Caso Tarsila: Outra parte da família se pronuncia

Paisagem, 1925. Atribuída à Tarsila do Amaral. Foto: Felipe Berndt

Caso de autenticidade da controversa tela de Tarsila do Amaral continua rendendo muito burburinho na cena cultural

Após a Dasartes publicar ontem, dia 21 de agosto, todos os detalhes e uma linha do tempo sobre o imbróglio familiar que envolve uma perícia técnica para avaliar a autenticidade de uma pintura da artista modernista, a redação recebeu de representantes da Tarsila S/A um novo pronunciamento intitulado Nota Pública Tarsila S.A.

Antes, esclarecemos a separação dos familiares da artista em dois grupos que disputam o caso, para melhor compreensão:

Grupo Tarsila S/A, empresa representada por Paola Montenegro – sobrinha bisneta de Tarsila do Amaral. Representa 57 herdeiros da família e emitiu laudo de autenticidade da obra Paisagem 1925. Inclui também o leiloeiro e especialista em arte Douglas Quintale, profissional responsável pela perícia. 

Grupo Tarsilinha do Amaral, liderado pela sobrinha neta de Tarsila do Amaral e incluindo mais 27 descendentes que representam 1/3 dos herdeiros e que não aprovam a certificação da obra. Também são apoiados pela AGAB (Associação das Galerias de Arte do Brasil), grupo de 15 importantes galerias de arte do mercado secundário.

Segundo a carta, datada do dia de hoje, 22 de agosto de 2024, pelo Grupo Tarsila S.A., o objetivo é “esclarecer que a certificação de autenticidade da obra Paisagem 1925, em nenhum momento comprometeu o legado da artista. Pelo contrário, ampliou e enriqueceu sua coleção com a inclusão de mais um quadro, com reflexos importantes para o patrimônio cultural brasileiro, definidor das características da artista.”

A nota ainda menciona que empresa Tarsila S/A foi constituída em 12 de abril de 2001 e que, desde então, sempre representou os interesses dos herdeiros da artista e que uma de suas principais missões é a preservação do legado artístico de Tarsila do Amaral, evitando a exploração indevida de suas obras.

Ainda, em resposta à nota emitida ontem, 21 de agosto, pelo Grupo Tarsilinha de herdeiros, o Grupo Tarsila S.A. informa que “É incontestável que a Tarsila S/A tem justo direito de certificar a autenticidade das obras da pintora Tarsila do Amaral; assim como promover uma nova catalogação de suas obras; enquanto a carta recém-divulgada de alguns herdeiros apenas expressa o descontentamento com a modernização em curso na empresa e semeia o descrédito sobre esse valioso patrimônio cultural.”

Também foi dito que referente a menção do Grupo Tarsilinha a respeito do Catálogo Raisonné e seu colegiado, que o mesmo foi dissolvido pela atual diretoria em 11 de abril de 2024, conforme notificação encaminhada às antigas integrantes do conselho: Aracy Abreu Amaral, Regina Teixeira de Ramos e Tarsila do Amaral (Tarsilinha). E ainda que há um proposta atual que envolve um projeto de modernização do legado de Tarsila do Amaral, que expresse de forma mais ampla e democrática seu gênio artístico.

Por fim, o comunicado endossa mais uma vez o laudo técnico pelo perito Douglas Quintale, da Tarsila S/A, que também atua junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo. “O processo é técnico-científico e contou com apoio de equipamentos de última geração da Universidade de São Paulo e do Laboratório Móvel de Análise de Obras de Arte do Instituto Federal do Rio de Janeiro da Universidade Federal Fluminense.”

E para finalizar o comunicado, afirma que a carta emitida pelo grupo Tarsilinha e AGAB “está eivada de desinformações, dando a entender que não podem ser inseridas no catálogo raisonné novas obras de Tarsila do Amaral que vierem a público. Essa afirmativa desconhece a efetiva função de um catálogo raisonné, que é de promover o inventário mais completo possível da obra de um mesmo artista, trazendo sua história, dados da criação, técnicas utilizadas, propriedade etc.

Compartilhar:
Notícias - 20/09/2024

Não é comédia: entenda como um colecionador brasileiro viu sua pintura “The Comedian” desaparecer sem deixar traços

POR SARA ORESTES
Para quem conhece pouco do mercado de arte, esta história contada com exclusividade à Dasartes pode parecer estranha, …

Notícias - 19/09/2024

Conheça os artistas selecionados para a 4ª edição do TAU – Território Arte Urbana

A curadoria selecionou 11 artistas de Belo Horizonte, Contagem, Sabará e Brasília que vão intervir em 10 espaços da comunidade
O …

Notícias - 18/09/2024

Galerista é condenada por fraudar colecionadores idosos

Uma merchand de Michigan acusada de enganar idosos em US$ 1,6 milhão em um esquema de consignação de fotografias foi …

Notícias - 18/09/2024

Veja de quem é a identidade do homem encontrado em caixão na reforma do Notre-Dame

O Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap) havia alertado sobre a avaliação do andamento das pesquisas realizadas após o …

Notícias - 18/09/2024

Participe da formação gratuita em arte e tecnologia pelo Instituto Ling

O Instituto Ling oferece gratuitamente ao público Zonas de Neblina
Zona de Neblina é uma formação em Arte e Tecnologia online, com 15 encontros ministrados …

Notícias - 18/09/2024

Conheça a nova curadora equatoriana da 2ª Bienal das Amazônias

A curadora equatoriana Manuela Moscoso foi selecionada para liderar a segunda edição da Bienal das Amazônias, programada para o segundo …

Notícias - 18/09/2024

WOW - Women on Walls abre edital para artistas mulheres com prêmios de 15mil

Atenção! Artistas
WOW – Women on Walls, a plataforma global para profissionais das artes visuais, lança o terceiro e maior edital …

Notícias - 17/09/2024

Rascunhos de Arnaldo Antunes dialogam com acervo do IAC em nova exposição

A mostra Racunhos – Arnaldo Antunes faz parte do projeto Diálogos Contemporâneos – Acervo IAC, no Instituto de Arte Contemporânea, …

Notícias - 17/09/2024

Por quê Mary Cassatt, pintora de mães, não era fã do Dia das Mães?

A artista franco-americana Mary Cassatt não estava muito interessada no Dia das Mães. Ela estava mais preocupada com o sufrágio …

Notícias - 17/09/2024

Cai Guo-Qiang usa IA para espetáculo de fogos de artifício explosivos

WE ARE, o evento de explosão muito aguardado aconteceu em 15 de setembro no LA Coliseum. A apresentação começou, literalmente, …

Notícias - 17/09/2024

Veja 5 efeitos positivos da arte na saúde mental

Você sabia?

Está cientificamente provado que a arte pode ter efeitos positivos em nosso humor e pode ajudar a melhorar nossa …

Notícias - 17/09/2024

Estreia filme sobre a célebre fotógrafa Lee Miller

Em seu longa-metragem The Photographer, o diretor Ellen Kuras conta sobre a época de Lee Miller como repórter fotográfica na …