Estênceis inspirados no universo coronavírus no metr apresentam ratos com máscaras cirúrgicas e desinfetante para as mãos
Banksy entrou no debate sobre máscaras com seu último trabalho tipicamente lúdico: uma série de estênceis no metrô de Londres que mostram seus ratos de marca registrada lutando para aceitar as máscaras cirúrgicas.
Em um vídeo postado em sua página no Instagram, o artista de rua é visto entrando em uma carruagem de trem subterrâneo enquanto está vestido como um membro da equipe de limpeza antes de pintar os ratos, que são vistos usando máscaras como pára-quedas e desinfetante para as mãos.
Ele está em um trem que se aproxima da Baker Street e é mostrado editando o vídeo com o título London Underground – passando por uma limpeza profunda.
Banksy pinta um rato espirrando, enquanto outro luta para colocar uma máscara e no final do vídeo ele solta as palavras “Eu fico preso, mas levanto de novo”, tocando no hit Tubthumping de Chumbawamba em 1997 , que toca ao fundo.
A Transport for London confirmou na terça-feira à noite que o trabalho foi removido “alguns dias atrás” devido à rígida política anti-graffiti, mas que seria bem-vindo a Banksy para recriar sua mensagem “em um local adequado”.
O trabalho ocorre quando o governo modifica e muda sua abordagem para tornar obrigatórios os revestimentos faciais nas lojas. Na sexta-feira, Boris Johnson usava uma máscara em público e discutiu a possibilidade de eles se tornarem obrigatórios, antes que Michael Gove negasse que esse fosse o plano no domingo.
48 horas depois, porém, Matt Hancock, secretário de saúde e assistência social, confirmou em um comunicado do Commons que os compradores seriam obrigados a usar mascaras de rosto na Inglaterra, com a legislação entrando em vigor na sexta-feira, 24 de julho.
O revestimento de rosto se tornou uma exigência no transporte público na Inglaterra em 15 de junho.
Com a legenda “Se você não mascarar-se – você não entende”, o vídeo de Banksy é o primeiro novo post do artista desde o início de junho, quando ele respondeu à estátua de Edward Colston sendo removido e jogado no porto em sua cidade natal de Bristol.
“O que devemos fazer com o pedestal vazio no meio de Bristol?” ele perguntou, antes de oferecer uma solução. “Nós o arrastamos para fora da água, o colocamos de volta no pedestal, amarramos um cabo em volta do pescoço e encomendamos algumas estátuas de bronze em tamanho natural de manifestantes no ato de puxá-lo para baixo. Todo mundo feliz. Um dia famoso comemorado.
Em abril, Banksy divulgou obras de arte criadas durante o confinamento com uma série de ratos causando caos em seu banheiro, publicado no Instagram e com a legenda “ Minha esposa odeia quando trabalho em casa ”.
Antes disso, ele criou uma peça em Bristol, que mais tarde foi vandalizada. As palavras “punheteiros do BCC ” foram rabiscadas em toda a obra de arte, criada em fevereiro e apresentando uma garota disparando uma catapulta cheia de flores.
Fonte e tradução: The Guardian