Casa Parte chega à terceira semana criando pontes entre arte popular e arte urbana

Evandro Prado

A Casa Parte, novo projeto da Parte Feira de Arte Contemporânea, chega à sua semana final. Entre 6 e 9 de junho, o casarão em frente ao MuBE/MIS será ocupado por arte popular e arte urbana.

Inaugurada em 23 de maio, a Casa Parte já recebeu 3.000 visitantes e reuniu, em sua primeira semana, galerias e escritórios de arte, arquitetos e designers, e, na segunda, espaços independentes, ateliês coletivos e grupos autogeridos de artistas.

O projeto tem como propósito abrigar novos formatos para o cenário da arte, superando modelos que têm se mostrado cada vez menos adequados para as rápidas e intensas mudanças atravessadas pelo mercado de arte nos últimos anos.

Nas exposições, cada participante ocupa um cômodo do casarão da dec. de 1970 que ficou desocupado pelos últimos dez anos. A proposta é que os participantes apresentem projetos que não seriam possíveis em uma feira de arte tradicional, nos espaços das galerias ou dos ateliês. Nada de stand atrás de stand, “cubo branco” e pureza. A Casa Parte é uma experiência multicultural, com arte, música, bate-papos, dança, cinema.

Encerrando a programação, foram convidados curadores, galerias, escritórios e ateliês de artistas que trabalham com duas vertentes da arte cada vez mais pesquisadas e, surpreendentemente, próximas: arte popular e arte urbana.

Da novíssima geração, Renan Quevedo leva à Casa Parte acervo reunido nas muitas andanças pelo seu projeto Novos para Nós. Apaixonado por arte popular, o publicitário deixou emprego e vida em São Paulo e caiu meses na estrada com o objetivo de conhecer, documentar e catalogar artistas populares pelos cantos mais escondidos do Brasil. “São pessoas talentosíssimas, persistentes em meio à tantas dificuldades formais e financeiras, com muito a expressar e nos ensinar”, diz Renan. Na Casa Parte, ele apresenta trabalhos de mestres – como Véio e José Bezerra – e artistas que conheceu em suas muitas viagens, como Noemisia Batista dos Santos e Vieira.

A Galeria Brasiliana, dirigida por Roberto Rugiero e Fedra Faria, atua há 40 anos no segmento de arte popular. Referência no Brasil e no exterior, seu acervo conta com trabalhos de mais de 50 artistas históricos e peças de procedência indígena, além de mestres e talentos emergentes da pintura, escultura, desenho e xilogravura. Na Casa Parte, a galeria apresenta pinturas de Romero de Andrade, João Francisco, Benedito e peças das ceramistas Marta e Julia.

Na vertente urbana, a Choque Cultural transforma a Casa Parte em lugar de experimentação. Fundada em 2004, a galeria é referência globais em arte urbana e novas linguagens contemporâneas, ultrapassando as paredes da galeria e incluindo rua e espaço virtual em suas exposições. Na Casa Parte, serão mostrados trabalhos recentes de Daniel Melim, Tec, Alê Jordão e Coletivo BijaRi.

O Autivistas, grupo formado pelos artistas Derlon, Gustavo Amaral, Lelo e Onio, também estará presente. Os artistas trabalham de forma independente, dividindo o mesmo ateliê e desenvolvendo projetos especiais.

Na programação:

7/6, sexta-feira, 15h às 18h: live painting com o artista Tico Canato

8/6, sábado, 15h às 17h: Live painting a bate-papo sobre Mulheres na Arte Urbana, com Bela Gregório, Amanda Pankill e Luma Assis.

8/6, sábado, 17h às 18:30: Drops Talk com Antonio Toze, sobre Conexões entre Arte, Música e Cultura Brasileiras.

9/6, domingo, 17h: Animal Cracker, show com o artista visual e música Matias Picón.

Mais informações em nossa agenda.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …