Casa noturna Berghain está transformando sua pista de dança em uma vitrine de 80 artistas de Berlim

Katja Novitskova, Pattern of Activiation, 2014 Foto: Boros Collection, Berlin © NOSHE

Imagem: Katja Novitskova, Pattern of Activiation, 2014. Foto: Boros Collection, Berlin © NOSHE

A famosa casa noturna faz parceria com a Boros Foundation, uma das coleções de arte mais renomadas da cidade

O espírito criativo de Berlim é difícil de vencer.

Apesar de um isolamento e um verão sem o carrossel de eventos de arte e DJs em casas noturnas – uma das principais atrações da capital alemã – a cidade está encontrando maneiras de manter seu pulso cultural vivo de maneiras criativas. E agora, uma das coleções mais renomadas de Berlim, a Boros Foundation, está fazendo parceria com sua boate mais famosa, Berghain.

Os visitantes ouvem uma instalação sonora no clube Berghain em julho de 2020. (Foto de Maja Hitij / Getty Images)

Esta nova colaboração, chamada “Studio Berlin”, será lançada no dia 9 de setembro no meio da Semana de Arte de Berlim anual e na véspera do fim de semana da galeria da cidade. As obras de 80 artistas contemporâneos, incluindo nomes importantes como Olafur Eliasson, Cyprien Gaillard, Wolfgang Tillmans, Rosemarie Trockel e Isa Genzken, estarão em exposição no clube. A exposição se espalhará pelas três principais pistas de dança da Berghain e manterá o foco nos artistas que vivem e trabalham em Berlim – pelo menos parte do tempo.

O esforço conjunto é uma tentativa de apoiar tanto a cena noturna quanto os muitos artistas da cidade, que sofreram com o bloqueio e a crise econômica resultante. As boates podem ter que sonhar cada vez mais com modelos alternativos para envolver o público; na Alemanha, todos os seus locais de festas renomados estão fechados desde meados de março. Em meio a um número cada vez maior de infecções  no país, é improvável que a reabertura aconteça tão cedo.

“Studio Berlin” irá lançar uma ampla rede em termos de estilos, abrangendo fotografia, escultura, pintura, instalações multimídia e peças sonoras. Ao lado de artistas renomados, a mostra também incluirá uma geração mais jovem de estrelas como Anne Imhof, Klara Lidén, Robin Rhode, Rirkrit Tiravanija e Raphaela Vogel, que residem parcial ou totalmente na capital alemã.

Esta não é a primeira vez que Berghain se ramificou em artes visuais. Artistas como Norbert Bisky e Wolfgang Tillmans têm encomendas em exibição lá, embora as obras raramente sejam documentadas, dada a rígida política de proibição de fotos do clube. Desde o fechamento, o clube também sediou alguns eventos, incluindo uma instalação sonora dos artistas Sam Auinger e Hannes Strobl, sob o nome criativo TamTam , com total distanciamento social em vigor.

“Berlim tem a maior densidade de ateliers, estúdios e oficinas de arte da Europa – artistas de todo o mundo se mudam para a capital alemã para trabalhar”, afirma o site do “Studio Berlin”.

A política de portas do clube, notoriamente rígida, provavelmente não será afrouxada – pelo menos devido a medidas de saúde estritamente aplicadas. Visitas guiadas em vários idiomas podem ser reservadas online. O projeto conta com o apoio da Fundação Boros e do Senado de Berlim.

Fonte e tradução: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …