Bienal “Desert X” questiona a quem pertence o deserto

O deserto pode ser um espaço expositivo: este ano, serve a 13 artistas como tela de temas de grande importância para a sociedade. O Coachella Valley, um trecho de deserto na Califórnia emoldurado por campos de golfe, fica entre Los Angeles e San Diego. Desde 2017, a exposição “Desert X” acontece ali a cada dois anos. Com suas obras, os artistas contam histórias de migração, justiça social, racismo e negação do direito à terra para a população indígena. “Por mais que o deserto seja um estado de lugar, é também um estado de espírito. Suas fronteiras não são singulares, mas diversas, e é definido tanto pela geografia social quanto pelas fronteiras físicas”, diz o diretor artístico Neville Wakefield. “Para ‘Desert X 2021’ nos inspiramos na forma como os desertos são formados, nos processos naturais que modificam suas superfícies e expandem suas geografias”, diz o co-curador César García-Alvarez.

Aumentando a conscientização sobre a história dos EUA

Em abril, por exemplo, a artista Judy Chicago, que ficou famosa por seu trabalho feminista nas décadas de 1970 e 1980, fará um contraponto único às narrativas dominadas por homens do mundo da arte com sua escultura “Living Smoke; uma homenagem ao Deserto Vivo “, composta por fumaça rosa e roxa, que transforma temporariamente a paisagem. A ação não deixa rastros – ao contrário das intervenções massivas na natureza que moldaram as obras dos grandes homens da Land Art.

Já Xaviera Simmons quer estar permanentemente visível. Com uma série de outdoors na estrada, ela lida com a construção de mitos americanos por meio do consumo visual. Seus pôsteres, que incluem palavras como “desfazer”, “desvendar”, “admitir”, “emendar” e “abolir”, mostram estruturas de resistência e contra-narrativas que sempre foram consideradas respostas radicais a questões fundamentais sobre temor , resistência e redistribuição dos recursos materiais tangíveis. A obra de Nicholas Galanin retoma uma forma de representação impressionante. “Nunca se esqueça” são letras gigantes que formam as palavras “Indian Land” e se assemelham ao famoso letreiro de Hollywood. Originalmente, o marco da indústria cinematográfica local, entronizado nas colinas de Los Angeles, deveria se chamar “Hollywoodland” e promover um assentamento apenas para brancos. O trabalho de Galanin é aumentar a consciência sobre a história da distribuição de terras nos EUA, que é particularmente impressionante no deserto.

Fonte: Monopol

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …