Casa projetada por Frank Lloyd Wright sofre ameaça de demolição

Um marco arquitetônico em um subúrbio de Chicago projetado pelo famoso arquiteto Frank Lloyd Wright corre perigo de demolição. A Booth Cottage, localizada em Glencoe, Illinois, foi recentemente vendida a novos proprietários por metade de seu preço pedido de 1 milhão dólares. Os novos proprietários pediram uma licença de demolição apenas duas semanas após a compra da propriedade.

A casa de três quartos foi construída em 1913 como uma unidade habitacional temporária para o amigo e advogado de Wright, Sherman Booth, e sua esposa, enquanto uma unidade maior projetada para o arquiteto estava sendo construída em outra rua em Glencoe. Depois que o casal mudou-se para sua residência permanente em 1916, a casa temporária foi transferida para a Franklin Street, onde permanece até hoje. A casa é representativa do estilo inicial de Wright, com seu teto plano, janelas com faixas e fortes linhas horizontais.

Wright projetou 1.000 arquiteturas em sua vida, 500 das quais foram realizadas. Parte foi perdida ao longo do tempo devido ao abandono, demolições e desastres naturais. No ano passado, o edifício Lockridge Medical Clinic projetado por Frank Lloyd Wright em Whitefish, Montana, foi demolido, apesar dos melhores esforços da conservação para preservá-lo. Da mesma forma, a Carr House em Michigan foi demolida em 2004.

Interior da casa

A casa foi vendida pela primeira vez em 1956 para Meyer e Doris Rudoff, que deixaram o prédio para sua filha após a sua morte. Em 1996, foi declarada um marco honorário pela Vila de Glencoe, mas essa veneração não impede que novos proprietários destruam a casa, pois ela continua sendo uma propriedade privada. A estrutura ficou negligenciada por décadas até voltar ao mercado no outono de 2017.

“Esperávamos [ajudar] a encontrar proprietários com mentalidade de preservação”, disse Barbara Gordon, diretora executiva da Frank Lloyd Wright Building Conservancy, em uma conversa por telefone com o site Hyperallergic. De acordo com Gordon, a conservação ajudou o corretor a encontrar um novo proprietário consciente. O alto preço de US $ 1 milhão, acordado entre as duas partes, segundo ela, foi feito para impedir que desenvolvedores regulares comprem e redirecionem a propriedade. “Isso manteve as pessoas afastadas por um tempo”, disse ela, mas o plano falhou quando um novo agente imobiliário assumiu e aceitou uma oferta de US $ 555 mil na casa.

A tutela também preparou estudos detalhados de reutilização que permitiriam construir uma estrutura maior sem prejudicar a Booth Cottage. Os estudos foram compartilhados com o corretor de imóveis e os vendedores, incluindo planos alternativos sobre como relocar cuidadosamente a casa.

Antes da recente venda, a Landmarks Illinois percebeu o risco de demolição e incluiu a Booth Cottage em sua lista de lugares históricos mais ameaçados de 2019. Nesse relatório, o site explicou por que foi considerado “em perigo”, dizendo: “A casa está desprotegida. O atual proprietário está procurando vender a casa e, devido ao seu pequeno tamanho, é provável que novos proprietários demolem a casa para construir uma maior na propriedade. A casa já recebeu ofertas de destruição”.

A licença de demolição ainda não foi aprovada. Se concedida, um período de atraso de demolição de 180 dias será acionado devido ao status de marco honorário da casa. Durante esse período, Gordon espera dissuadir o comprador a mudar de ideia. Os registros públicos não revelam o nome do comprador, mas uma cláusula no contrato de venda obriga o comprador a se reunir com a comunidade para discutir o status honorário da casa.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …