Paul Cézanne, Fruits et pot de gingembre (fruta e pote de gengibre), ca. 1890–93. ©Imagens da Christie's.
Segundo a ArtNet, a venda de uma grande natureza morta de Paul Cézanne vai avançar na Christie’s de Nova York no próximo mês, depois de a casa de leilões ter ajudado a intermediar um acordo de restituição entre o vendedor, a Fundação Langmatt da Suíça, e os herdeiros do proprietário judeu da obra antes da Segunda Guerra Mundial.
A pintura, Fruits et pot de gingembre (fruta e pote de gengibre), é uma das três obras do artista impressionista oferecidas pelo Museu Langmatt, em Baden, na Suíça, na “20th Century Evening Sale” em 9 de novembro. Essa instituição, inaugurada em 1990, é dedicada a cerca de 50 obras do acervo de Sidney e Jenny Brown, alojadas na antiga mansão do falecido casal.
“A Christie’s, a Fundação Langmatt e os herdeiros de Jacob Goldschmidt trabalharam cooperativamente juntos para encontrar uma resolução amigável, e agora temos o prazer de confirmar que este importante Cézanne será oferecido para venda de acordo com um acordo entre a Fundação Langmatt e os herdeiros de Jacob Goldschmidt”, disse a Christie’s em um comunicado enviado por e-mail. “O acordo resolve totalmente qualquer disputa sobre a propriedade da obra, e o título claro passará para o licitante vencedor do leilão.”
Paul Cézanne, Quatre pommes et un couteau (quatro maçãs e uma faca), 1885. ©Imagens da Christie’s.
A venda planejada do quadro foi anunciada em 26 de setembro. Em algum momento depois disso, “uma evidência surgiu que nos fez pensar que o melhor curso de ação era abordar os herdeiros”, escreveu o porta-voz de Langmatt, Bernhard Schmidt, em um e-mail.
“Embora os documentos históricos não sejam claros, o contexto era óbvio. Goldschmidt não pôde operar como normalmente teria nos anos anteriores”, acrescentou. “Embora possa não haver com certeza um caso para a restituição, a Fundação Langmatt e o museu acharam que a maneira mais respeitosa de avançar com a venda era localizar os herdeiros e, com a Christie’s, chegar a uma solução amigável.”
Paul Cézanne, La mer à L’Estaque (o mar em L’Estaque), ca. 1878-79. ©Imagens da Christie’s.
O museu espera que Fruits – estimado em US$ 35 milhões a US$ 55 milhões – seja o mais valioso de um trio de pinturas, e prometeu vendê-lo primeiro e retirar os outros dois lotes se atingir a meta de arrecadação de fundos. A segunda e a terceira pinturas são Quatre pommes et un couteau (quatro maçãs e uma faca ) (1885) e La mer à L’Estaque (o mar em L’Estaque) (1878-79), que carregam estimativas de US$ 7 milhões a US$ 10 milhões e US$ 3 milhões a US$ 5 milhões, respectivamente.
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