CCBB disponibiliza visita guiada online à extensa retrospectiva de Ivan Serpa

Ivan Serpa, sem título, 1965. Foto Jaime Acioli

Leia a máteria com o artista na DASartes 95, AQUI.

Aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 04 de março, a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma ampla retrospectiva de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira, teve que ser fechada dez dias depois, por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento. Para que o público não fique durante este período de confinamento sem conhecer esta importante exposição, o CCBB disponibiliza no seu Canal do Youtube do Bando do Brasil https://youtu.be/TWqkw6HwtbE uma exclusiva visita guiada realizada por um dos curadores da mostra, o pesquisador Hélio Márcio Dias Ferreira, doutor em História da Arte especialista na obra do Ivan Serpa.

Trata-se de uma ocasião especial que permitirá a todos travar contato à distância com obras fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea no Brasil. “Estamos certos de que esse percurso comentado venha a aportar informações importantes e esperamos que, em breve, venhamos a realizar ações como essa de maneira presencial para compartilharmos a beleza e a sensibilidade das obras desse grande artista”, diz Marcus de Lontra Costa, da dupla de curadores da exposição. “Neste momento que o mundo atravessa, o acesso a exposição através da visita guiada surge como uma ação única, até mesmo porque não temos disponibilizada, nem no Brasil e nem nos grandes museus do mundo, uma oportunidade semelhante!”, complementa Hélio Márcio Dias Ferreira.

Ambientada no primeiro andar do CCBB-Rio, Ivan Serpa: a expressão do concreto é uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Apresenta mais de 200 trabalhos, de diversas fases do artista que morreu precocemente (Rio de Janeiro, 1923/1973), mas deixou obras que abrangem uma grande diversidade de tendências, utilizando várias técnicas, tornando-se parâmetro para novos caminhos na arte visual nacional. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, a mostra traz várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor.

Após acompanhar a visita guiada à exposição, o público é contemplado, ainda, com as atividades desenvolvidas pelo Programa CCBB Educativo também disponíveis online (www.ccbbeducativo.com.br). Para esta exposição a área de arte educação preparou o “Convite à Ativação”, um dispositivo para reflexão, criação e diálogo com as obras e pensamentos que as exposições e artistas presentes no CCBB articulam. O material é concebido para acompanhar as Visitas Educativas e Lugar de Criação – projetos que recebem, em sua maioria, a comunidade escolar, crianças e famílias. Agora o público geral pode acessar e em casa.

O Convite à Ativação da exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto” é um material para estimular a reflexão e a experimentação de procedimentos presentes na obra do artista. Como forma de prolongar a experiência da exposição, todos são convidados a um momento de imaginação e criação a partir de metodologias relacionadas a práticas artísticas e pedagógicas de Ivan Serpa. Além de conhecer mais sobre a vida e obra do artista, professor e aprendiz, sobre sua coragem de ser livre, o público é motivado a experimentar alguns exercícios de colorir inspirados justamente em suas práticas artísticas e pedagógicas.

Neste convite são disponibilizadas fichas com padrões geométricos que lembram algumas obras de Ivan Serpa presentes na exposição. Usando tinta, giz, canetinha ou lápis de cor é possível experimentar colorir essas imagens a partir de diferentes quantidades e composições de cores. São múltiplos resultados, efeitos e atmosferas possíveis de se alcançar.

Compartilhar:
Notícias - 02/08/2021

Artista transforma boate em um pântano 3D

Parece familiar e estranho ao mesmo tempo. Muitos berlinenses passaram pela Berghain, a casa noturna mais famosa da Alemanha, mas …

Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …