Bilionária austríaca abre seu próprio museu em Viena

Francis Bacon, Estudo para Retrato de Henrietta Moraes (1964)

Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi Goëss-Horten irá inaugurar seu museu de expressionismo e pop art no início de 2022.

A colecionadora comprou uma mansão histórica de 22 mil metros quadrados com dois andares e um pátio interno no centro da cidade de Viena para abrigar sua coleção, listada entre uma das maiores do mundo. O edifício foi construído há 155 anos como anexo ao Albrecht Palais em Viena. Desde então tem sido o lar de uma série de instituições culturais. Três empresas de arquitetura apresentarão propostas em uma competição para reformar o local da coleção Goëss-Horten.

Goëss-Horten começou a colecionar arte com seu primeiro marido nos anos 70, mas tornou-se mais dedicada em seus esforços nos anos 90. Desde então, ela  acumulou mais de 500 obras de pinturas, esculturas e obras em papel de muitos nomes canonizados, incluindo Gustav Klimt, Pablo Picasso, Francis Bacon e Andy Warhol.

Edvard Munch, Auto-retrato (sobre fundo de duas cores) (1904)

Sua coleção fez sua estréia pública no ano passado na exposição de sucesso “WOW! A Heidi Horten Collection”, no Museu Leopold em Viena. Foi a mostra mais popular na história do museu, atraindo 360.000 visitantes ao longo de cinco meses.

O sucesso da exposição inspirou Goëss-Horten a buscar um lar permanente para sua preciosa coleção. “A primeira apresentação pública da minha coleção mostrou que há claramente um grande interesse e curiosidade em experimentar a arte”, disse ela em um comunicado. “Meu objetivo mais importante é envolver os jovens com arte; portanto, decidi preservar minha coleção exibindo-a e tornando-a acessível para as gerações futuras.”Agnes Husslein-Arco, conselheira de  Goëss-Horten, que curou “WOW!”, será a diretora do museu.

“Em um mundo de colecionadores frequentemente dominado por homens, ela é uma  rara mulher a desenvolver uma coleção particular e fundar um museu”, disse Husslein-Arco. “Além disso, há poucas coleções particulares em Viena e na Áustria abertas ao público, portanto o compromisso de Heidi Goëss-Horten é ser duplamente elogiado.”

Fonte: Artnet News
Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …