CCBB disponibiliza visita guiada online à extensa retrospectiva de Ivan Serpa

Ivan Serpa, sem título, 1965. Foto Jaime Acioli

Leia a máteria com o artista na DASartes 95, AQUI.

Aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 04 de março, a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma ampla retrospectiva de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira, teve que ser fechada dez dias depois, por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento. Para que o público não fique durante este período de confinamento sem conhecer esta importante exposição, o CCBB disponibiliza no seu Canal do Youtube do Bando do Brasil https://youtu.be/TWqkw6HwtbE uma exclusiva visita guiada realizada por um dos curadores da mostra, o pesquisador Hélio Márcio Dias Ferreira, doutor em História da Arte especialista na obra do Ivan Serpa.

Trata-se de uma ocasião especial que permitirá a todos travar contato à distância com obras fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea no Brasil. “Estamos certos de que esse percurso comentado venha a aportar informações importantes e esperamos que, em breve, venhamos a realizar ações como essa de maneira presencial para compartilharmos a beleza e a sensibilidade das obras desse grande artista”, diz Marcus de Lontra Costa, da dupla de curadores da exposição. “Neste momento que o mundo atravessa, o acesso a exposição através da visita guiada surge como uma ação única, até mesmo porque não temos disponibilizada, nem no Brasil e nem nos grandes museus do mundo, uma oportunidade semelhante!”, complementa Hélio Márcio Dias Ferreira.

Ambientada no primeiro andar do CCBB-Rio, Ivan Serpa: a expressão do concreto é uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Apresenta mais de 200 trabalhos, de diversas fases do artista que morreu precocemente (Rio de Janeiro, 1923/1973), mas deixou obras que abrangem uma grande diversidade de tendências, utilizando várias técnicas, tornando-se parâmetro para novos caminhos na arte visual nacional. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, a mostra traz várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor.

Após acompanhar a visita guiada à exposição, o público é contemplado, ainda, com as atividades desenvolvidas pelo Programa CCBB Educativo também disponíveis online (www.ccbbeducativo.com.br). Para esta exposição a área de arte educação preparou o “Convite à Ativação”, um dispositivo para reflexão, criação e diálogo com as obras e pensamentos que as exposições e artistas presentes no CCBB articulam. O material é concebido para acompanhar as Visitas Educativas e Lugar de Criação – projetos que recebem, em sua maioria, a comunidade escolar, crianças e famílias. Agora o público geral pode acessar e em casa.

O Convite à Ativação da exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto” é um material para estimular a reflexão e a experimentação de procedimentos presentes na obra do artista. Como forma de prolongar a experiência da exposição, todos são convidados a um momento de imaginação e criação a partir de metodologias relacionadas a práticas artísticas e pedagógicas de Ivan Serpa. Além de conhecer mais sobre a vida e obra do artista, professor e aprendiz, sobre sua coragem de ser livre, o público é motivado a experimentar alguns exercícios de colorir inspirados justamente em suas práticas artísticas e pedagógicas.

Neste convite são disponibilizadas fichas com padrões geométricos que lembram algumas obras de Ivan Serpa presentes na exposição. Usando tinta, giz, canetinha ou lápis de cor é possível experimentar colorir essas imagens a partir de diferentes quantidades e composições de cores. São múltiplos resultados, efeitos e atmosferas possíveis de se alcançar.

Compartilhar:
Notícias - 28/10/2020

Em fotografia: como a pandemia ressignificou o cotidiano

Por Milena Buarque Lopes Bandeira (Itáu Cultural)
Com o mundo em suspensão, olhares vacilantes e temerosos voltaram-se para dentro. O silêncio …

Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …