Curadores ficam “arrasados” depois que objetos de ouro datados de 3.000 anos, até a Idade do Bronze, foram roubados de um museu.
Um torque de ouro e uma pulseira de ouro foram roubados durante um assalto ao Museu Ely na terça-feira. O museu adquiriu o torque, avaliado em £ 220.000, em 2017, por meio de subsídios e doações, e disse que a perda foi um “grande golpe”. A Polícia de Cambridgeshire disse que estava procurando dois suspeitos em scooters eletrônicos que se acredita estarem envolvidos no roubo.
Elie Hughes, curador do museu, disse: “Estamos devastados pela perda do museu e do património local da região. É um grande golpe depois do incrível apoio da comunidade na aquisição do torque em 2017. Como objeto culturalmente significativo, não pode ser substituído. Nossa prioridade agora é trabalhar com a polícia para localizar os objetos roubados”.
Ambos os itens foram encontrados em East Cambridgeshire por detectores de metais.
O torque, encontrado em um campo arado, é considerado o melhor encontrado na Inglaterra em mais de um século, pois é maior do que muitos outros exemplos e é feito de 730g (1lb 10oz) de ouro quase puro.
O Det Insp Kiri Mazur disse: “O roubo desses itens é desprezível e estamos focados em identificar os infratores, rastrear os itens e devolvê-los ao seu devido lugar. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Museu Ely para seguir todas as linhas de investigação. Estou muito interessado em ouvir alguém que possa fornecer informações ou viu duas pessoas em e-scooters que estavam nas proximidades do museu, do estacionamento e das passarelas de pedestres na parte de trás do museu, dos escritórios do conselho e do Grange Parque de estacionamento, entre as 00h e as 2h.”