva voou de sua base; um trabalhador no Japão foi eletrocutado durante a desinstalação).
Christo e Jeanne-Claude recusaram-se a trabalhar em comissão, vender sua arte pública ou aceitar dinheiro diretamente para um projeto público, optando por financiá-lo de forma independente através da venda de desenhos preparatórios, maquetes e outros trabalhos menores. (“Sou marxista educado”, disse Christo à Artnet News. “Utilizo o sistema capitalista até o fim. É econômico, inteligente e é estúpido não fazê-lo.”)

Os visitantes lotaram os Cais Flutuantes de Christo (2016). Foto: MARCO BERTORELLO / AFP / Getty Images.
Ele era conhecido como um falador rápido, um gesticulador selvagem e um defensor de detalhes. (Em uma peculiaridade reveladora, ele e o site extremamente detalhado de Jeanne-Claude têm três subseções na página “Sobre” : “Vida e obra”, “Perguntas frequentes” e “Erros mais comuns”.) Mas a mágica do trabalho de Christo veio quando toda essa papelada, engenharia e preparação resultaria em um produto acabado com o qual o público poderia se envolver, tirando os sapatos para caminhar ao longo dos Cais Flutuantes, que ele montou no lago Iseo, na Itália, em 2016, ou sentindo o vento em seus cabelos como eles caminharam sob a cortina de açafrão criada por The Gates, em 2005.
“Todos os nossos projetos são totalmente irracionais, totalmente inúteis. Ninguém precisa deles. O mundo pode viver sem eles. Eles existem no seu tempo, impossíveis de repetir ”, disse ele em março, repetindo um refrão comum que empregava em entrevistas há anos. “Esse é o poder deles, porque eles não podem ser comprados, não podem ser possuídos … Eles não podem ser vistos novamente.”
Fonte e tradução: Artnet News