CASA FIAT DE CULTURA LANÇA PROGRAMA DE SELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES 2020-2021

Exposição Maise Couto. Foto: Rejane Lima

O Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura chega à 4ª edição com a proposta de incentivar a arte contemporânea e promover artistas brasileiros e estrangeiros. A Piccola Galleria foi criada em 2016 e, desde então, destaca exposições inéditas de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, videoarte, performance e instalações, que passam a integrar a programação oficial da Casa Fiat de Cultura. Os artistas que quiserem participar do programa de seleção de 2020, individual ou coletivamente, podem se inscrever de 16 de março a 31 de abril. O regulamento completo, com orientações e detalhes sobre o processo de inscrição e entrega dos trabalhos, está disponível no site www.casafiatdecultura.com.br.

As obras são selecionadas por um grupo de especialistas, que avaliam todos os trabalhos inscritos. A seleção se destaca por ser descomplicada e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista – somente em 2019, 230 mil pessoas visitaram a Casa Fiat de Cultura. A instituição ainda oferece ao artista suporte na divulgação da mostra, por meio de criação de identidade visual exclusiva e o desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Essas ações ajudam a enriquecer o contato do público com as obras e a propor desdobramentos do trabalho, a partir de reflexões diversas. Durante as mostras, os educadores oferecerão visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, facilitando o acesso de todo o público. As atividades educativas são gratuitas e dialogam com o conceito de cada exposição.

Em 2018, o programa recebeu 70 inscrições e selecionou cinco propostas para exposição na Casa Fiat de Cultura: Avilmar Maia (Montes Claros – MG), Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG), Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG), Janaína Barros e Wagner Leite Viana (São Paulo e Barueri – SP) e Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG). Para a edição de 2020, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha dos trabalhos. Cada trabalho ficará exposto em um período de 40 dias, abrangendo o calendário de 2020-2021.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, o espaço é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Exposição Pulsa. Foto: Rejane Lima

Como participar
O artista interessado em se inscrever no 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria deverá entregar o material na recepção da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG), mediante protocolo, de terça a sexta, das 10 às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, de 16 de março a 30 de abril de 2020.
O material deverá conter nome e conceito da exposição, lista de obras a serem apresentadas, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances) e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras (via pen drive ou CD); lista de obras com identificação; medidas, técnica e ano de produção; currículo do artista; e texto curatorial.
A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 3.500 para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição e que ficarão sob a responsabilidade do artista. O artista poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …