Casa projetada por Frank Lloyd Wright sofre ameaça de demolição

Um marco arquitetônico em um subúrbio de Chicago projetado pelo famoso arquiteto Frank Lloyd Wright corre perigo de demolição. A Booth Cottage, localizada em Glencoe, Illinois, foi recentemente vendida a novos proprietários por metade de seu preço pedido de 1 milhão dólares. Os novos proprietários pediram uma licença de demolição apenas duas semanas após a compra da propriedade.

A casa de três quartos foi construída em 1913 como uma unidade habitacional temporária para o amigo e advogado de Wright, Sherman Booth, e sua esposa, enquanto uma unidade maior projetada para o arquiteto estava sendo construída em outra rua em Glencoe. Depois que o casal mudou-se para sua residência permanente em 1916, a casa temporária foi transferida para a Franklin Street, onde permanece até hoje. A casa é representativa do estilo inicial de Wright, com seu teto plano, janelas com faixas e fortes linhas horizontais.

Wright projetou 1.000 arquiteturas em sua vida, 500 das quais foram realizadas. Parte foi perdida ao longo do tempo devido ao abandono, demolições e desastres naturais. No ano passado, o edifício Lockridge Medical Clinic projetado por Frank Lloyd Wright em Whitefish, Montana, foi demolido, apesar dos melhores esforços da conservação para preservá-lo. Da mesma forma, a Carr House em Michigan foi demolida em 2004.

Interior da casa

A casa foi vendida pela primeira vez em 1956 para Meyer e Doris Rudoff, que deixaram o prédio para sua filha após a sua morte. Em 1996, foi declarada um marco honorário pela Vila de Glencoe, mas essa veneração não impede que novos proprietários destruam a casa, pois ela continua sendo uma propriedade privada. A estrutura ficou negligenciada por décadas até voltar ao mercado no outono de 2017.

“Esperávamos [ajudar] a encontrar proprietários com mentalidade de preservação”, disse Barbara Gordon, diretora executiva da Frank Lloyd Wright Building Conservancy, em uma conversa por telefone com o site Hyperallergic. De acordo com Gordon, a conservação ajudou o corretor a encontrar um novo proprietário consciente. O alto preço de US $ 1 milhão, acordado entre as duas partes, segundo ela, foi feito para impedir que desenvolvedores regulares comprem e redirecionem a propriedade. “Isso manteve as pessoas afastadas por um tempo”, disse ela, mas o plano falhou quando um novo agente imobiliário assumiu e aceitou uma oferta de US $ 555 mil na casa.

A tutela também preparou estudos detalhados de reutilização que permitiriam construir uma estrutura maior sem prejudicar a Booth Cottage. Os estudos foram compartilhados com o corretor de imóveis e os vendedores, incluindo planos alternativos sobre como relocar cuidadosamente a casa.

Antes da recente venda, a Landmarks Illinois percebeu o risco de demolição e incluiu a Booth Cottage em sua lista de lugares históricos mais ameaçados de 2019. Nesse relatório, o site explicou por que foi considerado “em perigo”, dizendo: “A casa está desprotegida. O atual proprietário está procurando vender a casa e, devido ao seu pequeno tamanho, é provável que novos proprietários demolem a casa para construir uma maior na propriedade. A casa já recebeu ofertas de destruição”.

A licença de demolição ainda não foi aprovada. Se concedida, um período de atraso de demolição de 180 dias será acionado devido ao status de marco honorário da casa. Durante esse período, Gordon espera dissuadir o comprador a mudar de ideia. Os registros públicos não revelam o nome do comprador, mas uma cláusula no contrato de venda obriga o comprador a se reunir com a comunidade para discutir o status honorário da casa.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …