CASA FIAT DE CULTURA LANÇA SÉRIE DE QUADRINISTAS MULHERES PARA CELEBRAR DIA DOS NAMORADOS

Laura Athayde

A Casa Fiat de Cultura prepara uma ação especial para celebrar o amor e o Dia dos Namorados. Entre os dias 8 e 12 junho, o espaço cultural vai realizar a série Amor em Tempos Modernos, que apresentará uma história em quadrinhos por dia, retratando temas cotidianos das relações e seus afetos, com diferentes técnicas de desenho e ilustração. O público poderá acompanhar a ação no Instagram (instagram.com/casafiatdecultura) e no Facebook (facebook.com/casafiatdecultura). As tirinhas são de autoria das quadrinistas Carol Rossetti, Laura Athayde, Line Lemos, Lu Cafaggi e Rebeca Prado, que integraram a exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas, realizada pela Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ, em 2018.

A difusão dos quadrinhos no Brasil mostrou que esse formato vai além das famosas histórias de heróis, tão famosos no exterior. Aqui, as obras retratam cenas do cotidiano e ganham traços que marcam um estilo muito próprio de cada artista.

Para a série “Amor em Tempos Modernos”, as quadrinistas preparam tirinhas que usam técnicas de aquarela, pintura digital, ilustração, lápis de cor, carvão e técnicas mista, aproveitando as possibilidades criativas das ferramentas digitais. O uso de técnicas diversas não deixa de ser uma analogia às próprias características do amor: sentimento de muitas facetas, fundamental em diferentes tipos de relações e com diferentes formas de expressão.

Nas histórias, que terão o amor como fio condutor, as quadrinistas abordarão temas como o afeto no ato de cozinhar para e com alguém; pessoas que não podem se encontrar durante o isolamento social; e como o tédio e o cotidiano também são parte de uma relação. Serão retratados, ainda, a projeção que acontece nos namoros e como o amor-próprio pode (e deve) ser suficiente.

A gestora cultural da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela, explica que, além de conteúdos artísticos, é muito significativo levar às pessoas histórias de amor e carinho, ainda que por meio das plataformas digitais. “Estamos levando nossa programação ao mundo virtual. Ao mesmo tempo, queremos continuar próximos das pessoas, numa relação de troca e cuidado, que sempre foi a marca da Casa Fiat de Cultura”.

Enquanto muitos autores e estudiosos apontam as fragilidades das relações humanas, a série reflete o quanto compartilhar arte e bons sentimentos pode fortalecer os laços que unem os seres humanos, mesmo que à distância. E qual a importância de falar de amor, no momento em que a maioria das pessoas não pode se encontrar fisicamente? Para Carol Rossetti, o amor é sempre necessário, e existem múltiplas formas de amar. “Em tempos de solidão, é o que nos aproxima e aquece”, defende a artista, que diz, ainda, estar curtindo mais do que nunca a intimidade do casamento.

Rebeca Prado, que vai criar uma história sobre cozinhar, destaca as diferentes formas de demonstrar afeto, seja nas relações de amor, seja nas de amizade. “Cozinhar é um tempo de qualidade que você pode passar com outra pessoa. E existe muito amor quando você prepara algo para alguém. Se o processo puder ser compartilhado, ainda melhor!”

E quem não está em um relacionamento também será contemplado pelas histórias, na tirinha da Line Lemos. “Quando penso em amor, penso em cuidado e prazer. Gostaria que as pessoas dedicassem a si o mesmo cuidado que dão às pessoas que querem bem, e se permitissem estar contentes consigo mesmas”, reflete.

Além de refletirem sobre o amor, as quadrinistas frisam a relevância da expressão artística. A quadrinista Laura Athayde ressalta que fazer arte tem sido a forma de lidar com o isolamento, as incertezas e as preocupações desse momento. “Tentar traduzir meus sentimentos em palavras e imagens me ajuda a botar ordem na cabeça e a me comunicar com as outras pessoas, superando a sensação de solidão. Tendo a buscar o humor nas minhas criações, o que me ajuda a encarar a situação em que nos encontramos com um pouco mais de leveza”. Carol Rossetti completa: “A arte é um meio de expressão, de invenção e de contar história, e é muito bem-vinda nesse momento, em que as pessoas precisam de entretenimento e representação”.

