CCBB disponibiliza visita guiada online à extensa retrospectiva de Ivan Serpa

Ivan Serpa, sem título, 1965. Foto Jaime Acioli

Leia a máteria com o artista na DASartes 95, AQUI.

Aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 04 de março, a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma ampla retrospectiva de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira, teve que ser fechada dez dias depois, por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento. Para que o público não fique durante este período de confinamento sem conhecer esta importante exposição, o CCBB disponibiliza no seu Canal do Youtube do Bando do Brasil https://youtu.be/TWqkw6HwtbE uma exclusiva visita guiada realizada por um dos curadores da mostra, o pesquisador Hélio Márcio Dias Ferreira, doutor em História da Arte especialista na obra do Ivan Serpa.

Trata-se de uma ocasião especial que permitirá a todos travar contato à distância com obras fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea no Brasil. “Estamos certos de que esse percurso comentado venha a aportar informações importantes e esperamos que, em breve, venhamos a realizar ações como essa de maneira presencial para compartilharmos a beleza e a sensibilidade das obras desse grande artista”, diz Marcus de Lontra Costa, da dupla de curadores da exposição. “Neste momento que o mundo atravessa, o acesso a exposição através da visita guiada surge como uma ação única, até mesmo porque não temos disponibilizada, nem no Brasil e nem nos grandes museus do mundo, uma oportunidade semelhante!”, complementa Hélio Márcio Dias Ferreira.

Ambientada no primeiro andar do CCBB-Rio, Ivan Serpa: a expressão do concreto é uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Apresenta mais de 200 trabalhos, de diversas fases do artista que morreu precocemente (Rio de Janeiro, 1923/1973), mas deixou obras que abrangem uma grande diversidade de tendências, utilizando várias técnicas, tornando-se parâmetro para novos caminhos na arte visual nacional. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, a mostra traz várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor.

Após acompanhar a visita guiada à exposição, o público é contemplado, ainda, com as atividades desenvolvidas pelo Programa CCBB Educativo também disponíveis online (www.ccbbeducativo.com.br). Para esta exposição a área de arte educação preparou o “Convite à Ativação”, um dispositivo para reflexão, criação e diálogo com as obras e pensamentos que as exposições e artistas presentes no CCBB articulam. O material é concebido para acompanhar as Visitas Educativas e Lugar de Criação – projetos que recebem, em sua maioria, a comunidade escolar, crianças e famílias. Agora o público geral pode acessar e em casa.

O Convite à Ativação da exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto” é um material para estimular a reflexão e a experimentação de procedimentos presentes na obra do artista. Como forma de prolongar a experiência da exposição, todos são convidados a um momento de imaginação e criação a partir de metodologias relacionadas a práticas artísticas e pedagógicas de Ivan Serpa. Além de conhecer mais sobre a vida e obra do artista, professor e aprendiz, sobre sua coragem de ser livre, o público é motivado a experimentar alguns exercícios de colorir inspirados justamente em suas práticas artísticas e pedagógicas.

Neste convite são disponibilizadas fichas com padrões geométricos que lembram algumas obras de Ivan Serpa presentes na exposição. Usando tinta, giz, canetinha ou lápis de cor é possível experimentar colorir essas imagens a partir de diferentes quantidades e composições de cores. São múltiplos resultados, efeitos e atmosferas possíveis de se alcançar.

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …