Banksy cria nova obra no metrô de Londres e mostra tudo em vídeo

Estênceis inspirados no universo coronavírus no metr apresentam ratos com máscaras cirúrgicas e desinfetante para as mãos

Banksy entrou no debate sobre máscaras com seu último trabalho tipicamente lúdico: uma série de estênceis no metrô de Londres que mostram seus ratos de marca registrada lutando para aceitar as máscaras cirúrgicas.

Em um vídeo postado em sua página no Instagram, o artista de rua é visto entrando em uma carruagem de trem subterrâneo enquanto está vestido como um membro da equipe de limpeza antes de pintar os ratos, que são vistos usando máscaras como pára-quedas e desinfetante para as mãos.

Ele está em um trem que se aproxima da Baker Street e é mostrado editando o vídeo com o título London Underground – passando por uma limpeza profunda.

Banksy pinta um rato espirrando, enquanto outro luta para colocar uma máscara e no final do vídeo ele solta as palavras “Eu fico preso, mas levanto de novo”, tocando no hit Tubthumping de Chumbawamba em 1997 , que toca ao fundo.

A Transport for London confirmou na terça-feira à noite que o trabalho foi removido “alguns dias atrás” devido à rígida política anti-graffiti, mas que seria bem-vindo a Banksy para recriar sua mensagem “em um local adequado”.

O trabalho ocorre quando o governo modifica e muda sua abordagem para tornar obrigatórios os revestimentos faciais nas lojas. Na sexta-feira, Boris Johnson usava uma máscara em público e discutiu a possibilidade de eles se tornarem obrigatórios, antes que Michael Gove negasse que esse fosse o plano no domingo.

48 horas depois, porém, Matt Hancock, secretário de saúde e assistência social, confirmou em um comunicado do Commons que os compradores seriam obrigados a usar mascaras de rosto na Inglaterra, com a legislação entrando em vigor na sexta-feira, 24 de julho.

O revestimento de rosto se tornou uma exigência no transporte público na Inglaterra em 15 de junho.

Com a legenda “Se você não mascarar-se – você não entende”, o vídeo de Banksy é o primeiro novo post do artista desde o início de junho, quando ele respondeu à estátua de Edward Colston sendo removido e jogado no porto em sua cidade natal de Bristol.

“O que devemos fazer com o pedestal vazio no meio de Bristol?” ele perguntou, antes de oferecer uma solução. “Nós o arrastamos para fora da água, o colocamos de volta no pedestal, amarramos um cabo em volta do pescoço e encomendamos algumas estátuas de bronze em tamanho natural de manifestantes no ato de puxá-lo para baixo. Todo mundo feliz. Um dia famoso comemorado.

Em abril, Banksy divulgou obras de arte criadas durante o confinamento com uma série de ratos causando caos em seu banheiro, publicado no Instagram e com a legenda “ Minha esposa odeia quando trabalho em casa ”.

Antes disso, ele criou uma peça em Bristol, que mais tarde foi vandalizada. As palavras “punheteiros do BCC ” foram rabiscadas em toda a obra de arte, criada em fevereiro e apresentando uma garota disparando uma catapulta cheia de flores.

Fonte e tradução: The Guardian

 

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …