Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi Goëss-Horten irá inaugurar seu museu de expressionismo e pop art no início de 2022.
A colecionadora comprou uma mansão histórica de 22 mil metros quadrados com dois andares e um pátio interno no centro da cidade de Viena para abrigar sua coleção, listada entre uma das maiores do mundo. O edifício foi construído há 155 anos como anexo ao Albrecht Palais em Viena. Desde então tem sido o lar de uma série de instituições culturais. Três empresas de arquitetura apresentarão propostas em uma competição para reformar o local da coleção Goëss-Horten.
Goëss-Horten começou a colecionar arte com seu primeiro marido nos anos 70, mas tornou-se mais dedicada em seus esforços nos anos 90. Desde então, ela acumulou mais de 500 obras de pinturas, esculturas e obras em papel de muitos nomes canonizados, incluindo Gustav Klimt, Pablo Picasso, Francis Bacon e Andy Warhol.

Edvard Munch, Auto-retrato (sobre fundo de duas cores) (1904)
Sua coleção fez sua estréia pública no ano passado na exposição de sucesso “WOW! A Heidi Horten Collection”, no Museu Leopold em Viena. Foi a mostra mais popular na história do museu, atraindo 360.000 visitantes ao longo de cinco meses.
O sucesso da exposição inspirou Goëss-Horten a buscar um lar permanente para sua preciosa coleção. “A primeira apresentação pública da minha coleção mostrou que há claramente um grande interesse e curiosidade em experimentar a arte”, disse ela em um comunicado. “Meu objetivo mais importante é envolver os jovens com arte; portanto, decidi preservar minha coleção exibindo-a e tornando-a acessível para as gerações futuras.”Agnes Husslein-Arco, conselheira de Goëss-Horten, que curou “WOW!”, será a diretora do museu.
“Em um mundo de colecionadores frequentemente dominado por homens, ela é uma rara mulher a desenvolver uma coleção particular e fundar um museu”, disse Husslein-Arco. “Além disso, há poucas coleções particulares em Viena e na Áustria abertas ao público, portanto o compromisso de Heidi Goëss-Horten é ser duplamente elogiado.”
