Casa noturna Berghain está transformando sua pista de dança em uma vitrine de 80 artistas de Berlim

Katja Novitskova, Pattern of Activiation, 2014 Foto: Boros Collection, Berlin © NOSHE

Imagem: Katja Novitskova, Pattern of Activiation, 2014. Foto: Boros Collection, Berlin © NOSHE

A famosa casa noturna faz parceria com a Boros Foundation, uma das coleções de arte mais renomadas da cidade

O espírito criativo de Berlim é difícil de vencer.

Apesar de um isolamento e um verão sem o carrossel de eventos de arte e DJs em casas noturnas – uma das principais atrações da capital alemã – a cidade está encontrando maneiras de manter seu pulso cultural vivo de maneiras criativas. E agora, uma das coleções mais renomadas de Berlim, a Boros Foundation, está fazendo parceria com sua boate mais famosa, Berghain.

Os visitantes ouvem uma instalação sonora no clube Berghain em julho de 2020. (Foto de Maja Hitij / Getty Images)

Esta nova colaboração, chamada “Studio Berlin”, será lançada no dia 9 de setembro no meio da Semana de Arte de Berlim anual e na véspera do fim de semana da galeria da cidade. As obras de 80 artistas contemporâneos, incluindo nomes importantes como Olafur Eliasson, Cyprien Gaillard, Wolfgang Tillmans, Rosemarie Trockel e Isa Genzken, estarão em exposição no clube. A exposição se espalhará pelas três principais pistas de dança da Berghain e manterá o foco nos artistas que vivem e trabalham em Berlim – pelo menos parte do tempo.

O esforço conjunto é uma tentativa de apoiar tanto a cena noturna quanto os muitos artistas da cidade, que sofreram com o bloqueio e a crise econômica resultante. As boates podem ter que sonhar cada vez mais com modelos alternativos para envolver o público; na Alemanha, todos os seus locais de festas renomados estão fechados desde meados de março. Em meio a um número cada vez maior de infecções  no país, é improvável que a reabertura aconteça tão cedo.

“Studio Berlin” irá lançar uma ampla rede em termos de estilos, abrangendo fotografia, escultura, pintura, instalações multimídia e peças sonoras. Ao lado de artistas renomados, a mostra também incluirá uma geração mais jovem de estrelas como Anne Imhof, Klara Lidén, Robin Rhode, Rirkrit Tiravanija e Raphaela Vogel, que residem parcial ou totalmente na capital alemã.

Esta não é a primeira vez que Berghain se ramificou em artes visuais. Artistas como Norbert Bisky e Wolfgang Tillmans têm encomendas em exibição lá, embora as obras raramente sejam documentadas, dada a rígida política de proibição de fotos do clube. Desde o fechamento, o clube também sediou alguns eventos, incluindo uma instalação sonora dos artistas Sam Auinger e Hannes Strobl, sob o nome criativo TamTam , com total distanciamento social em vigor.

“Berlim tem a maior densidade de ateliers, estúdios e oficinas de arte da Europa – artistas de todo o mundo se mudam para a capital alemã para trabalhar”, afirma o site do “Studio Berlin”.

A política de portas do clube, notoriamente rígida, provavelmente não será afrouxada – pelo menos devido a medidas de saúde estritamente aplicadas. Visitas guiadas em vários idiomas podem ser reservadas online. O projeto conta com o apoio da Fundação Boros e do Senado de Berlim.

Fonte e tradução: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …