Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World Press Photo desde 1955. Lalo de Almeida ganhou o primeiro lugar na categoria “Série Meio Ambiente” com sua reportagem Pantanal em Chamas, produzida para a Folha de S. Paulo no ano passado.

Os resultados das categorias especiais foram revelados no dia 15 de abril em Amsterdam.

Uma triste realidade

A série de Lalo de Almeida retrata uma triste realidade que vem castigando a imagem do Brasil no exterior ao longo do ano inteiro. Os incêndios no Pantanal e as queimadas na Amazônia têm sido extensivamente cobertos pelos mais importantes veículos de imprensa globais.

A jurada Pilar de Oliveira, fotógrafa da Reuters, assim descreveu o trabalho: “Essa é a série de incêndios que mais me impactou. Cada foto nos mostra uma triste situação de devastação sem perder o sentido estético. Esta série de fotos foi editada com perfeição. Não sinto que preciso ver mais e também não sinto que estou vendo muito.”

Segunda conquista de Lalo no World Press Photo Award

Esta não é a primeira vez que Lalo de Almeida é reconhecido com um prêmio da World Press Photo Award. Em 2017 ele venceu na categoria Questões Contemporâneas, com reportagem sobre vítimas do Zika vírus. Com o vídeo produzido sobre o tema, naquele ano ele ganhou também o POY Latam, a principal competição de jornalismo visual da América Latina, na categoria de vídeos curtos.

Em janeiro de 2021, Lalo voltou a ser premiado no POY Latam, só que desta vez pelo seu trabalho em fotografia. Arrebatou o primeiro prêmio, tornando-se o Fotógrafo Ibero Americano do Ano.

Lalo tem também no currículo um Prêmio Esso por equipe. Foi ganho em 2015, com o o trabalho Líquido e incerto – o futuro dos recursos hídricos no Brasil, publicado pela Folha de S.Paulo e posteriormente convertido em documentário. Em 2019, seu projeto ‘Amazonian Dystopia’ foi finalista no Eugene Smith Grant na categoria Humanistic Photography.

Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida

 Início na cobertura policial

Com 51 anos, Lalo começou a fotografar profissionalmente em 1991, depois de ter estudado Fotografia no Istituto Europeo di Design em Milão. Em estrevista ao Portal dos Jornalistas, ele relembrou o início da paixão pela fotografia: “No começo minha ideia era fazer fotografia de natureza, mas logo consegui um emprego em uma pequena agência de fotojornalismo e me apaixonei pela coisa. Comecei cobrindo a crônica policial de Milão e depois de dois anos fiz algumas coberturas internacionais como as guerras na Bósnia e na Croácia”

 Vários projetos premiados

Em 1993 Lalo voltou para o Brasil, trabalhando por pouco tempo no Estadão e na Veja, até chegar à Folha, onde permaneceu por 25 anos. Paralelamente ao trabalho na área jornalística, desenvolveu trabalhos de fotografia documental como o projeto premiado “O Homem e a Terra”, sobre as populações tradicionais brasileiras e sua relação com o meio ambiente. A partir de 2010, Lalo começou a produzir vídeos curtos que foram internacionalmente premiados, entre eles ‘Um Mundo de Muros’ e ‘Crise do Clima’.

Em 2012, ganhou o XII Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional das Artes pelo trabalho sobre os impactos sociais causados pela construção da usina de Belo Monte no rio Xingu. O tema gerou o projeto multimídia “A Batalha de Belo Monte”, que ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o da Sociedad Interamericana de Prensa.

Atualmente, além de colaborar regularmente nas áreas de fotografia, vídeo e multimídia com o jornal Folha de S. Paulo, fotografa para o The New York Times, desenvolvendo trabalhos para o jornal norte-americano no Brasil.

Compartilhar:
Notícias - 29/04/2024

Entenda como artista transformou manifesto de Hitler em um livro de receitas

Num café na Áustria, terra natal do líder nazista, um artista recorta letra por letra do livro que lançou as …

Notícias - 29/04/2024

Sancionadas leis que fortalecem setor e trabalhadores da cultura

Na manhã de 24 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou dois importantes projetos de lei (PLs) …

Notícias - 29/04/2024

Gerhard Richter apresenta nova escultura pública

Uma nova escultura pública de Gerhard Richter foi inaugurada em Serpentine South em Kensington Gardens. Aos 92 anos, o célebre …

Notícias - 29/04/2024

Por que o Louvre quer expor a Mona Lisa em uma sala subterrânea?

A maioria das pessoas que vai ao Louvre para ver o famoso sorriso da Mona Lisa nem sempre se lembra …

Notícias - 26/04/2024

Artista brasileira tem obra adquirida pelo MoMA e realizará exposição solo no museu

Nascida no Rio de Janeiro em 1993, Tadáskía (30) trabalha com desenho, fotografia, instalação e suportes têxteis, criando paisagens e …

Notícias - 26/04/2024

Na Bienal de Veneza, Ministério da Cultura e Funarte ampliam presenças indígenas no cenário artístico global

A presidenta da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Maria Marighella, representou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, na 60ª …

Notícias - 26/04/2024

CONHEÇA A COLEÇÃO DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA NA BIBLIOTÈQUE NATIONALE DE FRANCE

A coleção de fotografias brasileiras da BnF conta em seus arquivos com um vasto conjunto de autores (Boris Kossoy, Sebastião …

Notícias - 26/04/2024

Integrante de grupo performatico Pussy Riot urina em foto de Putin

Para as artistas do Pussy Riot é claro: o presidente Vladimir Putin é um criminoso. Na Pinakothek der Moderne as …

Notícias - 26/04/2024

Rainha Elizabeth ganha primeira escultura memorial

Como um país homenageia seu monarca mais antigo? A primeira estátua memorial à Rainha Elizabeth II , inaugurada na Inglaterra, …

Notícias - 26/04/2024

Defesa do assassino do galerista Brent Sikkema renuncia

A equipe jurídica brasileira do homem acusado de matar o galerista nova-iorquino Brent Sikkema, no Rio de Janeiro, em janeiro, …

Notícias - 25/04/2024

Artista indígena e coletivo de mulheres levam o Leão de Ouro na bienal de de Veneza

Um artista das Primeiras Nações e um coletivo de quatro mulheres Māori ganharam os principais prêmios na 60ª edição da …

Notícias - 25/04/2024

Rally e xilogravura no combate à desertificação na Amazônia

Já imaginou vivenciar um rally em um lugar onde deveria ser um rio? Isso é o que a campanha “Amazon …