Devido ao alastramento da pandemia do COVID-19, a equipe da Bienal Mercosul segue trabalhando remotamente em propostas que, de alguma forma, possam manifestar publicamente as expressões que titulam a 12° edição do projeto: Feminino(s): visualidades, ações e afetos.
Com a suspensão da abertura física prevista para 16 de abril, optou-se por estabelecer através das redes sociais e do site do projeto uma rede de afetos e reflexões a partir da publicação de uma série de depoimentos de artistas, equipe e curadores. Esta ação é uma oportunidade de o público conhecer alguns trabalhos que estarão na exposição e estar em contato com os pensamentos das pessoas que fazem a Bienal 12 acontecer.
A publicação dos vídeos depoimentos terá continuidade com o lançamento de uma plataforma digital prevista para a mesma data em que aconteceria a abertura física da exposição: 16 de abril de 2020. A plataforma será vinculada ao site (www.bienalmercosul.art.br) e incluirá imagens de obras, textos elaborados pelos artistas, informações sobre suas poéticas e proposições elaboradas pelo Programa Educativo.
“Mais do que nunca, entendemos que as artes e a cultura cumprem seu papel, oferecendo formas sensíveis de estarmos próximos e promovendo a reflexão. Agradecemos aos artistas, à equipe e a todos que têm se manifestado, e esperamos vê-los em breve com notícias de uma nova data de abertura assim que a tormenta passar”, diz Gilberto Schwartsmann, Diretor Presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e Renato Rizzo, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul.
#Bienal12