Cabeças de Dalí e sua esposa Gala vão a leilão

Um díptico de Salvador Dalí, pintado de si mesmo e de sua esposa Gala, com as “cabeças cheias de nuvens”, deve liderar a venda impressionista e moderna da casa de leilão Bonhams em Londres no dia 26 de março. Dalí fez a pintura a óleo sobre painel de madeira Couple aux têtes pleines de nuages (1937) (cerca de 7 a 10 milhões de libras) no auge de seu período surrealista, quando a Guerra Civil Espanhola levou o artista a produzir várias peças a ser consideradas  obras-primas de seus retratos hipnotizados da mente inconsciente e dos paradigmas freudianos.

O trabalho está sendo oferecido a partir da coleção da Fondazione Isabella Scelsi, a fundação dos descendentes de Giacinto Scelsi, compositor e aristocrata modernista italiano. O compositor tardio foi associado ao círculo surrealista de seu tempo como estudante de música em Paris na década de 1920, e passou um tempo com Dalí e Gala durante suas férias italianas com o patrocínio surrealista Edward James no final da década de 1930. A pintura ficou na sala do compositor até sua morte em 1988, quando sua casa foi transformada em museu e a obra foi emprestada a longo prazo ao Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto.

Os estudiosos acreditam – mas não confirmaram – que Scelsi não era o proprietário original da obra, e que Dalí primeiro deu a pintura ao poeta francês Paul Éluard, ex-marido de Gala, que depois a vendeu para Scelsi (como Éluard, Gala e Dalí teve um relacionamento duradouro, mas complicado). Como muitas das obras de Dali, a pintura é assinada com Gala Salvador Dalí para homenagear sua esposa.

A pintura foi exibida no Palazzo Grassi em 2004 e no Palazzo Reale em Milão em 2010. Em 2018, o trabalho foi incluído na exposição Dalí / Duchamp na Royal Academy of Arts em Londres, que explorou a relação aparentemente improvável entre os dois artistas. Um retrato duplo relacionado com o mesmo título, feito em 1936, está em exibição permanente no Museu Boijmans van Beuningen, em Roterdã.

O trabalho está sendo oferecido em leilão pela primeira vez e sem garantia. Em 2011, a Sotheby’s London alcançou o recorde de leilão de uma obra de Dalí com o óleo a da pintura Portrait de Paul Éluard (1929) que produziu 13,5 milhões de libras (cerca de 6 a 8 milhões de libras).

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …