Bienal do Mercosul divulga artistas selecionados na Chamada Aberta

Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul, apresentada pelo Santander, divulga os 20 artistas e coletivos selecionados na Chamada Aberta. Os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais. As obras, que serão desenvolvidas durante o período de seis meses, serão apresentadas na exposição Transe, que será instalada no Instituto Caldeira e fará parte da Bienal do Mercosul em 2022.

Essa é a primeira vez que a Bienal do Mercosul realiza um edital que amplia a participação de artistas. Os projetos foram selecionados pelo curador Marcello Dantas e pelos curadores adjuntos Laura Cattani, Munir Klamt, Tarsila Riso e Carollina Lauriano. A Chamada Aberta recebeu mais de 880 propostas de 22 países, entre eles Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Eslovênia, Alemanha, entre outros.

Para a presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, o número expressivo de projetos recebidos e a diversidade dos países participantes mostram o sucesso do edital. “Criamos uma verdadeira comunidade, com um número incrível de participantes e com projetos vindos de diversos locais. E esse é o espírito da 13ª Bienal do Mercosul, uma mostra inclusiva e disruptiva”, declara.

Dos 20 projetos selecionados, 15 são brasileiros e outros cinco são de nacionalidades como Uruguai, Peru, Alemanha, Bolívia, Estados Unidos e Espanha.

O processo de seleção foi composto por uma avaliação anônima de todas as propostas recebidas que cumpriram os critérios do edital, resultando em uma lista de mais de cem projetos. Uma segunda análise envolveu leitura de portfólios e uma série de entrevistas com os artistas finalistas. Segundo o curador Marcello Dantas, “além da alta qualidade das propostas apresentadas, a surpresa foi encontrar também pesquisas que relacionam arte, biologia e elementos orgânicos que se mostraram consistentes e bastante inovadoras”.

Os projetos selecionados terão o acompanhamento do curador e dos curadores adjuntos Laura Cattani e Munir Klamt e irão ocorrer em dois momentos: desenvolvimento do projeto e execução das propostas artísticas. Além do acompanhamento conceitual com mentorias, também será oferecido aos participantes um suporte técnico aos projetos por meio de entidades parceiras, que colocarão à disposição dos artistas, seus laboratórios, materiais e equipamentos.

Confira a lista dos artistas selecionados na Chamada Aberta:

Biosound Sculpture Group (Brasil e Espanha), Bruno Borne (Brasil), Cesar & Lois (Brasil e Estados Unidos), Craca (Brasil), Elias Maroso (Brasil), Esfincter (Peru), Estela Sokol (Brasil), Fernando Sicco (Uruguai), Franco Callegari (Argentina), Gabriela Mureb (Brasil), Guto Nóbrega (Brasil), Ivan Cáceres (Bolívia), Leandra Espírito Santo (Brasil), Lucas de Sordi (Brasil), Nati Canto (Brasil), Nídia Aranha (Brasil), Pedro Carneiro (Brasil), Pierre Fonseca (Brasil), Poema Mühlenberg (Brasil) e Vítor Mizael (Brasil).

Compartilhar:
Notícias - 22/10/2021

Obra de Lygia Clark ganha portal com mais de 7mil itens

No dia 23 de outubro (sábado), dia em que a artista Lygia Clark completaria 101 anos, a Associação Cultural Lygia …

Notícias - 22/10/2021

Andressa Cantergiani realiza a primeira performance com interferência feita via NFT do mundo

Durante a pandemia de Covid-19 artistas de todo mundo se reinventaram e estão revolucionando o mercado da arte por meio …

Notícias - 22/10/2021

Fábrica de Graffiti lança convocatória nacional

A próxima parada da Fábrica de Graffiti é em Sabará (MG), onda será pintado um muro de 2 mil m² …

Notícias - 20/10/2021

Judy Chicago enche os céus de São Francisco de fumaça

Em conjunto com a popular retrospectiva de Judy Chicago (até 9 de janeiro de 2022) no de Young Museum em …

Notícias - 20/10/2021

Obra triturada de Banksy é vendida por US$ 25,4 milhões

Qual obra de arte se torna muito mais valiosa depois de ser danificada pelo artista – cuja identidade, por acaso, …

Notícias - 19/10/2021

Vem aí a primeira exposição de arte contemporânea nas pirâmides do Egito

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …