CASA FIAT DE CULTURA ESTREIA SÉRIE COM 10 EPISÓDIOS

Caravaggio, Testa di Medusa, c 1596 (Exposição da Casa Fiat em 2012)

A Casa Fiat de Cultura preparou uma série que relembrará suas principais obras, exposições internacionais e mostras temáticas, com apresentação do Programa Educativo da instituição nas redes sociais. Serão 10 episódios temáticos, que exploram obras icônicas e movimentos artísticos. A primeira será “Caravaggio e seus Seguidores”, uma das mais importantes mostras realizadas pela Casa Fiat no Brasil, em 2012, com mediação da obra Cabeça de Medusa (1597), foi um dos grandes destaques da exposição. O painel “Civilização Mineira” (1959), de Candido Portinari, maior quadro do artista em Minas Gerais e em exposição permanente na Casa Fiat de Cultura, será o segundo tema abordado.

Veja aqui.

A série de vídeos inéditos faz parte da campanha #CasaFiatdeCulturaComVocê, que propõe experiências virtuais às pessoas ao apresentar um olhar sobre a estética das obras, contexto histórico de exposições e processos criativos. “Vamos usar a plataforma digital para apresentar um novo olhar sobre importantes obras que fizeram parte de nossas exposições. É uma oportunidade de estarmos em contato com o público, por meio da oferta inédita de conteúdos com mediação da equipe do educativo”, destaca a gestora cultural da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela.

Outra novidade é que a Casa fiat de Cultura está disponibilizando para download, nesse período de isolamento social, os catálogos das principais exposições, como “Tarsila e o Brasil dos Modernistas” (2011), “Olhar e ser visto: a figura humana da renascença ao contemporâneo” (2011), “De Chirico: O Sentimento da Arquitetura” (2012), “Caravaggio e seus Seguidores” (2012), “Barroco Itália Brasil: Ouro e Prata” (2014) e São Francisco na arte de mestres italianos” (2018). Os catálogos podem ser baixados, gratuitamente, no site: www.casafiatdecultura.com.br.
Vale destacar que a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, realizada em 2018, foi eleita, pela publicação Inglesa The Art Newspaper, como uma das 100 mais visitadas no mundo, na categoria old masters. O catálogo da mostra está esgotado desde o término da exposição, que, além de Belo Horizonte, passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.

Capa catálogo exposição São Francisco na Casa Fiat de Cultura. Divulgação Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.
Mais de 50 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 14 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.
A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 550 mil participaram de suas atividades educativas.

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …