A Christie’s está oferecendo aos entusiastas do espaço sideral a chance de possuir um pedaço de história com sua nova venda online “Voyage to Another World”, que apresenta mais de 2.000 fotografias da coleção do colecionador Victor Martin-Malburet. Os 700 lotes oferecidos documentam a era de ouro da NASA, datando do final dos anos 1940 até a década de 1970, e as realizações marcantes do programa espacial americano.
Martin-Malburet teve um primeiro contato com esse universo ainda adolescente, quando acompanhou seu pai, um colecionador e especialista em pintura, a uma loja de artigos espaciais. As imagens de outro mundo da topografia lunar e dos astronautas flutuando na via láctea encantaram o menino e, anos depois, ele passou a acumular um monte de fotos para si mesmo.
“Eu tinha estudado matemática e física na universidade, e queria de alguma forma borrar a fronteira arte-ciência”, disse Martin-Malburet em uma entrevista publicada no site da casa de leilões. “Pensei em algo que meu pai sempre dizia sobre colecionar arte: procurar o perturbador”, continuou ele, “nenhum momento histórico poderia ser mais perturbador do que o curto interlúdio quando as pessoas deixaram este planeta e foram para outro mundo.”.
A partir daí, Martin-Malburet começou a contar uma história mais completa de exploração e realização espacial, além do que a mídia alimentou ao público, casando notas de arquivo e transcrições da NASA com a própria fotografia dos astronautas, marcando a hora exata e o lugar onde cada imagem foi tirada (que a própria NASA não documentou).
Entre os trabalhos oferecidos está a única fotografia de Neil Armstrong na Lua, que a própria NASA nem percebeu que existia, por cerca de £ 30.000-50.000 (US $ 37.800-63.000). Há também fotografias oficiais dos astronautas, do Presidente Kennedy assistindo ao lançamento espacial, uma foto de Laika, o cão, que a URSS enviou como o primeiro animal a orbitar a Terra em 1957, e uma selfie de Buzz Aldrin.
Em 2019, uma série de vendas relacionadas ao espaço ocorreu para coincidir com o aniversário da missão Apollo 11, e embora alguns tenham encontrado sucesso, o leilão “Um Salto Gigante” da Christie não conseguiu encontrar um licitante para seu lote estelar, o Livro da Linha do Tempo da Apollo 11 LM documentando a missão.
“Voyage to Another World: The Victor Martin-Malburet Photograph Collection” é apresentada em duas partes online até 19 de novembro.
FONTE: Artnet