Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

Desespero, Mateus Moreira - Obra exposta na Piccola Galleria, Casa Fiat de Cultura | FOTO: Fernanda Campos

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros e estrangeiros podem se inscrever até o dia 3 de dezembro de 2021. Criado com o objetivo de incentivar a arte contemporânea e promover novos artistas, o programa seleciona mostras inéditas, que podem ser individuais ou coletivas. As inscrições devem ser realizadas no site www.casafiatdecultura.com.br, onde também está disponível o regulamento completo do Programa de Seleção.

Criada em 2016, a Piccola Galleria destaca exposições inéditas de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, videoarte, performances, instalações e arte digital, que passam a integrar a programação oficial da Casa Fiat de Cultura. Desde 2020, as exposições selecionadas foram montadas no espaço, que fica no hall principal da sede, e ganharam uma série de iniciativas digitais, acompanhando os novos formatos de programação do centro cultural.

As obras são selecionadas por um grupo de especialistas – composto por acadêmicos, produtores culturais, artistas e curadores –, que avaliam todos os trabalhos inscritos, de forma totalmente independente. A seleção se destaca por ser descomplicada e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista – somente em 2020, 300 mil pessoas participaram da programação da Casa Fiat de Cultura.

A instituição ainda oferece ao artista suporte na divulgação da mostra, por meio de criação de identidade visual exclusiva e o desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Essas ações ajudam a enriquecer o contato do público com as obras e a propor desdobramentos do trabalho, a partir de reflexões diversas. Durante as mostras, os educadores oferecerão visitas mediadas, facilitando o acesso de todo o público, além de iniciativas que ajudam a compreender o conceito das obras. As atividades educativas são gratuitas e dialogam com as temáticas da exposição.

Em 2020, a Casa Fiat de Cultura recebeu 217 inscrições para o programa, com apresentação de exposições dos artistas: Carolina Botura (Belo Horizonte – MG), Carolina Pereira Soares (Belo Horizonte – MG), Mateus Moreira (Belo Horizonte – MG), Osvaldo Carvalho (Rio de Janeiro – RJ) e Rodrigo Mogiz (Belo Horizonte – MG). Para a 5ª edição, um novo comitê de especialistas do setor cultural será responsável pela escolha dos trabalhos. Cada trabalho ficará exposto em um período de cerca de 40 dias, abrangendo o calendário de 2022-2023.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, o espaço é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país. Nas quatro edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 22 artistas, abrigou mais de 300 obras e recebeu um público de mais de 300 mil pessoas.

20211004 – CASA FIAT DE CULTURA – Exposição “Desolação”, do artista plástico Mateus Moreira, na Piccola Galleria. -Foto: Leo Lara/Studio Cerri

Como participar

O artista interessado em se inscrever no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria deve acessar o site www.casafiatdecultura.com.br e preencher a ficha de inscrição. Serão solicitadas informações como nome e conceito da exposição, justificativa de ineditismo da mostra, lista de obras, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações performances e arte digital), proposta conceitual e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras; proposta de expografia; currículo e foto do artista; e texto curatorial. Para se inscrever, é necessário ter um e-mail do Google e preencher todas as informações solicitadas.

A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 3.500,00 para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição e que ficarão sob a responsabilidade do artista. O artista poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura.

Compartilhar:
Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …