Christie’s vende fotos de missões da NASA

A Christie’s está oferecendo aos entusiastas do espaço sideral a chance de possuir um pedaço de história com sua nova venda online “Voyage to Another World”, que apresenta mais de 2.000 fotografias da coleção do colecionador Victor Martin-Malburet. Os 700 lotes oferecidos documentam a era de ouro da NASA, datando do final dos anos 1940 até a década de 1970, e as realizações marcantes do programa espacial americano.

Martin-Malburet teve um primeiro contato com esse universo ainda adolescente, quando acompanhou seu pai, um colecionador e especialista em pintura, a uma loja de artigos espaciais. As imagens de outro mundo da topografia lunar e dos astronautas flutuando na via láctea encantaram o menino e, anos depois, ele passou a acumular um monte de fotos para si mesmo.

“Eu tinha estudado matemática e física na universidade, e queria de alguma forma borrar a fronteira arte-ciência”, disse Martin-Malburet em uma entrevista publicada no site da casa de leilões. “Pensei em algo que meu pai sempre dizia sobre colecionar arte: procurar o perturbador”, continuou ele, “nenhum momento histórico poderia ser mais perturbador do que o curto interlúdio quando as pessoas deixaram este planeta e foram para outro mundo.”.

A partir daí, Martin-Malburet começou a contar uma história mais completa de exploração e realização espacial, além do que a mídia alimentou ao público, casando notas de arquivo e transcrições da NASA com a própria fotografia dos astronautas, marcando a hora exata e o lugar onde cada imagem foi tirada (que a própria NASA não documentou).

Entre os trabalhos oferecidos está a única fotografia de Neil Armstrong na Lua, que a própria NASA nem percebeu que existia, por cerca de £ 30.000-50.000 (US $ 37.800-63.000). Há também fotografias oficiais dos astronautas, do Presidente Kennedy assistindo ao lançamento espacial, uma foto de Laika, o cão, que a URSS enviou como o primeiro animal a orbitar a Terra em 1957, e uma selfie de Buzz Aldrin.

Em 2019, uma série de vendas relacionadas ao espaço ocorreu para coincidir com o aniversário da missão Apollo 11, e embora alguns tenham encontrado sucesso, o leilão “Um Salto Gigante” da Christie não conseguiu encontrar um licitante para seu lote estelar, o Livro da Linha do Tempo da Apollo 11 LM documentando a missão.

“Voyage to Another World: The Victor Martin-Malburet Photograph Collection” é apresentada em duas partes online até 19 de novembro.

 

FONTE: Artnet

Compartilhar:
Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …

Notícias - 06/10/2021

Inhotim apresenta obra de Rivane Neuenschwander nas ruas de Belo Horizonte

As ruas de Belo Horizonte foram tomadas por retratos, desenhos daqueles que ocuparam o posto de primeiro amor na vida …

Notícias - 01/10/2021

Artista gera polêmica ao receber verba e devolver telas em branco para museu

O artista Jens Haaning causou polêmica ao enviar telas em branco para o museu de arte na Dinamarca. A nova …

Notícias - 01/10/2021

Após mostras de Van Gogh, vem aí a experiência imersiva de Frida Kahlo

As experiências de imersão de Vincent van Gogh acontecidas recentemente nos Estados Unidos (VEJA AQUI) atraíram milhões de visitantes em …