CASA FIAT DE CULTURA LANÇA PROGRAMA DE SELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES 2020-2021

Exposição Maise Couto. Foto: Rejane Lima

O Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura chega à 4ª edição com a proposta de incentivar a arte contemporânea e promover artistas brasileiros e estrangeiros. A Piccola Galleria foi criada em 2016 e, desde então, destaca exposições inéditas de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, videoarte, performance e instalações, que passam a integrar a programação oficial da Casa Fiat de Cultura. Os artistas que quiserem participar do programa de seleção de 2020, individual ou coletivamente, podem se inscrever de 16 de março a 31 de abril. O regulamento completo, com orientações e detalhes sobre o processo de inscrição e entrega dos trabalhos, está disponível no site www.casafiatdecultura.com.br.

As obras são selecionadas por um grupo de especialistas, que avaliam todos os trabalhos inscritos. A seleção se destaca por ser descomplicada e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista – somente em 2019, 230 mil pessoas visitaram a Casa Fiat de Cultura. A instituição ainda oferece ao artista suporte na divulgação da mostra, por meio de criação de identidade visual exclusiva e o desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Essas ações ajudam a enriquecer o contato do público com as obras e a propor desdobramentos do trabalho, a partir de reflexões diversas. Durante as mostras, os educadores oferecerão visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, facilitando o acesso de todo o público. As atividades educativas são gratuitas e dialogam com o conceito de cada exposição.

Em 2018, o programa recebeu 70 inscrições e selecionou cinco propostas para exposição na Casa Fiat de Cultura: Avilmar Maia (Montes Claros – MG), Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG), Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG), Janaína Barros e Wagner Leite Viana (São Paulo e Barueri – SP) e Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG). Para a edição de 2020, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha dos trabalhos. Cada trabalho ficará exposto em um período de 40 dias, abrangendo o calendário de 2020-2021.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, o espaço é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Exposição Pulsa. Foto: Rejane Lima

Como participar
O artista interessado em se inscrever no 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria deverá entregar o material na recepção da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG), mediante protocolo, de terça a sexta, das 10 às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, de 16 de março a 30 de abril de 2020.
O material deverá conter nome e conceito da exposição, lista de obras a serem apresentadas, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances) e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras (via pen drive ou CD); lista de obras com identificação; medidas, técnica e ano de produção; currículo do artista; e texto curatorial.
A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 3.500 para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição e que ficarão sob a responsabilidade do artista. O artista poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura.

Compartilhar:
Notícias - 04/08/2021

Justiça embarga projeto de túnel rodoviário perto de Stonehenge

Um tribunal anulou os planos de construir uma estrada perto de Stonehenge em uma decisão que está sendo saudada por …

Notícias - 02/08/2021

Artista transforma boate em um pântano 3D

Parece familiar e estranho ao mesmo tempo. Muitos berlinenses passaram pela Berghain, a casa noturna mais famosa da Alemanha, mas …

Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …