CCBB disponibiliza visita guiada online à extensa retrospectiva de Ivan Serpa

Ivan Serpa, sem título, 1965. Foto Jaime Acioli

Leia a máteria com o artista na DASartes 95, AQUI.

Aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 04 de março, a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma ampla retrospectiva de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira, teve que ser fechada dez dias depois, por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento. Para que o público não fique durante este período de confinamento sem conhecer esta importante exposição, o CCBB disponibiliza no seu Canal do Youtube do Bando do Brasil https://youtu.be/TWqkw6HwtbE uma exclusiva visita guiada realizada por um dos curadores da mostra, o pesquisador Hélio Márcio Dias Ferreira, doutor em História da Arte especialista na obra do Ivan Serpa.

Trata-se de uma ocasião especial que permitirá a todos travar contato à distância com obras fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea no Brasil. “Estamos certos de que esse percurso comentado venha a aportar informações importantes e esperamos que, em breve, venhamos a realizar ações como essa de maneira presencial para compartilharmos a beleza e a sensibilidade das obras desse grande artista”, diz Marcus de Lontra Costa, da dupla de curadores da exposição. “Neste momento que o mundo atravessa, o acesso a exposição através da visita guiada surge como uma ação única, até mesmo porque não temos disponibilizada, nem no Brasil e nem nos grandes museus do mundo, uma oportunidade semelhante!”, complementa Hélio Márcio Dias Ferreira.

Ambientada no primeiro andar do CCBB-Rio, Ivan Serpa: a expressão do concreto é uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Apresenta mais de 200 trabalhos, de diversas fases do artista que morreu precocemente (Rio de Janeiro, 1923/1973), mas deixou obras que abrangem uma grande diversidade de tendências, utilizando várias técnicas, tornando-se parâmetro para novos caminhos na arte visual nacional. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, a mostra traz várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor.

Após acompanhar a visita guiada à exposição, o público é contemplado, ainda, com as atividades desenvolvidas pelo Programa CCBB Educativo também disponíveis online (www.ccbbeducativo.com.br). Para esta exposição a área de arte educação preparou o “Convite à Ativação”, um dispositivo para reflexão, criação e diálogo com as obras e pensamentos que as exposições e artistas presentes no CCBB articulam. O material é concebido para acompanhar as Visitas Educativas e Lugar de Criação – projetos que recebem, em sua maioria, a comunidade escolar, crianças e famílias. Agora o público geral pode acessar e em casa.

O Convite à Ativação da exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto” é um material para estimular a reflexão e a experimentação de procedimentos presentes na obra do artista. Como forma de prolongar a experiência da exposição, todos são convidados a um momento de imaginação e criação a partir de metodologias relacionadas a práticas artísticas e pedagógicas de Ivan Serpa. Além de conhecer mais sobre a vida e obra do artista, professor e aprendiz, sobre sua coragem de ser livre, o público é motivado a experimentar alguns exercícios de colorir inspirados justamente em suas práticas artísticas e pedagógicas.

Neste convite são disponibilizadas fichas com padrões geométricos que lembram algumas obras de Ivan Serpa presentes na exposição. Usando tinta, giz, canetinha ou lápis de cor é possível experimentar colorir essas imagens a partir de diferentes quantidades e composições de cores. São múltiplos resultados, efeitos e atmosferas possíveis de se alcançar.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …