Uma nova obra de arte de Banksy em homenagem aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde apareceu no Hospital Geral de Southampton, na Inglaterra. A pintura, intitulada Game Changer (2020), foi entregue ao hospital junto com uma nota que dizia: “Obrigado por tudo que vocês estão fazendo. Espero que isso ilumine um pouco o lugar, mesmo que seja apenas em preto e branco. O hospital abriga uma instalação de testes significativa que atualmente está realizando testes com possíveis vacinas contra a Covid-19.
A pintura, uma nova partida para o artista de rua que é mais conhecido por seus trabalhos em estêncil e adesivos de parede, mostra um garoto brincando com uma enfermeira de brinquedo vestida com uma máscara facial, capa esvoaçante e emblema da Cruz Vermelha (a única cor na obra de arte). No fundo, as figuras de Batman e Homem-Aranha foram descartadas em uma cesta de lixo.
Paula Head, diretora executiva da fundação do Hospital Universitário de Southampton no NHS, disse à BBC: “O fato de Banksy nos escolher para reconhecer a excelente contribuição que todos do NHS estão dando, em tempos sem precedentes, é uma grande honra”, acrescentando: “Será realmente valorizado por todos no hospital, pois as pessoas têm um momento em suas vidas ocupadas para fazer uma pausa, refletir e apreciar esta obra de arte. Sem dúvida, também será um grande impulso à moral de todos que trabalham e são cuidados em nosso hospital.”
De acordo com um porta-voz de Banksy, o trabalho estará em exibição em um corredor próximo ao departamento de emergência do hospital até o outono deste ano, quando será leiloado para arrecadar fundos para o NHS. Os originais de Banksy arrebataram milhões de dólares em leilões anteriores. Em março, um leilão on-line da Sotheby’s de impressões de Banksy arrecadou US$ 1,4 milhão.
Esta é a segunda nova peça de Banksy a aparecer durante o isolamento. O primeiro, com ratos grafitados correndo descontroladamente em seu banheiro, foi revelado no Instagram pelo próprio artista, junto com a legenda “Minha esposa odeia quando eu trabalho em casa”.
Fonte e tradução (ARTnews)