Lu Cafaggi destaca os desafios pessoais de fazer arte, já que quebrou um dedo durante a quarentena: “Tive medo de ir ao médico pessoalmente e preferi ser orientada à distância, para cuidar de tudo da melhor forma possível, mas sem colocar a mim e às pessoas que vivem comigo em risco. Estou me recuperando e sigo desenhando gestos e momentos poderosos para a saúde do espírito da gente”.

Ação terá sorteio de kit com obra das artistas

Para estender essa onda de arte e afeto à casa dos seguidores, a Casa Fiat de Cultura promoverá um concurso cultural durante a semana da série “Amor em Tempos Modernos”. Os participantes vão concorrer a um kit com obras produzidas pelas quadrinistas. As regras serão postadas no Instagram da Casa Fiat de Cultura.

As obras do kit são:

  • Histórias tristes e piadas ruins, Laura Athayde
  • FOGO FATO, Line Lemos
  • Baleia #3, Rebeca Prado
  • Mixtape, Lu Cafaggi
  • Mulheres: retratos de respeito, amor-próprio, direitos e dignidade, Carol Rossetti

 

Sobre as artistas

Carol Rossetti

Carol Rossetti é quadrinista, ilustradora e designer de Belo Horizonte. Lançou os livros Mulheres (Sextante, 2015) e Cores (Independente, 2016), e agora está desenvolvendo sua primeira graphic novel, Vento Norte. Participou de zines, coletivos e realizou projetos de ilustração e narrativas gráficas em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, como ONU, AWID, Plan International, Skol e Unilever. Em 2018, foi cocuradora do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e professora fixa no curso de formação de quadrinistas FIQ Jovem. Também é sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela no estúdio Black Ink.

Carol Rossetti

Laura Athayde

Laura Athayde exerceu a advocacia por anos, até se entregar de vez às mais antigas paixões: ilustração e HQ. Desde então, atua no mercado editorial como designer e ilustradora e publica quadrinhos autorais de teor feminista e LGBTQ. Como ilustradora, foi finalista do prêmio Jabuti e colaborou com editoras como Record, Cia. das Letras e Planeta. Também desenhou para o jornal Folha de S.Paulo e a revista piauí, dentre outras. Como quadrinista, teve trabalhos expostos no Festival Internacional de Quadrinhos, na Casa Fiat de Cultura, na Fundação Itaú Cultural e no MASP. Participou de diversas publicações coletivas e, individualmente, publicou uma coletânea de seus trabalhos que venceu o Troféu HQMix de 2019, na categoria Publicação Independente de Autor. Natural de Manaus, mora em Belo Horizonte.

Laura Athayde

Line Lemos

Line Lemos atua como artista visual e quadrinista em Belo Horizonte. É mestre em História, com formação complementar em Design Gráfico e Artes Visuais. Desde 2014, produz publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema. Publicou nove zines e os livros Artistas Brasileiras (Miguilim, 2018) e FOGO FATO (Edição da Autora, 2020).

Line Lemos

Lu Cafaggi

Lu Cafaggi formou-se em Jornalismo, em Belo Horizonte, e faz histórias em quadrinhos há nove anos. Colaborou com o coletivo Lady’s Comics, publicou com a Mauricio de Sousa Produções, com a Editora Nemo, e desenhou a identidade visual do FIQ 2015.

Lu Cafaggi

Rebeca Prado

Rebeca Prado é quadrinista, ilustradora e roteirista. É autora dos livros Navio Dragão e Baleia #3, lançados por financiamento coletivo, e dos zines Baleia #1, Baleia #2, Carne! e Credo (Que delícia), sendo este o vencedor do prêmio Ângelo Agostini de 2019. Já teve quadrinhos e ilustrações publicados em diversas revistas, como Dragão Brasil, Omelete Box e Mundo Estranho. Atualmente, trabalha como roteirista efetiva da Turma da Mônica, e como ilustradora para o mercado editorial, além de projetos pessoais.

Beca Prado

Compartilhar:
Notícias - 28/10/2020

Em fotografia: como a pandemia ressignificou o cotidiano

Por Milena Buarque Lopes Bandeira (Itáu Cultural)
Com o mundo em suspensão, olhares vacilantes e temerosos voltaram-se para dentro. O silêncio …

Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …