Categories: Notícias

Bolsas e acessórios Basquiat lançados por famosa marca lançaram um debate acalorado

Décadas após sua morte, a presença de Jean-Michel Basquiat continua a se destacar tanto no mundo da moda e da arte que é quase como se suas imagens tivessem assumido uma vida inteiramente diferente. Claro, sua obra de arte real continua a render milhões em leilões, mas também há o prolífico licenciamento de suas obras por sua propriedade. Em abril deste ano, os consumidores ficaram surpresos ao ver os designs de Basquiat sobrepostos às roupas usadas pelas bonecas negras Barbie, mas a colaboração caprichosa de alguma forma acabou fazendo sentido. Agora, os críticos estão avaliando as novas ofertas apresentadas na coleção de outono de 2020 da Coach: bolsas, moletons e camisetas, todas impressas com os símbolos mais famosos de Basquiat.

Não importa o quão bem intencionadas colaborações como essa sejam, não há como desviá-las do carrossel da produção de objetos e do capitalismo que gera lucros para os que já são ricos. Esse problema parece estar no centro de muitas das respostas indignadas do Twitter à coleção: mesmo que seu problema com os itens de marca não possa ser articulado, há algum tipo de problema nebuloso a ser encontrado com todos eles.

Além disso, a razão pela qual os designs de Basquiat sempre parecem estar aparecendo em produtos comerciais é porque sua propriedade foi parceira por muito tempo do agente licenciador Artestar, que é responsável pela onipresença de suas coroas icônicas e dinossauros aparecendo em tantas coisas vendáveis. O nome de Basquiat também foi entrelaçado explicitamente no panteão da cultura pop por meio de citações de Jay-Z e Kanye West, então não é como se o artista tivesse ganhado menos respeito nos anos desde que ele faleceu.

No entanto, é de se perguntar se a estampagem incessante de bolsas de couro de luxo com o trabalho de Basquiat dilui um pouco o poder de sua intenção. O artista sempre almejou a fama e satirizou esse desejo, mas é possível que nem ele tenha percebido o quão longe suas criações iriam viajar.

Dasartes

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

6 horas ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

6 horas ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

6 horas ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

1 dia ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

1 dia ago

exposição traz fotografias de José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã

No dia 10 de julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria…

1 dia ago