Categories: Notícias

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de migrantes de Banksy como “vil”, descrevendo-a como uma “celebração da perda de vidas no Canal”, depois que o artista britânico confirmou que estava por trás da performance no festival de música de Glastonbury no fim de semana.

No domingo, Banksy carregou um vídeo do barco inflável segurando bonecos de migrantes sendo içado acima das cabeças de milhares de foliões durante um set da banda punk de Bristol Idles na sexta-feira à noite. O bote foi lançado enquanto a banda tocava Danny Nedelko, uma música de 2018 que começa com a letra: “Meu irmão de sangue é um imigrante, um lindo imigrante”. Um porta-voz da banda disse que eles não sabiam da façanha até depois que o show terminou. O barco apareceu novamente durante o set da rapper Little Simz enquanto ela se apresentava no palco Pyramid no sábado.

Aparentemente perdendo o ponto do trabalho de Banksy e Idles, Cleverly disse à Sky News hoje: “Há um bando de pessoas lá brincando e comemorando sobre ações criminosas que custam vidas. Pessoas morrem. Pessoas morrem no Mediterrâneo, morrem no Canal. Isso não é engraçado. É vil.”

Questionado se o trabalho poderia ter sido um comentário sobre o fracasso do Partido Conservador de direita em abordar a questão das travessias de migrantes, ele disse: “Nossa capacidade de resolver esse problema foi prejudicada em todas as etapas pelo Partido Trabalhista, que aspira ao controle de fronteiras”.

Cleverly acrescentou: “A hipocrisia da esquerda sobre esta questão é de tirar o fôlego e brincar sobre isso, celebrá-lo em um festival pop quando há crianças morrendo no Canal, é completamente inaceitável.”

Cleverly estava participando de uma entrevista antes das eleições gerais de quinta-feira, nas quais seu partido perderá amplamente, segundo pesquisas.

Banksy tem uma longa história de envolvimento com a crise migratória em seu trabalho. Em agosto de 2020, ele financiou um barco de verdade, chamado Louise Michel em homenagem à feminista e anarquista francesa do século XIX, para resgatar refugiados que faziam a perigosa travessia do Norte da África para a Europa. O barco foi apreendido — e depois liberado — pelas autoridades italianas em março de 2023, quando o governo de Giorgia Meloni reprimiu as operações humanitárias em uma tentativa de deter um aumento nas travessias do Mediterrâneo.

Em 2019, Banksy deixou sua marca na Bienal de Veneza com um estêncil de uma criança migrante usando um colete salva-vidas segurando no alto um sinalizador rosa neon efervescente, enquanto, em 2015, ele fez um estêncil de uma imagem do falecido Steve Jobs, o fundador da Apple, com um saco de lixo preto jogado sobre um ombro e um computador Apple original na mão, no campo de refugiados de Calais conhecido como “a Selva”.

Em uma declaração que acompanha o trabalho de Calais, Banksy disse: “Muitas vezes somos levados a acreditar que a migração é um dreno nos recursos do país, mas Steve Jobs era filho de um migrante sírio. A Apple é a empresa mais lucrativa do mundo, paga mais de US$ 7 bilhões (£ 4,6 bilhões) por ano em impostos – e só existe porque eles deixaram entrar um jovem de Homs.”

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

4 dias ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

4 dias ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

4 dias ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

5 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

5 dias ago

exposição traz fotografias de José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã

No dia 10 de julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria…

5 dias ago