Banksy cria nova obra no metrô de Londres e mostra tudo em vídeo

Estênceis inspirados no universo coronavírus no metr apresentam ratos com máscaras cirúrgicas e desinfetante para as mãos

Banksy entrou no debate sobre máscaras com seu último trabalho tipicamente lúdico: uma série de estênceis no metrô de Londres que mostram seus ratos de marca registrada lutando para aceitar as máscaras cirúrgicas.

Em um vídeo postado em sua página no Instagram, o artista de rua é visto entrando em uma carruagem de trem subterrâneo enquanto está vestido como um membro da equipe de limpeza antes de pintar os ratos, que são vistos usando máscaras como pára-quedas e desinfetante para as mãos.

Ele está em um trem que se aproxima da Baker Street e é mostrado editando o vídeo com o título London Underground – passando por uma limpeza profunda.

Banksy pinta um rato espirrando, enquanto outro luta para colocar uma máscara e no final do vídeo ele solta as palavras “Eu fico preso, mas levanto de novo”, tocando no hit Tubthumping de Chumbawamba em 1997 , que toca ao fundo.

A Transport for London confirmou na terça-feira à noite que o trabalho foi removido “alguns dias atrás” devido à rígida política anti-graffiti, mas que seria bem-vindo a Banksy para recriar sua mensagem “em um local adequado”.

O trabalho ocorre quando o governo modifica e muda sua abordagem para tornar obrigatórios os revestimentos faciais nas lojas. Na sexta-feira, Boris Johnson usava uma máscara em público e discutiu a possibilidade de eles se tornarem obrigatórios, antes que Michael Gove negasse que esse fosse o plano no domingo.

48 horas depois, porém, Matt Hancock, secretário de saúde e assistência social, confirmou em um comunicado do Commons que os compradores seriam obrigados a usar mascaras de rosto na Inglaterra, com a legislação entrando em vigor na sexta-feira, 24 de julho.

O revestimento de rosto se tornou uma exigência no transporte público na Inglaterra em 15 de junho.

Com a legenda “Se você não mascarar-se – você não entende”, o vídeo de Banksy é o primeiro novo post do artista desde o início de junho, quando ele respondeu à estátua de Edward Colston sendo removido e jogado no porto em sua cidade natal de Bristol.

“O que devemos fazer com o pedestal vazio no meio de Bristol?” ele perguntou, antes de oferecer uma solução. “Nós o arrastamos para fora da água, o colocamos de volta no pedestal, amarramos um cabo em volta do pescoço e encomendamos algumas estátuas de bronze em tamanho natural de manifestantes no ato de puxá-lo para baixo. Todo mundo feliz. Um dia famoso comemorado.

Em abril, Banksy divulgou obras de arte criadas durante o confinamento com uma série de ratos causando caos em seu banheiro, publicado no Instagram e com a legenda “ Minha esposa odeia quando trabalho em casa ”.

Antes disso, ele criou uma peça em Bristol, que mais tarde foi vandalizada. As palavras “punheteiros do BCC ” foram rabiscadas em toda a obra de arte, criada em fevereiro e apresentando uma garota disparando uma catapulta cheia de flores.

Fonte e tradução: The Guardian

 

Compartilhar:
Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …

Notícias - 15/06/2021

Novo espaço para a arte experiencial é inaugurado em Miami

Superblue, o novo espaço revolucionário dedicado a produzir, apresentar e cativar o público com arte experiencial, anuncia a abertura das …

Notícias - 15/06/2021

Incertezas cercam destino de mural de Keith Haring em Barcelona

Tudo começou em uma noite de fevereiro de 1989. Cesar de Melero era DJ no clube Ars Studio em Barcelona …

Notícias - 15/06/2021

galerias brasileiras participam da feira Art Basel online viewing room

De 16 a 19 de junho acontece mais uma edição online da feira Art Basel. Intitulado Art Basel OVR: Portals, …

Notícias - 14/06/2021

MAM São Paulo anuncia Elizabeth Machado como nova presidente

O Museu de Arte Moderna de São Paulo anuncia Elizabeth Machado de Oliveira como nova presidente. Elizabeth Machado dará continuidade …

Notícias - 14/06/2021

Ana Teixeira pergunta a 100 mulheres o que elas não querem calar

Uma biblioteca como a Biblioteca Mário de Andrade é muito mais do que um lugar onde se guardam livros. Ela …