Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a capa de Renaissance, seu mais novo álbum, e muitos fãs imediatamente levaram para as redes sociais que se parece muito com uma famosa pintura do século 19.

A capa, que foi fotografada por Carlijn Jacobs, apresenta uma Beyoncé seminua em cima de um cavalo prateado. Tem mais do que algumas semelhanças com a pintura de John Collier de 1880/98, Lady Godiva , que retrata uma mulher nua que figura com destaque na tradição anglo-saxônica.

Como diz a lenda, Lady Godiva andou a cavalo em algum momento do século 11 como um protesto contra os planos de seu marido Leofric de impor um imposto severo aos cidadãos de Coventry, na Inglaterra. Leofric disse que cancelaria se ela aparecesse na cidade nua e a cavalo, e ela aceitou esse desafio. (Acredita-se que ela tenha dito a todos os cidadãos para ficarem em casa para que ela pudesse manter sua dignidade, e todos, menos um, um homem agora conhecido como Peeping Tom, o fez, embora essa parte seja considerada apócrifa.)

A pintura de Collier, artista associado ao movimento pré-rafaelita, está atualmente na Herbert Art Gallery & Museum em Coventry, que possui uma coleção de obras que retratam Lady Godiva.

Pintura de uma mulher nua em cima de um cavalo.
John Collier, Lady Godiva , 1880/98.VIA WIKIMEDIA COMMONS

A própria Beyoncé não mencionou Lady Godiva ou a pintura de Collier quando anunciou a capa do álbum, embora sua legenda no Instagram parecesse ecoar alguns dos temas da lenda anglo-saxônica.

Minha intenção era criar um lugar seguro, um lugar sem julgamento”, disse Beyoncé sobre seu álbum. “Um lugar para ser livre de perfeccionismo e pensamento excessivo. Um lugar para gritar, soltar, sentir liberdade. Foi uma bela jornada de exploração.

A comparação com a pintura de Collier foi feita por várias contas de fãs no Twitter, algumas das quais também vincularam a capa de Renaissance à época em 1977, quando Bianca Jagger chegou ao famoso clube Studio 54 de Nova York a cavalo.

Em projetos anteriores, Beyoncé fez muitas referências históricas da arte. Ela apareceu com seu marido, o rapper Jay-Z, perto de obras-primas no Louvre e uma pintura raramente vista de Jean-Michel Basquiat , e ela apresentou obras de David Hammons, Richard Prince, Derrick Adams, Conrad Egyir, Robert Pruitt e mais em seus vídeos musicais. Ela até envolveu artistas em suas várias iniciativas, trazendo fotógrafos como Awol Erizku e Tyler Mitchell para tirar seu retrato.

Fonte: Artnews

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …