China, Alemanha e Galerias e Leilões do Reino Unido anunciam retorno presencial

George Condo, Antipodal Reunion (2005). Courtesy of Sotheby's.

Galerias de arte e casas de leilão no Reino Unido poderão reabrir com capacidade limitada a partir do próximo mês

As associações comerciais de arte fizeram lobby para garantir que as galerias sejam incluídas na segunda fase do plano de reabertura de Boris Johnson.

Galerias e casas de leilão no Reino Unido provavelmente poderão reabrir a partir de 1º de junho, como parte da segunda fase do plano do primeiro-ministro britânico Boris Johnson de aliviar as restrições de bloqueio, de acordo com um grupo de associações comerciais de arte.
O plano de Johnson, anunciado neste fim de semana e compartilhado em um dossiê completo de 60 páginas, na segunda-feira, não trata especificamente de organizações de arte pequenas e médias. Mas o Art Newspaper relata que a Society for London Art Dealers, a British Art Market Federation e LAPADA, entre outras associações comerciais de arte, receberam confirmação do departamento do Reino Unido para digital, cultura, mídia e esporte (DCMS) que galerias e leilões as casas serão consideradas “varejo não essencial” e poderão se envolver novamente em algum tipo de negócio voltado para o cliente a partir do próximo mês.

Isso significa que os revendedores e a equipe da casa de leilões poderão fazer a ligação com os clientes em propriedades privadas, desde que sejam mantidas as medidas apropriadas de distanciamento social. Museus e outros grandes espaços, no entanto, farão parte da terceira fase e não poderão reabrir antes de 4 de julho.

“O mercado de arte é um importante contribuinte para a economia do Reino Unido e estou satisfeito por isso ter sido reconhecido pelo governo do Reino Unido, com galerias e casas de leilão incluídas na fase 2 de relaxar o bloqueio”, Freya Simms, diretora executiva da LAPADA, uma associação de arte e antiquários de Londres, disse à Artnet News. “Este é um passo muito bem-vindo e importante e ajudará a facilitar o caminho necessário para a recuperação em um mercado em pausa.”

Fonte e tradução: Artnet News

 

Gallery Weekend Pequim abre sua quarta edição na semana que vem

A quarta edição do Gallery Weekend Beijing (GWBJ), que foi adiada por causa do Covid-19, acontecerá de 22 a 31 de maio. O evento de uma semana contará com 22 galerias e instituições apresentando exposições individuais e coletivas, arte pública instalações, palestras e eventos na 798 Art Zone de Pequim, bem como online.

“Apesar dos enormes desafios causados ​​pela pandemia de Covid-19, estamos extremamente empolgados em abrir o Gallery Weekend de Pequim 2020”, disse Amber Yifei Wang, diretora da GWBJ. “Seu retorno marca um momento importante para a comunidade artística na China e em todo o mundo, pois sinaliza um renascimento da cena artística de Pequim e do mercado artístico. Trabalhamos incansavelmente para garantir uma forte apresentação da arte contemporânea de ponta para mostrar a força da arte e da cultura em Pequim.”  

Fonte e tradução: ArtForum

 

Ilha dos Museus reabre em Berlim

Milhões de pessoas interessadas em arte colocarão as mãos na maçaneta do museu. A Ilha dos Museus, em Berlim, ficou paralisada desde inicio do Corona. Agora as primeiras portas estão se abrindo para momentos artísticos dificilmente possíveis.

O museu é agora uma rua de mão única. “Orientamos os visitantes pelas salas com setas”, diz Ralph Gleis. O diretor da Alte Nationalgalerie, em Berlim, aponta para os mapas com as plantas de seus três andares. Linhas grossas de feltro verde marcam para onde ir a partir de terça-feira (12 de maio) no edifício classicista. A Alte Nationalgalerie, com suas obras do século XIX e do início do século XX, pertence à parte da ilha dos museus que pode abrir novamente após dois meses da pausa da pandemia.

A Ilha dos Museus é um ponto de acesso. “Centro de turismo”, diz Gleis. Ele também poderia dizer: Patrimônio Mundial. Milhares de pessoas vinham à ilha todos os anos, mesmo que agora tenha um canteiro de obras muito complicado e talvez fechado até a década de 2030.

 

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …