CCBB disponibiliza visita guiada online à extensa retrospectiva de Ivan Serpa

Ivan Serpa, sem título, 1965. Foto Jaime Acioli

Leia a máteria com o artista na DASartes 95, AQUI.

Aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 04 de março, a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma ampla retrospectiva de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira, teve que ser fechada dez dias depois, por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento. Para que o público não fique durante este período de confinamento sem conhecer esta importante exposição, o CCBB disponibiliza no seu Canal do Youtube do Bando do Brasil https://youtu.be/TWqkw6HwtbE uma exclusiva visita guiada realizada por um dos curadores da mostra, o pesquisador Hélio Márcio Dias Ferreira, doutor em História da Arte especialista na obra do Ivan Serpa.

Trata-se de uma ocasião especial que permitirá a todos travar contato à distância com obras fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea no Brasil. “Estamos certos de que esse percurso comentado venha a aportar informações importantes e esperamos que, em breve, venhamos a realizar ações como essa de maneira presencial para compartilharmos a beleza e a sensibilidade das obras desse grande artista”, diz Marcus de Lontra Costa, da dupla de curadores da exposição. “Neste momento que o mundo atravessa, o acesso a exposição através da visita guiada surge como uma ação única, até mesmo porque não temos disponibilizada, nem no Brasil e nem nos grandes museus do mundo, uma oportunidade semelhante!”, complementa Hélio Márcio Dias Ferreira.

Ambientada no primeiro andar do CCBB-Rio, Ivan Serpa: a expressão do concreto é uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Apresenta mais de 200 trabalhos, de diversas fases do artista que morreu precocemente (Rio de Janeiro, 1923/1973), mas deixou obras que abrangem uma grande diversidade de tendências, utilizando várias técnicas, tornando-se parâmetro para novos caminhos na arte visual nacional. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, a mostra traz várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor.

Após acompanhar a visita guiada à exposição, o público é contemplado, ainda, com as atividades desenvolvidas pelo Programa CCBB Educativo também disponíveis online (www.ccbbeducativo.com.br). Para esta exposição a área de arte educação preparou o “Convite à Ativação”, um dispositivo para reflexão, criação e diálogo com as obras e pensamentos que as exposições e artistas presentes no CCBB articulam. O material é concebido para acompanhar as Visitas Educativas e Lugar de Criação – projetos que recebem, em sua maioria, a comunidade escolar, crianças e famílias. Agora o público geral pode acessar e em casa.

O Convite à Ativação da exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto” é um material para estimular a reflexão e a experimentação de procedimentos presentes na obra do artista. Como forma de prolongar a experiência da exposição, todos são convidados a um momento de imaginação e criação a partir de metodologias relacionadas a práticas artísticas e pedagógicas de Ivan Serpa. Além de conhecer mais sobre a vida e obra do artista, professor e aprendiz, sobre sua coragem de ser livre, o público é motivado a experimentar alguns exercícios de colorir inspirados justamente em suas práticas artísticas e pedagógicas.

Neste convite são disponibilizadas fichas com padrões geométricos que lembram algumas obras de Ivan Serpa presentes na exposição. Usando tinta, giz, canetinha ou lápis de cor é possível experimentar colorir essas imagens a partir de diferentes quantidades e composições de cores. São múltiplos resultados, efeitos e atmosferas possíveis de se alcançar.

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …