Chamamento nacional convida artistas, curadores, estudantes e pesquisadores a pensar ausências, silêncios e futuros possíveis nas artes da cena
Estão abertas até 2 de fevereiro de 2026 as inscrições para o chamamento que irá selecionar as equipes curatoriais responsáveis pelas exposições oficiais brasileiras na Quadrienal de Praga 2027 (PQ), o mais importante evento internacional dedicado às artes da cena, do espaço e da performance. Organizada pela Grafias da Cena Brasil, em parceria com a Funarte, a convocatória contempla duas mostras competitivas — a Mostra dos Países e Regiões e a Mostra dos Estudantes — e é voltada a profissionais, coletivos, docentes e estudantes de diversas áreas, com atenção especial à diversidade regional e a processos experimentais.
Com o tema “Ausências e Silêncios – espaços potenciais para futuros cenográficos”, a edição propõe refletir sobre o que permanece invisível, esquecido ou ainda não explorado nas artes da cena, abrindo espaço para novos imaginários, narrativas e modos de existência. As propostas devem dialogar com práticas híbridas e pesquisas que articulem corpo, espaço, imagem, som e tecnologia, ampliando o entendimento sobre quem constrói a cena contemporânea brasileira. No caso da Mostra dos Países e Regiões, podem se inscrever equipes com ao menos cinco anos de atuação; já a Mostra dos Estudantes privilegia processos pedagógicos e experimentações desenvolvidas em contextos formativos.
As equipes selecionadas serão responsáveis pela concepção e realização de exposições inéditas em Praga, com acompanhamento técnico e de produção ao longo de todo o processo. Como parte das ações de aproximação com os interessados, no dia 21 de janeiro, a diretora artística da PQ, Barbora Příhodová, participa de um bate-papo on-line para apresentar a edição e tirar dúvidas sobre o chamamento. O edital completo e as orientações para inscrição estão disponíveis nos sites grafiasdacenabrasil.org e pqbrasil.org.

