Christie’s vende fotos de missões da NASA

A Christie’s está oferecendo aos entusiastas do espaço sideral a chance de possuir um pedaço de história com sua nova venda online “Voyage to Another World”, que apresenta mais de 2.000 fotografias da coleção do colecionador Victor Martin-Malburet. Os 700 lotes oferecidos documentam a era de ouro da NASA, datando do final dos anos 1940 até a década de 1970, e as realizações marcantes do programa espacial americano.

Martin-Malburet teve um primeiro contato com esse universo ainda adolescente, quando acompanhou seu pai, um colecionador e especialista em pintura, a uma loja de artigos espaciais. As imagens de outro mundo da topografia lunar e dos astronautas flutuando na via láctea encantaram o menino e, anos depois, ele passou a acumular um monte de fotos para si mesmo.

“Eu tinha estudado matemática e física na universidade, e queria de alguma forma borrar a fronteira arte-ciência”, disse Martin-Malburet em uma entrevista publicada no site da casa de leilões. “Pensei em algo que meu pai sempre dizia sobre colecionar arte: procurar o perturbador”, continuou ele, “nenhum momento histórico poderia ser mais perturbador do que o curto interlúdio quando as pessoas deixaram este planeta e foram para outro mundo.”.

A partir daí, Martin-Malburet começou a contar uma história mais completa de exploração e realização espacial, além do que a mídia alimentou ao público, casando notas de arquivo e transcrições da NASA com a própria fotografia dos astronautas, marcando a hora exata e o lugar onde cada imagem foi tirada (que a própria NASA não documentou).

Entre os trabalhos oferecidos está a única fotografia de Neil Armstrong na Lua, que a própria NASA nem percebeu que existia, por cerca de £ 30.000-50.000 (US $ 37.800-63.000). Há também fotografias oficiais dos astronautas, do Presidente Kennedy assistindo ao lançamento espacial, uma foto de Laika, o cão, que a URSS enviou como o primeiro animal a orbitar a Terra em 1957, e uma selfie de Buzz Aldrin.

Em 2019, uma série de vendas relacionadas ao espaço ocorreu para coincidir com o aniversário da missão Apollo 11, e embora alguns tenham encontrado sucesso, o leilão “Um Salto Gigante” da Christie não conseguiu encontrar um licitante para seu lote estelar, o Livro da Linha do Tempo da Apollo 11 LM documentando a missão.

“Voyage to Another World: The Victor Martin-Malburet Photograph Collection” é apresentada em duas partes online até 19 de novembro.

 

FONTE: Artnet

Compartilhar:
Notícias - 24/11/2020

Escavação revela restos preservados de homens envoltos em cinzas vulcânicas

Arqueólogos da cidade romana de Pompéia recorreram a uma técnica centenária para conservar os corpos de dois homens recentemente desenterrados …

Notícias - 24/11/2020

Desenho recém-descoberto é um verdadeiro da Vinci, afirma especialista

Um desenho que esteve em uma coleção privada por anos foi atribuído a Leonardo da Vinci. O jornal italiano La …

Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …

Notícias - 18/11/2020

Art Basel Hong Kong adiada dois meses por causa de Covid-19

A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong — aguardada como a primeira feira presencial a ser realizada pela …

Notícias - 18/11/2020

Eduardo Kac fala de sua produção em painel do Instituto Cisneros do MoMA

O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu …

Notícias - 17/11/2020

Festival Novas Frequências comemora 10 anos

A 10ª edição do Festival Novas Frequências, considerado o principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, irá acontecer …

Notícias - 17/11/2020

Arquiteto negro ganha escultura afro-futurista em São Paulo para o Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entrega à cidade, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma …

Notícias - 17/11/2020

Uma rixa familiar e a obra-prima de Botticelli que desapareceu

É uma obra-prima do Renascimento Italiano retratando uma das imagens mais célebres da civilização. Supostamente propriedade de Imelda Marcos, Madonna …