Banksy desaprova mostra imersiva sobre sua produção

Não se espera que a primeira grande exposição de arte do outono em Nova York seja Banksy, mas os Deuses da Arte terão uma palavra a dizer.

Em exposição na 14th Street, a ampla mostra itinerante Banksy: Genius or Vandal? apresenta cerca de 100 gravuras do famoso artista de rua, cujos trabalhos – às vezes politicamente incisivos, às vezes absurdamente humorísticos, às vezes simplesmente fofos – cativaram um público de massa por anos. O programa contém uma experiência de realidade virtual, uma montagem em vídeo das obras do artista anônimo e floreios de cenário como uma simulação de cabine telefônica britânica.

A mostra é organizada em cooperação com o revendedor de Banksy, Andrew Lilley; e muitas das impressões são de seus acervos. As etiquetas de parede, inclusive, apontam para o site dele. E o espetáculo é produzido pela Exhibition Hub and Fever, que oferece exposições de artistas como Claude Monet, Gustav Klimt e Michael Jackson.

Todos os sucessos do artista estão na mostra – Garota com um balão, Riot Copper, Monkey Parliament, Dismaland, Walled-Off Hotel – agrupados em temas como política, Brexit, consumo, e protesto. Juntos, a amplitude da produção de Banksy e os muitos assuntos difíceis que ele abordou, desde o estado de vigilância até o estado policial e o estado de guerra constante, são impressionantes. É interessante lembrar, através da mostra, que ele investe seu dinheiro nos temas dos quais trata – arrecadar dinheiro para ajudar mulheres em campos de refugiados gregos, por exemplo, e converter os materiais de construção de Dismaland em moradias para refugiados. Por isso, torna-se curioso ver essa produção em uma gigantesca exposição corporativa para lucrar.

E parece que o artista não se anima com essas homenagens. Quando o programa apareceu em Moscou em 2018, suas respostas, em uma postagem do Instagram, rejeitavam a mostra, dizendo: “Eu não exijo que as pessoas vejam minha arte, a menos que haja uma roda de feira”. Os ingressos para a apresentação em Nova York custam US $ 29,50 ou US $ 19,90 para crianças; até o momento, a exposição atraiu mais de 3 milhões de visitantes em 15 cidades. (A postagem de Banksy, no entanto, reconheceu a ironia de criticar apresentações não autorizadas de seus trabalhos não autorizados).

 

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …