Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

KEITH HARING , Sem Título, (1958-1990)

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s anunciou que aceitará Ether ou Bitcoin para sua próxima venda de um diamante impecável cor D de 101,38 quilates em forma de pera. Com uma estimativa de 10 a 15 milhões de dólares, a Sotheby’s observa que é o preço mais alto até agora para um objeto físico no qual está aceitando uma oferta não tradicional. A casa de leilões descreveu-o como o “maior avanço até agora” para a criptomoeda.

O chefe contemporâneo da Christie’s, Alex Rotter, também anunciou em um post no Instagram que a casa estaria aceitando criptografia para um grande quadro de Keith Haring que está oferecendo em sua próxima venda “Londres para Paris” em 30 de junho. A pintura é estimada em $ 5,4 milhões a $ 6,2 milhões (£ 3,9 milhões a £ 4,5 milhões).

A Christie’s disse que o tema da obra sem título de 1984 pode ajudar a ampliar o campo de compradores interessados. “Como uma das primeiras representações da arte contemporânea do computador doméstico, é adequado para um público cruzado de arte digital e colecionadores de arte tradicional”, disse a casa de leilões em um comunicado.

O diamante será oferecido em um leilão ao vivo de lote único em 9 de julho para lançar a nova série “Luxury Edit” da Sotheby na Ásia, que oferecerá joias, relógios, bolsas e tênis. Chamando-o de “um momento verdadeiramente simbólico”, o vice-presidente de joalheria da Sotheby’s na Ásia, Wenhao Yu, observou: “O denominador de valor mais antigo e emblemático pode agora, pela primeira vez, ser comprado usando a mais nova moeda universal da humanidade. Nunca houve um momento melhor para trazer um diamante de classe mundial como este para o mercado. ”

Até agora, os preços mais altos registrados para obras em que a criptomoeda foi aceita ou envolvida foram para NFTs – particularmente os primeiros 5.000 dias da Beeple, que a Christie’s leiloou em março por US $ 69 milhões.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …