Casa Parte chega à terceira semana criando pontes entre arte popular e arte urbana

Evandro Prado

A Casa Parte, novo projeto da Parte Feira de Arte Contemporânea, chega à sua semana final. Entre 6 e 9 de junho, o casarão em frente ao MuBE/MIS será ocupado por arte popular e arte urbana.

Inaugurada em 23 de maio, a Casa Parte já recebeu 3.000 visitantes e reuniu, em sua primeira semana, galerias e escritórios de arte, arquitetos e designers, e, na segunda, espaços independentes, ateliês coletivos e grupos autogeridos de artistas.

O projeto tem como propósito abrigar novos formatos para o cenário da arte, superando modelos que têm se mostrado cada vez menos adequados para as rápidas e intensas mudanças atravessadas pelo mercado de arte nos últimos anos.

Nas exposições, cada participante ocupa um cômodo do casarão da dec. de 1970 que ficou desocupado pelos últimos dez anos. A proposta é que os participantes apresentem projetos que não seriam possíveis em uma feira de arte tradicional, nos espaços das galerias ou dos ateliês. Nada de stand atrás de stand, “cubo branco” e pureza. A Casa Parte é uma experiência multicultural, com arte, música, bate-papos, dança, cinema.

Encerrando a programação, foram convidados curadores, galerias, escritórios e ateliês de artistas que trabalham com duas vertentes da arte cada vez mais pesquisadas e, surpreendentemente, próximas: arte popular e arte urbana.

Da novíssima geração, Renan Quevedo leva à Casa Parte acervo reunido nas muitas andanças pelo seu projeto Novos para Nós. Apaixonado por arte popular, o publicitário deixou emprego e vida em São Paulo e caiu meses na estrada com o objetivo de conhecer, documentar e catalogar artistas populares pelos cantos mais escondidos do Brasil. “São pessoas talentosíssimas, persistentes em meio à tantas dificuldades formais e financeiras, com muito a expressar e nos ensinar”, diz Renan. Na Casa Parte, ele apresenta trabalhos de mestres – como Véio e José Bezerra – e artistas que conheceu em suas muitas viagens, como Noemisia Batista dos Santos e Vieira.

A Galeria Brasiliana, dirigida por Roberto Rugiero e Fedra Faria, atua há 40 anos no segmento de arte popular. Referência no Brasil e no exterior, seu acervo conta com trabalhos de mais de 50 artistas históricos e peças de procedência indígena, além de mestres e talentos emergentes da pintura, escultura, desenho e xilogravura. Na Casa Parte, a galeria apresenta pinturas de Romero de Andrade, João Francisco, Benedito e peças das ceramistas Marta e Julia.

Na vertente urbana, a Choque Cultural transforma a Casa Parte em lugar de experimentação. Fundada em 2004, a galeria é referência globais em arte urbana e novas linguagens contemporâneas, ultrapassando as paredes da galeria e incluindo rua e espaço virtual em suas exposições. Na Casa Parte, serão mostrados trabalhos recentes de Daniel Melim, Tec, Alê Jordão e Coletivo BijaRi.

O Autivistas, grupo formado pelos artistas Derlon, Gustavo Amaral, Lelo e Onio, também estará presente. Os artistas trabalham de forma independente, dividindo o mesmo ateliê e desenvolvendo projetos especiais.

Na programação:

7/6, sexta-feira, 15h às 18h: live painting com o artista Tico Canato

8/6, sábado, 15h às 17h: Live painting a bate-papo sobre Mulheres na Arte Urbana, com Bela Gregório, Amanda Pankill e Luma Assis.

8/6, sábado, 17h às 18:30: Drops Talk com Antonio Toze, sobre Conexões entre Arte, Música e Cultura Brasileiras.

9/6, domingo, 17h: Animal Cracker, show com o artista visual e música Matias Picón.

Mais informações em nossa agenda.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …