Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

Tiago Sant'Ana, Fluxo e refluxo (Barco de açúcar), 2021

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A anatomia da água, de Castiel Vitorino Brasileiro, e Chão de estrelas, de Tiago Sant’Ana. O objetivo da premiação é fomentar a produção de artistas no campo da fotografia, sem restrição de tema, perfil ou suporte.

Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora que avaliou mais de 500 candidaturas de todas as partes do país, enviadas entre julho e agosto em uma chamada pública. O júri deste ano foi formado por curadores do IMS, pela curadora independente Fabiana Lopes e pela artista e professora Giselle Beiguelman.

Tiago e Castiel receberão bolsas de R$ 65 mil e terão oito meses para desenvolver os projetos inéditos. O resultado final integrará a Coleção de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Artista, escritora e psicóloga capixaba, Castiel Vitorino Brasileiro (1996) investiga temas associados à espiritualidade e ancestralidade. No trabalho que desenvolverá com a Bolsa ZUM, Castiel criará seis livros de artista, a partir de uma imersão na ilha de Upaon-Açu, no Maranhão. O projeto, feito em parceria com a maranhense Gê Viana, propõe a experimentação de um corpo que se desloca não mais pela necessidade de fuga ou como resposta à violência, mas impulsionado por sinais de liberdade.

Artista visual, curador e doutorando pela Universidade Federal da Bahia, Tiago Sant’Ana (1990) aborda, em sua obra, as tensões e representações das identidades afro-brasileiras, refletindo sobre a permanência das estruturas coloniais. No projeto Chão de estrelas, investigará as estratégias de fuga e libertação dos sujeitos escravizados durante o período colonial brasileiro. Inspirado por narrativas locais e ditados populares, o artista criará um inventário visual das fugas, composto por quatro fotografias e uma obra de videoarte.

Thyago Nogueira, editor da revista ZUM e presidente do júri, comenta os dois projetos: “Castiel e Tiago têm em comum a crença no fato de que as transformações políticas e sociais do país dependem de uma transformação radical nas formas de enxergar e narrar nossa história individual e coletiva. Seus projetos avançam nessa direção, oferecendo pistas para que construamos uma saída.”

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …